quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O Cuidado de Deus para com a Familia

O CUIDADO DE DEUS PARA COM A FAMÍLIA
Gênesis 7:1-16
OBJETIVO
Que ao final desta aula, você, jovem/adulto, entenda que Deus verdadeiramente tem amor pela familia, pois o texto básico lido deixa bem claro a preocupação, o zelo e o cuidado que Deus tem para com os seus, “entra tu e toda a tua casa na arca” (Gn 7:1a).
INTRODUÇÃO
Deus criou o homem e a mulher e Deus os abençou e lhes disse: frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra...(Gn 1:27,28). Podemos observar que Deus ao criar o homem e a mulher lhes deu algumas atribuições, e dentre essas atribuições ou responsabilidades, encargos, estava a de frutificar e multiplicar-se e encher a terra. O que isso quer dizer? Quer dizer que foram criados para constituirem lares. Então temos que entender que a vontade de Deus, tida como propósito seu, e que declarado por ocasião da criação, indica que Ele, Deus, tem sua atenção voltada para a familia, em especial por aquela que lhe busca e o serve.
Entendemos com isso que o marido, a esposa, o pai, a mãe e os filhos, principalmente esses, que serão a posteridade do testemunho da pessoa do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, através do anunciar as boas novas do evangelho a toda criatura. Portanto, não foi em vão que Deus disse: entra tu e toda a tua casa na arca...
O Privilégio de estar na arca
Quem pode entrar na arca? Qualquer um pode entrar na arca, a arca é para todos; sendo que não se entra na arca de qualquer maneira. Por que então Noé e sua casa entraram na arca? Porque no meio daquele povo, somente Noé e sua casa preenchiam os requisitos necessários para ingressar na arca. Mas que requisitos são esses?
1.OBEDIÊNCIA (Gn 6:22)
Noé deu crédito à voz de Deus. Podemos imaginar essa questão tomando por base o capitulo 2:5,6 e quando Deus fala no capitulo 6:17. “Eis que trago um dilúvio de águas sobre a terra...”. Sem contar que antes de haver o dilúvio, havia a pregação da justiça (2Pe 2:5), ou seja, Noé construindo a arca e durante os 120 anos ele pregava o arrependimento.
Observando o que o escritor aos Hebreus no capitulo 11:7 declara, podemos observar que a fé entronizada na mente de Noé proporcionou em seu coração uma obediência fora do comum, que não se abalou, mas perdurou por 120 anos, mesmo sendo acerca de coisas que ainda não se viam. Isso é obediência. Louvado seja Deus! Portanto, para entrar na arca tem que ser obediente a Deus; a porta, hoje, ainda está aberta aos obedientes (1Sm 15:22).
2.A Certeza de que na arca é melhor – Não duvidar (Gn 7:24; 8:1)
Podemos observar que foram 40 dias que o dilúvio esteve sobre a terra (Gn 7:17), ou seja, 40 dias e quarenta noites choveu incessantemente sobre a terra, e Noé e sua familia estavam ali abrigados na arca; estavam seguros, porque Noé entendeu que estando na arca ele estava no lugar certo; na arca ele pode contemplar a soberania do Deus todo poderoso. Porém não parou por aí. Mesmo Noé vendo o cumprimento da palavra de Deus, ainda teve de enfrentar mais 150 dias até que as águas começaram a baixar (Gn 7:24). Deus, nesse periodo, não falou com Noé.
Sua fé, sua convicção estava sendo provada, pois ele não tinha a minima idéia de quando as águas baixariam nem tão pouco quando Deus interveria naquela situação novamente (Sl 40:1a). Podemos imaginar que a situação era de extrema delicadeza e por demais importante, por tratar-se do futuro da raça humana, mas Noé aguardava no Senhor. Ele tinha a certeza de que na arca era melhor (Sl 46:1).
Eis que o Senhor não esquece dos seus e no momento certo ele entra com providência, porque a familia é uma instituição criada e amada por ele (Gn 8:1). Precisamos entender que, estando nós na arca, estamos seguros (Sl 37:5).
Conclusão
Podemos compreender que Deus não tem prazer na morte do impio, mas que ele se converta e viva (Ez 33:11). Foi isso que Noé fez. Enquanto construia, ele pregava a justiça de Deus (2Pe 2:5). Deus está sempre pronto a agir em favor da humanidade, em especial pela familia, mas são necessárias duas coisas: 1. Obedecer e 2. Ter certeza de que estar na arca é melhor. Sabe por que a familia de Noé foi escolhida para entrar na arca? Leia Gênesis 6:9.
(EXTRAÍDO da “Explicando as Escrituras” Jovens e Adultos 2 Semestre/2005))

Nenhum comentário: