quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Com o Tempo tudo se Cura

“COM O TEMPO TUDO SE CURA”

ATITUDE
Jeremias 8:20
INTRODUÇÃO
Nesta lição perceberemos que esse provérbio popular, às vezes dito de outras maneiras, nos leva a uma atitude passiva em face aos problemas da vida. Esperar nem sempre é a maneira correta de se resolver um problema. Por causa disso, existem muitas crises guardadas dentro de nós, num recondito de nossa memória emocional, que estão sempre vivas e nos amarram ao passado nos impedindo de ser felizes hoje.
I.Textos que nos ensinaram a agir e não esperar a solução
a) Mateus 5:23-24 – Esse texto nos ensina que quando tivermos consciência de um problema de relacionamento com o irmão devemos buscar a solução, o acordo depressa e não ficar esperando.
b) Provérbios 13:12. Adiar decisões, adiar a esperança faz mal ao coração.
c) Hebreus 3:15. Hoje, o tempo de Deus para abrir o coração.
d) Josué 24:15. Josué chama o povo para uma decisão imediata e toma sua própria decisão com suia familia.
e) Marcos 16:15. Ide e pregai. E estes sinais seguirão aos que crerem. É impossivel servir ao Senhor sem trabalhar, sem tomar uma atitude. Jesus coloca a Igreja em movimento: Ide, Ele diz!
f) Jeremias 8:20. O tempo não salvou o povo. Estudem juntos o contexto.
II.Gente que foi abençoada por tomar uma atitude e não esperar o tempo resolver o problema
a) Os leprosos em 2Reis 7:3-15. Decidiram não ficar sentados até morrerem de fome. Deus os ajudou quando decidiram enfrentar a calamidade.
b) O Filho pródigo. Lucas 15:17,18. As coisas só começaram a mudar quando ele tomou uma atitude. Levantar-me-ei. Nesse caso, o pai não o foi buscar. Ele não podia ser mimado, senão nunca cresceria. Ele tinha que tomar uma atitude sozinho. E ele tomou e o Pai o recebeu.
c) A mulher que tinha um fluxo de sangue. Marcos 5:25-34. Aquela mulher doente resolveu tomar uma atitude, vencer a multidão e tocar em Jesus. Quando ela o fez, foi curada.
d) Zaqueu tomou uma atitude, subiu naquela árvore. Lucas 19:2-10. Subiu na árvore, mesmo espinhosa, mas conseguiu ver e ser visto por Jesus.
E você, meu irmão, que atitude precisa tomar para receber a benção? Chega de esperar o tempo resolver seus problemas. Ore, converse com o Pastor, mas decida.
Conclusão
O tempo não passa no mundo emocional e espiritual. Uma situação mal resolvida perdurará e não deixará nossa memória emocional. Não existe passado no mundo emocional. Os problemas continuam vivos, mesmo quando tentamos esquecê-los. Basta alguém nos lembrar o fato, basta vermos aquela pessoa e tudo volta. O tempo não cura de verdade. Só Jesus cura, e cura quando nós tomamos a atitude de levantar, de confessar, de ir àquela pessoa, enfim, quando agimos com Deus.
(EXTRAÍDO da “Explicando as Escrituras” Jovens e Adultos 2 Semestre/2005))

Nenhum comentário: