quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Israel ao tempo do reino unido

Israel ao tempo do reino unido
1Samuel 8:1-22
Ao fim do periodo dos juízes, o povo estava desesperançado diante dos duros ataques dos filisteus. Precisavam de um lider forte para combatê-los. Samuel estava bem velho e constituiu seus filhos, Joel e Abias, por auxiliares. Mas estes deram mau exemplo, 8:3. Tudo isso convenceu o povo a querer um rei, como todas as nações ao seu redor.
Essa idéia não agradou a Samuel, pois entendia que o único rei do povo escolhido era o Senhor. Deus, porém, ordenou a Samuel que, após expor ao povo os direitos de um sobrerano, constituisse um rei sobre eles, 1Sm 8:7 e 22. Era o cumprimento de uma promessa do Senhor a Abraão, que está registrada em Gn 17:6 e da profecia de Moisés em Dt 17:14-15.
Com essa decisão inicia-se o periodo da Monarquia, que vai ter três fases: o reino unido, os dois reinos e Judá sozinho. Nesta lição, estudaremos os reinados de Saul, Davi e Salomão.
O reino unido foi a época em que as doze tribos de Israel tinham um único sobrerano. Nesse periodo. Jerusalém se tornou a capital politica e religiosa de toda a nação. Abrange os anos que se estenderiam desde a escolha de Saul até os primeiros dias do reinado de Roboão.
I.Início da Monarquia
Saul foi o primeiro rei de Israel. Com ele se inicia a monarquia. Sua escolha se deu por designação profética e aclamação popular, 1Sm 10:24. Era da tribo de Benjamim, 1Sm 9:1 e 2 e foi ungido pelo profeta Samuel, 1Sm 10: 1. Iniciou seu governo com uma vitória sobre os amonitas, 1Sm 11:6-11, e contou com grande apoio popular, 1Sm 11:15.
Saul não teve palácio nem trono: apenas um assento rústico em Gibeá, 1Sm 20:25. Foi um rei guerreiro que conduziu sua nação a inúmeras vitórias militares, 1Sm 13:15. Todo o tempo de seu reinado foi gasto em guerras. Combateu os filisteus e os amalequitas. Porém, foi rejeitado pelo Senhor por não obedecer à sua Palavra, 1Sm 13:13 e 14; 15:11 e 23. No final de seu reinado, temendo perder o trono, passou a perseguir a Davi e procurava matá-lo.
II.Período de Expansão do Reino
Davi, da tribo de Judá, Mt 1:1-6, foi ungido por Samuel quando Saul ainda reinava, 1Sm 16:1-13. Tornou-se mais conhecido depois que matou Golias, o gigante que aterrorizava os exércitos de Israel, 1Sm 17:45-50. Para fazer frente às perseguições de Saul, Davi aliou-se a 400 homens não satisfeitos com a situação reinante, 1Sm 22:2, e procuravam-se defender-se dos ataques de Saul, 24:2. Após a morte de Saul, foi ungido rei primeiramente sobre Judá e, sete anos depois, sobre todo o Israel, IISm 5:1-5.
a) Davi fez excelente reinado. Expeandiu o território ao máximo, transformando Israel no maior poder da Palestina. Fez de Jerusalém sua capital. Obteve respeito internacional e o reconhecimento de seus vizinhos.
b) Davi apoiou a vida espiritual. Embora lhe fosse negado o privilégio de construir o templo, Davi fez todos os preparativos para sua edificação, 1Cr 22:14 e 15. Organizou os sacerdotes e levitas para atuarem eficazmente nas atividades religiosas de toda a nação, 1Cr 23 – 25. Profundamente preocupado em cumprir a vontade de Deus, teve o seu reino confirmado, IISm 7:16, e foi considerado “o homem segundo o coração de Deus”, 1Sm 13:14; At 13:22. Foi um dos ascendentes de Jesus.
III.O Período Áureo da Monarquia
Quando Davi atingiu a velhice, ordenou ao sacerdote Zadoque que ungisse a Salomão e o proclamasse rei sobre Israel, 1Rs 1:33-40. Saomão pediu sabedoria para governar o povo e isso agradou ao Senhor, 1Rs 3:7-13. A fama de sua sabedoria espalhou-se até os reinos mais distantes, IICr 9:1; Mt 12:42. Seu reinado durou 40 anos, 1Rs 12:42 e se caracterizou pela paz e prosperidade, 1Cr 22:9 e 13.
Quando se fala de Salomão, lembra-se de sua sabedoria, que usou para governar, para fazer justiça e para produzir obras preciosas que fazem parte do Antigo Testamento: Eclesiastes, Cantares, Provérbios e alguns salmos, 1Rs 10:23.
Salomão foi um gênio no dominio do comércio exterior, o que veio a constituir-se fonte de grande riqueza para a corte, pois esse comércio era monopólio real, 1Rs 9: 15-28. Herdou de seu pai, Davi, um império no auge de sua glória, sem nenhum inimigo externo que o ameaçasse, e soube elevá-la ainda mais. Essa paz externa foi mantida, mas Salomão não percebia que, internamente, o reino se precipitava rumo à divisão.
a) Principal obra – A construção do templo imortalizou esse rei, IICr 7:11 – 17. Durou sete anos, 1Rs 6:38, exatamente pelo alto investimento e pompa, 1Rs 17:13 s. Tinha o dobro das dimensões do tabernáculo de Moisés. Foi edificado no monte Moriá. Com sua consagração, o culto tomou impulso, valorizando-se sobretudo a música. A história da construção do templo está em 1Rs 5 a 8.
Soube administrar o reino, concretizou outros projetos de construção, manteve alto comércio internacional como mencionado na Biblia e confirmado pelas descobertas arqueológicas.
b) Um final sombrio. Infelizmente, Salomão, um rei que chegou a tal triunfo nos campos da sabedoria, da riqueza, da fama e de aclamação internacional sob a bênção divina, afastou-se do Senhor no final de sua vida, e prostrou-se diante de deuses estranhos, 1Rs 11:4-9.
O pecado de Salomão aborreceu o Senhor e, por esse motivo, Deus resolveu dividir o reino, 1Rs 11:11, assunto que veremos em detalhes na próxima lição.
(EXTRAÍDO da Revista de Estudos Bíblicos "Aleluia")

Nenhum comentário: