domingo, 4 de janeiro de 2009

Deus Tarda mais não Falha

“DEUS TARDA MAIS NÃO FALHA”

O TEMPO DE DEUS
Atos 1:7
INTRODUÇÃO
Esse provérbio popular até parece verdade. É citado por pessoas vividas com o peso de um verdadeiro texto das Escrituras. Quase todos concordam sem questionar. Mas nós não podemos nos firmar em ditados ou provérbios populares, e sim nas Escrituras. Será que Deus é um Deus atrasado, lento, vagaroso, ou é melhor pensar que o Senhor tem seu próprio tempo (Kairós e chronos)?
I. Deus tem seu próprio relógio
Duas palavras sobressaem-se na lingua biblica original para o termo tempo: Kairós e chronos. No dicionário Vine lemos que o termo chronos expressa a duração de um periodo que pode ser longo ou curto, como um dia, um mês, um ano, etc, de onde várias palavras em português buscam sua etmologia, tais como cronômetro, cronologia e outras. Já o termo kairós está mais para época, era, estação, denotando um periodo especial. Enquanto chronos trata de medida de tempo, kairós trata mais da qualidade, de um propósito, ou eventos que caracterizam um tempo. Em Atos 1:7 aprendemos que Deus tem tanto seu chronos (tempos) como seu kairós (épocas).
Percebemos que o tempo de Deus frequentemente é diferente do nosso: Vejamos João 2:4; 4:35; 7:6; 16:12; Romanos 5:6, etc. O ideal é ajustar o seu relogio ao de Deus e confiar nele, e não ficar pensando que Ele vive atrasado.
II. Deus nunca chega atrasado
Apocalipse 3:11 nos ensina que Jesus não demorará. Às vezes, porém, Deus não chega no nosso tempo, no tempo que nós esperamos. Mas por quê? Primeiro, é para nos ensinar que seu tempo não é o nosso. Segundo, é para realizar uma obra ainda maior e também porque está nos amadurecendo. No caso especifico da Segunda vinda de Cristo, que já nos foi informado por Jesus que o Pai já determinou o dia e a hora (Marcos 13:32), o tempo em que vivemos é meramente um tempo de oportunidade e graça de Deus que quer que nenhum pereça, mas que todos tenham tempo de ouvir e se arrepender. Não se trata de um atraso de Jesus para a arrebatar a Igreja, mas de um tempo determinado pelo Pai para que todos ouçam a mensagem. Confira 2Pe 2:9. No caso de Lázaro, será que o Senhor se atrasou? Não é isso que se percebe ao ler João 11. A aparente demora de Jesus visava operar o maior milagre de seu ministerio, ressuscitar um morto de quatro dias (Jo 11:3-7).
III. O Tempo e o propósito
Lendo o texto de Eclesiastes 3, percebemos que há tempo para todo o propósito e um propósito para todo tempo. A grande pergunta, então, não é por que Deus parece demorar, mas sim se estou no lugar certo, cumprindo o propósito de Deus. A Bíblia condena os preceptados que não esperaram o tempo de Deus. Sara e Abrão, por exemplo, não esperaram a promessa e consentiram que Hagar gerasse a Ismael. Quantos problemas vieram depois disso? Por que não esperaram Isaque nascer? Deus condena a preceptação. At 19:36; 1Tm 5:22; Pv 14:29; 29:20.
Conclusão
Ajuste seu relógio ao de Deus. Desenvolva uma vida de oração e meditação na Palavra, o que certamente ajudará você a discernir o tempo de Deus. Não acredite que Deus demora, se atrasa, que quer irritar você. Aprenda a esperar o kairós, a época determinada por Deus. Enquanto isso, cumpra o propósito que já lhe foi revelado, para que Deus o encontre no lugar certo onde receber sua benção.
(EXTRAÍDO da “Explicando as Escrituras” Jovens e Adultos 2 Semestre/2005))

Nenhum comentário: