quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A Voz do Povo é a voz de Deus

“A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS”

COMO DISCERNIR A VOZ DE DEUS
João 10:4
INTRODUÇÃO
Esse é um provérbio muito comum no Brasil, principalmente depois de nossa Constituição Federal de 1988.Vivemos muitos periodos de ditadura no Brasil, quando o povo ficou sem voz, mas nem sempre o povo acertou em suas escolhas. Porém, politicamente falando, entendemos que mesmo não sendo o regime perfeito, a democracia é o melhor regime de governo. Bom, mas se tratando de coisas espirituais, a soberania não pertence ao povo e nem mesmo a um homem ou a uma elite, mas pertence a Deus. E Deus escolhe seus lideres lhes dando autoridade para que governem com amor e, é claro, sem dominar o rebanho de Deus, conforme palavras do Apóstolo Pedro em 1Pe 5:1-3. Mas será que a voz do povo é a voz de Deus?
I.Nem sempre a voz do povo é a voz de Deus
Alguns exemplos Biblicos demonstram isso. Em 1 Samuel 8:5-8 percebe-se que não era hora de escolher um Rei, mas o povo pressionou Samuel e Deus permitiu. O resultado foi Saul, um rei que não era segundo o coração de Deus. Em Lucas 23:21 o povo mais uma vez consultado, bradou: crucifica-o! Condenando o Justo à crucificação; em Atos 6,7 a multidão apedreja Estevão, etc. Percebe-se então os erros da maioria. Mas às vezes Deus pode se manifestar numa decisão democrática, por exemplo em Atos 15:22. Entretanto, tomar o provérbio estudado como absoluto é errar o alvo e correr riscos desnecessários.
II.Como Deus fala hoje
Deus é um Deus que se comunica. Em Hebreus 1:1 lemos que Deus falou de muitas maneiras pelos profetas no passado. O texto ainda nos diz que a nós falou-nos pelo Filho. Jesus é a Palavra viva de Deus, a palavra que se fez carne. João 1:1,2,14. O Salmo 19 fala de uma revelação de Deus na natureza, pois os céus proclamam, a natureza anuncia o criador! A revelação é a única forma de conhecermos, porém, ajuda (2Rs 5:9); A mulher samaritana abre seu coração a Jesus, não nega sua vida imoral e recebe água viva (Jo 4:1-28). Vocês mesmos, irmãos, poderão lembrar de outros exemplos Biblicos de gente que pediu ajuda e levou sua necessidade a Jesus e aos discipulos.
Conclusão
Eu e você jamais conseguiremos lavar nossa roupa suja.Só Jesus lava e limpa nossas vidas. Alguns problemas só serão resolvidos se buscarmos ajuda. Que você possa ter coragem de buscar ajuda, mas também ser um ajudador.
(EXTRAÍDO da “Explicando as Escrituras” Jovens e Adultos 2 Semestre/2005))

Nenhum comentário: