domingo, 13 de setembro de 2009

Moisés – o Líder

Êxodo 14:1-17

A Chamada de Moisés (Ex 3:1-10)

Um lider, para atuaar nObra de Deus, precisa ter uma experiência de chamada, sem dúvida. Foi o que aconteceu com Moisés. Estava apascentando o rebanho de Jetro, portanto ocupado, pois o Senhor não chama desocupados; quando apareceu-lhe o Anjo do Senhor (v 1,2). A visão era clara: Deus estava chamando a atenção de Moisés, pois queria falar; de uma obra muito importante (v.3). Quando Deus pronunciou o seu nome não teve dúvidas em responder: “EIS-ME AQUI!” Talvez não imaginasse o peso desta resposta. E o Senhor dá-lhe a primeira ordem: “Tira os teus sapatos de teus pés, porque o lugar em que tu estas é terra santa” (v.4,5). Quando Deus chama um lider, requer desde o inicio, que seja tiradoo aquil que o contamina. Para Moisés, naquele tempo, foi os sapatos, e hoje? Quantos querem liderar a obra de Deus, sem a renúncia de algo que prejudica a Obra do Senhor. Depois que Moisés tirou os sapatos, o Senhor disse: “Vem agora, pois Eu te enviarei” (v. 10). Quem sabe você é chamado, porém não atendeu ainda ao primeiro pedido do Senhor.

O diálogo com Deus (Ex 3:10-15)

Em primeiro lugar o lider precissa erfranco com Deus. Dizer para Deus embora Ele saiba, as suas fraquezas. O peso da responsabilidade era grande e Moisés diz: “Quem sou eu?” (v. 11).Será quie o Nosso Deus não sabe quem Ele escolhe? Porém é necessário que reconheçamos que não poderemos fazer a Obra sozinhos, mas diante de uma resposta como esta:”Certamente Eu serei contigo” (v.12). Surgiu uma dúvida em Moisés, logo tirada por Deus: “Tu serás comigo, mas eles vão perguntar qual é o Seu nome, o que responderei?” (v.13). A resposta que só um Deus vivo pode dar aleluia!: “Eu Sou o que SOU!” Assim dirás: “EU SOU me enviou a vós” (v.14). Lembre-se meu irmão que DEUS simplesmente É. Não está sujeito a tempo, pois ELE É. Moisés tinha um outro problema. E mesmo Deus mostrando os sinais que taria no Egito, ele disse: “Ah! Senhor! Eu não sou homem eloquente, não sei falar” (v.10). O Senhor pensou, mas que sujeito sem fé. “Quem fez a boca do Homem?, ou Quem fez o mudo, ou o surdo..” não sou Eu o Senhor?” (v.11). O Senhor estava dizendo a Moisés que tinha poder para soltar sua lingua e fazer dele um homem eloquente no falar. “Ah! Senhor, manda outro falar” (v.13). Moisés aborreceu até mesmo ao Senhor, mas conseguia de Deus outro para falar em seu lugar a Faraó, porém as palavras do Senhor necessariamente teriam que passar pelos lábios do lider Moisés (v.14 a 16). Lembre-se, se você é lider e outro falar em seu lugar, a responsabilidade é do lider.

O Senhor anima Moisés (Ex 6:28-30)

Às vezes se torna dificil para o lider entender a Deus. Para Moisés foi dificil. Deus queria que tirasse o povo do Egito, falando a Faraó, porém no mesmo instante Deus endurecia o coração de Faraó! Como entender DEUS? Deus então falou a Moisés: “Vai, fala com Faraó tudo quanto te digo, Eu Sou o Senhor” (v.29). Moisés continuou a dizer que não sabia falar, porém Deus já tinha solucionado este problema colocando Aarão para falar por Moisés. Deus precisava realizar muitos sinais, para que o povo confiasse, e também que SEU NOME fosse glorificado. Às vezes alguém demora a se converter, porém quando se converte, se torna uma bênção, pois ganha muitas almas para Cristo. Precisamos entender Deus. Ele está pronto a nos animar mesmo que esteja dificil, temos que ter a certeza de que ELE está conosco e no momento certo as vitórias chegarão. Basta confiar e executar o que Deus nos diz.

Deus guia o povo pelo Caminho (Êx 13:17-22)

Imagine seiscentos mil, fora mulheres e crianças e mais os animais saindo do Egito, tendo Moisés a responsabilidade de comandar (Êx 12:27 e 38). Hoje, quando uma Igreja tem de 200 a 300 membros já é uma dificuldade para se cuidar. Porém o Senhor é com o lider. E a Palavra de Deus nos afirma que de dia o Senhor estava em uma coluna para guiar e de noite numa coluna de fogo para alumiar, e nunca tirou o Senhor diante da face do povo, nem de dia, nem de noite (v.21,22). Hoje o Senhor nos guia através do Espirito Santo, tanto de dia coom denoite, no tempo, no monte, em qualquer lugar. O Senhor está conosco, pois o conduzimos dentro de nossos corações. Portanto, Deus continua conosco, não há necessidade de temermos, quando aceitamos sua direção e orientação.

A firmeza ao enfrentar o inimigo (Êx 14:13-31)

Moisés sabia que o Senhor era com ele, porém sabia que no primeiro obstáculo o povo lembraria do Egito. A confiança e firmeza de Moisés ao falar ao povo: “Não temais; estais quietos, e vede o livramento do Senhor” (v.13). No momento da perseguição, o encorajamento do lider é importante. Uma palavra nesta hora revigora o povo, porém se ele recuar, ou temer, o que será de seus liderados? “O SENHOR pelejará por vós” (v.14). Falou e virou-se para Deus. O Senhor gostou da atitude firme de Moisés, e disse: “É isto mesmo, por que clamas a Mim diga aos filhos de Israel que marchem”. Muitos clamam em vão, pois a ordem já foi dada há muito tempo. “Ide e pregai!” E ficam perguntando: será que é da vontade do Senhor que preguemos hoje no ar livre? O Senhor dá ordem e quer firmeza e obediência. “Estende a tua vara para que os filhos de Israel passem a seco”. E Israel passou e os egipcios pereceram. O lider abre caminho para o povo passar a seco, pois o Senhor é com ele. Cantará por certo a Vitória como Moisés (Ex 15).

Outros obstáculos e a providência de Deus (Ex 16:1-16)

Após a grande vitória, os problemas continuaram e a murmuração do povo era constante (v.2,3). Parece que o povo de Israel entendia que murmuração é que Deus ouve. Hoje em dia também há muitos que murmuram em vez de orar. Deus era com o lider, e Deus é com o lider. “Farei chover pão dos céus” (v.4). Deus então fartou o povo no deserto de pão e carne (v.12). O PROBLEMA DA AGUA (Êx 17:1). O novo pedia água para beber (17:2), Moisés clamou ao Senhor (v.4). É o Senhor providenciou água para o povo, com Moisés tocando na rocha. Depois disto vem a guerra contra Amaleque e o Senhor era com o lider Moisés, que, quando levantava a mão, Israel prevalecia, e quando abaixava, o inimigo prevalecia (Êx 17:11). Precisamos como lideres levantar a nossa mão contra o inimigo, pois se abaixarmos ele prevalecerá. A Biblia diz que se resistirmos ao diabo ele fugirá, isto é, se permanecermos com nossas mãos levantadas ao Deus vivo, a vitória será certa em Cristo Jesus (Rm 8:31-37).
(Extraído da revista “Explicando as Escrituras”)

Nenhum comentário: