quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dia da Escola Bíblica Dominical

DIA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
“Eu tenho a certeza que as escolas dominicais são, atualmente, a melhor instituição prática para controlar esses elementos indisciplinados e violentos da sociedade e providenciar-lhes uma educação básica”. Robert Raikes em audiência com a Rainha Carlota da Inglaterra.
História
Comemoramos o dia da Escola Dominical (3 domingo de setembro), normalmente nos lembramos do seu fundador, Sr. Robert Raikes (1736-1811), um jornalista que no ano de 1780, em Gioucester, na Inglaterra, iniciou um trabalho de educação cristã ministrada à crianças que não frequentavam escola. A este homem sem dúvida alguma, devemos o inicio sistemático desta escola tão singular, que se espalhou rapidamente por toda a Inglaterra, tendo oposição, todavia, contando também com o entusiasmo e apoio de inumeráveis pessoas.
No Brasil os missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os fundadores da Escola Dominical. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país.

Nenhum comentário: