quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Reino se Divide

O reino se divide
1Reis 12:1-19
A vida de pecado de Salomão, em seus últimos dias, aborreceu o Senhor. E, como resultado politico, após a morte desse rei, uma serie de fatos, especialmente os pesados tributos, leveram as tribos de Israel a se dividir, formando dois reinos, 1Rs 11:9-12. Surgem o Reino do Norte e o Reino do Sul. Judá e Israel virem lado a lado 250 anos. Nesta lição estudaremos as causas dessa divisão.
I.Roboão Provoca a Divisão do Reino – 1Rs 12.
Desde os tempos de Saul, já havia certa rivalidade entre as duas tribos mais poderosas: Efraim e Judá. No final do reinado de Salomão, o povo estava muito descontente, sobretudo com a carga de impostos, 1Rs 12:4.
a) As causas da divisão – Morrendo Salomão, Roboão, seu filho, seria constituido rei sobre todas as tribos de Israel, v.1. Sentindo-se oprimidos os lideres se reúnem em Siquém e decidem pedir a Roboão que alivie a carga de impostos. Mal aconselhado, 12:8, decidiu não atender às reivindicações, 12:14. Como consequencia, houve a insurreição das 10 tribos do Norte, v.16, que se separam e formam um novo pais.
A simples leitura do cap. 12 de 1Rs permite deduzir que a divisão do reino poderia ter sido evitada, não fosse o despreparo, a falta de sabedoria e a arrogância de Roboão. Além disso estava mal assessorado e, por certo, sem informações seguras sobre o nivel da insatisfação popular. Refletir sobre o que ocorreu com Roboão certamente traz grandes lições para toda liderança.
b) Reação de Roboão – Deus não lhe permitiu fazer uma guerra imediata contra as tribos irmãs, vs. 21 a 24. Foi avisado pelo profeta de que estava ocorrendo era por permissão de Deus. Mesmo assim, por 60 anos, Roboão e seus sucessores tentaram subjugar Israel, sem sucesso.
Roboão na verdade não reinou somente sobre as tribos de Judá e Benjamim, v.23. Reinou também sobre os filhos de Levi, que foram expulsos por Jeroboão, 2Cr 11:12-14, e sobre aqueles que, embora fossem do Norte, eram tementes ao Senhor e não se deixaram levar pela idolatria de Jeroboão, preferindo vir para Jerusalém, 2Cr 11:16-17.
II.Paralelo Entre os Reinos
Havia consideráveis diferenças entre os dois reinos. Judá era menor e mais pobre, porém tinha população mais homogênea. E sua capital era Jerusalém, centro com tradição religiosa e seu magnifico templo. Israel era geograficamente maior (10 tribos), mais rico, porém continha imensa mistura racial e religiosa, formada principalmente pelo cananitas. Era mais vulnerável, por estar próximo de poderosos vizinhos, entre eles os assirios.
a) O Reino do Sul, também chamado Judá, ficou apenas com duas tribos que apoiaram o rei Roboão, ou seja, Judá e Benjamim. Não era, entretanto, geograficamente muito pequeno, porque a área de terras de suas tribos eram vastos. Fora governado pelos descendentes de Davi.
b) O Reino do Norte, Israel, era formado pelas 10 tribos que se rebelaream e teve Jeroboão como seu primeiro rei. Por vezes o reino do Norte é chamado de “Efraim”, Is 7:9 e Os 9, por ser um efraimita o lider desse movimento seperatista, 1Rs 11:26. Sua primeira capital fora Siquém e, depois, Samaria. Seu governo foi extremamente instável, com períodos curtos e muito oposição interna.
III.Os Caminhos do Reino do Norte
a) Jeroboão, o lider separatista – 1Rs 11:26-40. Nos dias de Salomão, recebeu mensagem do profeta Aias de que reinaria sobre Israel, vs. 30 e 31. Jeroboão voltava de Jerusalém, 1Rs 11:29, quando foi alcançado pelo homem de Deus. Este anuncia-lhe que o reino seria dividido. Para mostrar que Jeroboão governaria sobre 10 tribos, o profeta rasgou sua veste nova em 12 partes, simbolizando as 12 tribos e deu 10 pedaços para Jeroboão, v. 31. A profecia exorta Jeroboão a andar nos caminhos do Senhor, v. 38. Veremos, entretanto, que ele só observou a parte que lhe interessava.
Ao saber desse profecia sobre a divisão do reino. Salomão procurou matar Jeroboão, v. 40, que se refugiou no Egito. Depois da morte de Salomão, liderou o movimento separatista e foi o primeiro rei do Norte. Logo que assumiu, desviou-se do Senhor e, com isso, todos que o seguiram sofreram as duras consequencias de seu pecado. Isso nos faz refletir sobre os sérios perigos das divisões religiosas atuais.
b) Desvios religiosos no Norte – Temeroso de que o povo, ao subir a Jerusalém para cultuar a Deus, retornasse ao dominio de Judá, Jeroboão fez dois bezerros de ouro, 1Rs 12:26-29, e os colocou em Betel e Dã (pontos estratégicos) para serem adorados. Com isso, abandonou o monoteismo e a lei do Senhor.
Expulsou de Israel os sacerdotes e levitas que permaneceram fiéis ao Senhor, 2Cr 11:13 e 14, e constituiu sacerdotes a homens do povo para seus cultos idólatras, 1Rs 12:31 e 2Cr 11:15. Por essa razão foi severamente repreendido pelo Senhor, 1Rs 14:7-11.
c) A administração de Jeroboão – Jeroboão criou um Estado, dando-lhe uma capital, 1Rs 12:25, instalando a máquina administrativa e o exército. Pelas suas qualidades pessoais como lider e pela designação profetica, conseguiu conduzir Israel por 22 anos; mas seu filho Nadabe já não pode sucedê-lo com êxito, “por causa dos pecados de Jeroboão”. 1Rs 15:25-31. Jeroboão foi infiel ao chamado, afastou-se dos caminhos do Senhor, trouxe ruina para Israel e seu fim não foi nada digno de um soberano, 1Rs 14.
IV.(Extraído da revista de Estudos Bíblicos “Aleluia”)

Nenhum comentário: