quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Deus escreve certo em linhas tordas

“DEUS ESCREVE CERTO EM LINHAS TORTAS”

DEUS É PERFEITO
Sl 18:28-36
INTRODUÇÃO
Este provérbio é proclamado, recitado e repetido por muitos, quase com o peso de um versiculo biblico. Muitos acreditam, ao dizer este provérbio popular, estar expressando uma verdade das escrituras. Mas percebe-se que não é bem assim. Tal provérbio propôe que os caminhos de Deus são tortuosos e que as adversidades são linhas tortas. Deus não é Deus de linhas tortas, mas de linhas retas. Às vezes Deus usa uma circunstância desagradável como caminho perfeito, reto para nos ensinar alguma coisa ou nos levar à maturidade.
I.A falsa filosofia de que os fins justificam os meios
Esse provérbio nos passa essa falsa filosofia criada por Maquiavel no livro O Principe. Pensa-se ao dizer este provérbio que não importa se as linhas sejam tortas, desde que no final Deus tenha escrito certo. Ou ainda, essa linha torta, esse caminho torto, essa coisa errada, pode ser Deus escrevendo alguma coisa. Tal filosofia não combina com a retidão, a justiça e a santidade de Deus. Deus jamais usará caminhos tortos, ou seja, coisas erradas, pecados, desvios, para atingir seus objetivos. “O caminho de Deus é perfeito”, Dt 32:4; e nós devemos ser imitadores de Deus, e nunca de Maquiavel. Mt 5:48.
II.Jonas: Um estudo de caso
Lemos no livro do Profeta Jonas capitulos 1,2, sua história. Deus o envia para Ninive e ele se dirige para Tarsis. Jonas tomou um caminho torto, perigoso, que quase acabou com sua vida e ministerio. Teria sido este o caminho traçado por Deus para Jonas? Claro que não. Deus tinha planejado outra viagem para Jonas, mas ele, endurecido, quis fugir da vontade de Deus. Às vezes estamos em circunstâncias dificeis por estarmos caminhando na direção oposta da vontade, do propósito divino, só isso. Neste caso, Deus, depois da oração de arrependimento de Jonas, endireitou suas veredas, colocando-o de novo da rota de Ninive.
III.Israel no deserto: Um caminho mais longo e dificil não é uma linha torta
Mais um caso: Lemos em Êxodo 13:17,18 que Deus leva o povo de Israel por um caminho mais longo, levando-os ainda a fazer uma volta redonda. Talvez alguns pensem que Deus aqui está usando uma linha torta. Mas não. O caminho de Deus nunca é tortuoso. Em tudo Deus tem um propósito. Neste caso, o propósito era afastar o povo da guerra, bem como conduzi-los ao milagre da abertura do mar. Caminho dificil e mais longo não é linha torta.
IV.A missão do Batista
O precursor do Messias, João Batista, recebeu uma incumbência profetica. Ele foi a voz que clamou no deserto. Sua missão foi preparar o caminho do Senhor, endireitar suas veredas, endireitar o tortuoso. Irmãos, precisamos aprender com João Batista a preparar o caminho do Senhor, endireitar as veredas. Muitos estão esperando uma visitação poderosa de Deus, mas não endireitam suas vidas, não dão meia volta, não se convertem de seus maus caminhos, de suas linhas tortas. Ler Lucas 3:2-6.
Conclusão
Deus escreve certo por linhas certas!
(EXTRAÍDO da “Explicando as Escrituras” Jovens e Adultos 2 Semestre/2005))

Nenhum comentário: