segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A Escola Dominical e seu Propósito

"A graça restauradora de Deus pode ser ministrada aos necessitados por intermédio da nossa ação educativa na Escola Dominical"
O texto da segunda carta a Timóteo ressalta a importância da transmissão dos conteúdos da fé de geração em geração. O apóstolo refere-se ao compromisso que cada um de nós tem com Deus. Em sua visão, nenhuma preocupação ou ocupação pode se transformar em distração que nos leve a negligenciar o pacto de fidelidade par com o Senhor. É interessante notar a dupla exortação que Timóteo recebe, isto é: fortificate na graça de Jesus Cristo e transmite o que aprendeste de mim. Essa exortação enfoca dois aspectos fundamentais na vida da Igreja: a experiência de Deus e a comunicação dessa experiência.
A Escola Dominical representa para a Igreja o instrumento que melhor realiza esse ministério. Nela temos contato, desde criança, com os principios que direcionam a nossa história em todos os sentidos. Muitos cristãos hoje adultos reconhecem quão importantes foram as aulas das classes da Escola Dominical para a formação do seu caráter e para o estabelecimento dos alicerces de sua personalidade.
Se voltarmos ao passado e nos recordarmos da obra iniciada por Robert Raikes (fundador da Escola Dominical em 03/11/1783, Inglaterra), veremos que a preocupação paulina tem sintonia com sua iniciativa. Ele entendeu que a fé poderia ser um excelente elemento de mudança para a vida daquelas crianças de sua cidade. Percebeu, também, que a consciência de Deus deve proporcionar a experiência desse mesmo Deus, ou seja, não bastaria àquelas crianças saber que Deus existe e tem poder; era necessário que elas O conhecessem de forma intima e pessoal. Em outras palavras, a tradição do passado adquire sentido na medida em que as novas gerações tem oportunidade de vivenciar a presença de Deus em suas vidas de maneira concreta.
A educação cristã é o meio pelo qual somos informados sobre muitas pessoas que foram inspiradas por Deus ao longo da história. Somos instruidos a respeito dos atos de Deus na vida de homens e mulheres do passado que se tornam inspiração e exemplo para a nossa experiência de vida. Aprendemos sobre a missão salvifica de Jesus e a missão do Espirito Santo de guiar a igreja em seus passos pelo mundo. Mas acima de tudo, somos impetidos a vivenciar a graça de Deus de maneira profunda, transformadora.
(Revista Cruz de Malta Relacionamentos: Desafios Constantes lição 14, 2002).

Nenhum comentário: