sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O Cavaleiro de Deus

João Wesley o décimo quinto filho do Rev. Samuel e de Susana Wesley, nasceu em 17 de junho de 1703, na cidade de Epworth, Inglaterra e morreu em 22 de março de 1791. Dos dezenove filhos de Samuel Wesley, só seis viveram até a idade adulta. Susannah era a caçula dos 25 filhos do Dr. e Sra. Samuel Annesley. O Dr. Annesley era o "São Paulo" dos Puritanos, renomado Pastor e teólogo. Susana fez uso de seus fortes antecedentes puritanos para criar os filhos. Ela estipulou um horário detalhado que incluía devoções pela manhã e a noite. João disse que até os dez anos jamais desobedeceu concientemente seu pai e sua mãe. Com toda regularidade Susana dedicava uma ou duas horas por semana a uma conversa particular com cada filho.
A casa pastoral onde Wesley residia em Epworth com os pais foi atingida duas vezes por um incêndio criminoso. A segunda vez a casa foi totalmente destruida. Os causadores do incêndio foram certos paroquianos incorrigíveis que não hesitaram em vingar-se das repreensões recebidas do seu líder espiritual ateando fogo na residencia pastoral e expondo a morte a familia do pastor. Por volta de meia noite do dia 9 de fevereiro de 1709 o incêndio começou.. Samuel entrou no quarto com ajuda de uma empregada e conseguiu tirar as crianças. Quando as crianças foram passadas em revista faltava uma. Joãozinho dormia tranquilamente no meio da angustia total. O Pai avisado tentou entrar na casa em chamas. Não conseguindo ajoelhou e entregou sua alma a Deus. Joãozinho acordou e correu para a janela no segundo pavimento. Em fração de segundos dois homens se esforçaram e arrebataram o menino minutos antes do telhado desabar. Quando depositaram o pequeno João salvo nos braços do Pai, Samuel exclamou: "Ajoelhemo-nos e rendamos graças a Deus. Ele me deu de volta meus 8 filhos, embora a casa esteja queimada, já estou bastante rico".
João Wesley nunca se esqueceu dessa salvação providêncial. Anos depois debaixo de um dos seus retratos, mandou gravar: "Não é este um tição arrebatado do fogo"? (Zc 3:2).
Desde a infância seu caráter revelava traços que se repetiria quando adulto. O Dr. Clarke disse que quando lhe perguntaram certa vez o que desejava comer, a criança respondeu: "vou pensar a respeito".
"João" disse sua mãe, "nunca dará um só passo sem refletir de antemão".
(Extraído do livro "Wesley Ainda Fala" do Rev. Anderson Caleb)

Nenhum comentário: