quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Quem canta seus males espanta

“QEM CANTA SEUS MALES ESPANTA”

O LOUVOR QUE LIBERTA
Sl 150
INTRODUÇÃO
O citado provérbio popular tem iludido a muitos que pensam que pelo simples exercicio de cantar ou tocar instrumentos serão libertos de seus males. Isso não é verdade. Pensemos em Elvis Presley, que cresceu no evangelho, mas desviou-se da presença de Deus e foi cantar rock. Sua música, inclusive as românticas, não espantaram o mal da sua vida, morreu drogado. Elis Regina, Cazuza, e outros não conseguiram afastar o mal com a música. Só o louvor e a adoração trazem uma certa libertação para a alma.
I.Conceituando a música
Nessa lição vou usar como pesquisa as excelentes lições que o seminarista Wagner Cypriano escreveu para os adolescentes no inicio do ano sobre a música. Ele nos trouxe o conceito de que música é “um meio de comunicação, uma linguagem carregada de expressões, de gestos. É a expressão do sentimento através do som”. Ainda conceituando, o dicionário Houaiss define música como “arte de combinar os sons de forma ritimica, harmônica, melodiosa. Produto dessa combinação”. Porém o provérbio fala de canto, cantar, entoar melodias. A música surgiu no céu de Deus, não foi invenção humana. E se originou na adoração ao Senhor, Jó 38:7. Lúcifer, que participava dessa orquestra celestial (Ez 28:13), se rebelou contra Deus, caindo e se transformando em satanás. Talvez por isso os músicos e cantores tenham que vigiar muito. Mas a origem da música é divina, porém o diabo a deturpou.
II.O Canto que liberta
Só o louvor ao Senhor tem poder para libertar, ou seja, para influenciar beneficamente a alma humana (1Sm 16:23). A Bíblia nos chama a cantar: Sl 81:1; 95:1; Is 30:29. Certamente o louvor não substitui a pregação e o poder do evangelho, porém quando a letra da música expressa a verdade biblica, essa canção contribuirá para a libertação e a adoração ao Senhor. Eliseu chamou um musico para tocar antes de profetizar (2Rs 3:15). Tomemos cuidados, pois existem sons que atraem a presença de Deus e outros que afastam, atraindo o mal.
III.Erros atuais em relação à musica na igreja
a) Igualar ou colocar a música acima da pregação, da revelação. Romanos nos diz que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra, a pregação (Rm 10:14). A centralidade da Palavra pregada, ensinada, exposta na Igreja, tem perdido espaço para a música ou o louvor, entre coreografias e danças. Grandes concentrações hoje não mais convidam bons pregadores, às vezes chamam um pastor para dar uma palavrinha, enquanto as dezenas de cantores aguardam no camarim saboreando algumas guloseimas. A questão é que nossos cultos às vezes são motivados pelo desejo de agradar o homem, atrair pessoas, etc. Mas é impossível adorar Aquele de quem nada ouviram, a quem não se conhece. Pela lógica biblica, a revelação precede a adoração. Primeiro Deus fala, se revela, mostra seu poder, e nós respondemos com louvor e adoração.
b) Não discernir o que se canta. 1Ts 5:21. Letras e ritmos devem ser analisados. Tem gente cantando heresias por ai, talvez porque passe mais tempo cantando do que orando ou estudando a Palavra. Esse louvor pode emocionar, mas jamais abençoar.
c) A profissionalização do louvor. Tem gente que só canta se receber um cachê, outros só tocam se a marca da guitarra for de sua preferência ou se a igreja estiver cheia de gente. Tocar ou cantar em cultos de oração para um número reduzido nem pensar. Pagar ingresso está virando rotina. Mas louvor é ministério (do grego diakonia, serviço), não é profissão nem carreira artistica. As gravadoras estão usando essa teminologia com a conotação que existe no mundo, o que não se aplica aos levitas, aos sacerdotes do Senhor. Sem dúvida que para Deus o melhor, porém sem ostentação e soberba.
d) A desvalorização da música e do louvor. Em outros lugares a coisa se inverte. Tem irmãos que desprezam a música e o louvor. Nada investem para melhorar o som da Igreja, microfonias, sons agudos ou graves demais, enfim, oferecendo qualquer coisa no altar do Senhor. A história hinológica e musical do metodismo é riquissima. Os irmãos Wesley compuseram centenas de hinos, e o hinário Salmos e Hinos é um pioneirismo metodista. Hoje temos nosso Cânticos de Adoração, que é o reservatório de belos hinos que venceram séculos de história, o que não acontece com alguns cânticos de estação, que não duram três meses nas “paradas de sucesso”.
Conclusão
Vamos adorar a Deus!
(EXTRAÍDO da “Explicando as Escrituras” Jovens e Adultos 2 Semestre/2005))

Nenhum comentário: