quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Quem não tem cachorro caça com gato

“QUEM NÃO TEM CACHORRO CAÇA COM GATO”

A MEDIOCRIDADE E A EXCELÊNCIA
Fp 1:9-11
INTRODUÇÃO
O falso provérbio acima, bem comum na boca de muitos brasileiros, vem consagrar o famoso “jeitinho brasileiro”, a filosofia da mediocridade, a atitude do “qualquer coisa serve”. E por causa disso, muitos ouvindo e repetindo esse falso ditado popular não buscam a excelência no serviço a Deus nem naquilo que fazem ou empreendem. Veremos alguns textos das Escrituras, bem como casos que ilustram esse comportamento mediocre condenado por Deus.
I.A Filosofia do “Qualquer coisa serve” na bíblia
Caso 1. A oferta de Caim
Lemos em Gênesis 4:1-5 duas ofertas que são levadas ao Senhor, uma de Abel outra de Caim. Abel ofereceu o melhor, pois o texto diz que ele ofereceu as primicias, o dízimo, o primogênito, mas de Caim não se diz que tenha levado as primicias, mas apenas uma oferta. Deus atentou para oferta de Abel. Abel quis trazer o melhor para Deus, as primicias.
Caso 2. Roboão e os escudos de bronze
Roboão, que herdou o trono de Salomão, começou mal. Primeiro ouviu os conselheiros errados. E quando líderes acostumam-se a ouvir os conselheiros errados, seus ministérios tornam-se em tragédias (2Rs 10:1-17). Mas as coisas foram piorando. Sisaque, rei do Egito, atacou Jerusalém e levou os escudos de ouro que Salomão fizera. Roboão mandou-os substituir por escudos de bronze. 2Rs 12:1-14. Trocou ouro por bronze. Quantos estão trocando o melhor pelo razoável, o excelente pelo medíocre?
Caso 3. Israel nos dias de Malaquias
Lemos em Malaquias 1:7,8, bem como no contexto, que o povo estava trazendo para o sacrificio o pior: animais cegos, coxos e doentes, guardando os melhores animais para si mesmos. Esse tipo de oferta mediocre Deus não aceitou. Deus não aceita qualquer coisa, qualquer culto, qualquer louvor, qualquer serviço. Para o Senhor, o melhor. E nós, estamos oferecendo o melhor ou a sobra para Deus?
II.Gente que ofereceu o melhor para Deus
Caso 1. Abraão oferece Isaque no altar
Lemos em Gênesis 22:1-13 que Deus requer de Abraão seu próprio filho. O Senhor o prova. Abraão não nega. Ele leva Isaque ao monte Moriá. Na hora da entrega, Deus interrompe o sacrificio, devolvendo Isaque a Abraão. Estava provado que aquele homem não negaria o que mais amava ao Senhor. Qual o seu Isaque? O que você mais ama já entregou no altar?
Caso 2. Davi e sua ofertas
Em 2Sm 24:18-24 lemos que o Senhor requer de Davi uma oferta por causa de seu pecado. Davi então vai a eira de Araúna. Lá chegando, Araúna graciosamente oferece ao rei os animais do sacrificio, mas Davi se recusa a recebê-los, pois não quer oferecer uma oferta que não tenha lhe custado nada, e então compra a oferta pelo preço certo e depois oferece ao Senhor. Davi quis oferecer o melhor, aquilo que lhe custou alguma coisa.
Caso 3. O perfume de Maria
Em João 12:1-8 lemos sobre Maria, que unge a Jesus com um perfume muito caro. Judas não concordou com isso, achando desperdício. Mas Jesus aprovou e recebeu a oferta de Maria. Os mediocres sempre se incomodarão quando quisermos oferecer o melhor para Deus. Mas Ele é digno. Dê o seu melhor para Deus.
A Excelência deve ser um estilo de vida do cristão. Aprovar as coisas excelentes, oferecer coisas excelentes, enfim, derramar e exalar o melhor perfume. E o melhor perfume é o amor (Fp 1:10 e 1Co 13:1-3).
Conclusão
O melhor nem sempre é o mais caro, o mais luxuoso. O nosso melhor é aquilo que está em nosso alcance, ou então, às vezes, uma oferta sacrificial como fez Abraão dando o seu próprio filho no monte Moriá. Porém o que mais importa ao Senhor é a nossa intenção, é o valor que damos a sua obra. Cada um tem o seu melhor, não podemos julgar nem fazer comparações na Igreja.
(EXTRAÍDO da “Explicando as Escrituras” Jovens e Adultos 2 Semestre/2005))

Nenhum comentário: