sábado, 19 de setembro de 2009

O reino do Norte

1Reis 11:27-38
O Reino do Norte, como vimos na lição anterior, teve Jeroboão como o seu primeiro monarca. Apesar da promessa divina de firmar esse reino, v.38, Jeroboão não deu ouvidos à Palavra do Senhor. Aprofundou-se na idolatria e fez todo o Israel pecar, IICr 11:15. Deus não tardou em repreendê-lo, 1Rs 14:7-10. Todos os demais reis que se levantaram em Israel seguiram o mau exemplo deixado por Jeroboão. Hoje estudaremos os principais acontecimentos que envolveram esse reino.
I.Os Reis de Israel
II.Israel teve 20 reis, ate a queda de Samaria. Vamos nos ater aos cinco principais, que foram, além de Jeroboão (conhecido como Jeroboão I): Onri, Acabe, Jeú, Jeroboão II e Oséias.
a) Onri funda a terceira dinastia – Onri, chefe do exército de Bassa, era um soldado valente. Constituiu um reinado paralelo ao Zinri e o obrigou a suicidar-se. vv. 16-18. Sufocou uma tentativa de divisão, vv. 21-22, e reinou 12 anos. Transferiu a capital para Samaria, fortificando-a; expandiu o reino, porém no aspecto espiritual deixou o povo corromper-se, sendo pior do que todos quantos foram antes dele. Isso não agradou ao Senhor, v.25.
b) Acabe casou-se com Jezabel – Acabe era filhop Onri. Para tornar suas relações favoráveis com os fenicios, 1Rs 16:29-33, casou-se com Jezabel, filha do rei de Sidom. Essa mulher idólatra perverteu ainda mais a vida religiosa em Israel e gerou violenta crise.
Acabe construiu cidades e fortificou as já existentes em Israel, 1Rs 22:39. Impôs pesado tributo a Moabe (povo vizinho),2Rs 3:4. Para assegurar uma politica de amizade com Judá, o reino do Sul, casou sua filha Atalia, com Jeorão, filho do rei Josafá, 2Rs 8:18. Expandiu com xito os interesses politicos e comerciais de Israel durante seus 22 anos de reinado.
Do ponto de vista religioso, Acabe foi semelhante a seus antecessores, porém com dois agravantes: foi um fantoche nas mãos de Jezabel, 1Rs 21:4-7, e provocou a ira do Senhor mais que todos antes dele, 1Rs 16:33.
c)Jeú, um rei poderoso e admirável – Foi o primeiro rei de Israel a ser ungido por um profeta, 1Rs 19:16; 2Rs 9:1-7. Exterminou a familia de Acabe e extirpou completamente o culto de Baal, 2Rs 10:18-28, religioso que prejudicava a nação. Mas não permaneceu fiel ao Senhor e, por isso, Deus começou a diminuir os limites de Israel, 2Rs 10:31-32. Seu reinado durou 28 anos, mas a linhagem de Jeú ocupou o trono por um século, mais que qualquer outra dinastia do reino do Norte.
d) Jeroboão II, um periodo de prosperidade – Filho de Joás, reinou 41 anos e conduziu o pais a uma fase gloriosa, semelhante aos dias de Davi ou Salomão. Deus se compadeceu de Israel e lhe permitiu restabelecer suas fronteiras, 2Rs 14:28 e 29. Alcançou o ponto culminante do prestigio internacional. Essa prosperidade, entretanto, foi passageira, pois um forte pais vizinho se levantava e, dentro de poucas décadas, Israel cairia sob o poder do império assirio.
ci)Na vida religiosa, Jeroboão II não agradou ao Senhor. Tal como o Jeroboão I, tolerou a idolatria, a bebedice, concupiscência, permitindo, inclusive, o culto ao bezerro de ouro. Para denunciar esses pecados. Deus levantou o profeta Amós.
e) Oséias, o último rei de Israel, 2Rs 17:1-6 – Não o confunda com o profeta Oséias. O rei era filho de Elá; matou Peca e reinou durante 9 anos. A Assiria nessa época já era um império poderoso. Já havia invadido, durante o reinado de Peca, o norte de Israel e deportado seus habitantes para o cativeiro, v.29. Era o inicio do castigo predito pelo Senhor, 1Rs 14:15.
No principio de seu governo, Israel foi obrigado a pagar tributos à Assiria v. 3; depois teve seu monarca aprisionado, v.4, e, após 3 anos de cerco, Samaria, a capital do reino foi invadida e o povo foi levado para o cativeiro na Assiria e nunca mais voltou. Nessa época o profeta Isaias começava pregar. Isso ocorreu em 722 a.C. Era o fim do reino do Norte, com suas 10 tribos.
II.Advertências dos Profetas
O reino do Norte surgiu como resultado de punição de Deus à casa de Deus pelos pecados de Salomão, 1Rs 11:11. Apesar disso, a frase “fez o que era mal aos olhos do Senhor” caracterizou todos os monarcas de Israel. Se Deus havia punido Judá com a divisão do reino, Israel, por causa de seu afastamento do Senhor, não ficaria de forma alguma, impune . E o castigo foi terrivel: o cativeiro assirio (Lição 11).
a) Principais profetas do periodo – Elias e Eliseu tem grande destaque no inicio da história de Israel. O profeta Elias sempre foi um entrave aos pecados de Acabe e Acazias. Sua principal missão foi desafiar os profetas de Baal e convocar o povo a decidir-se ao lado do Senhor, 1Rs 18:21-29. Eliseu participou ativamente da solução de vários problemas da nação. Foi usado por Deus através de muitos sinais e prodigios, 2Rs 4 a 9. Além desses, também atuaram os profetas Jonas, Amós e Oséias, já ao final de Israel. Apesar dessas advertências, Israel permaneceu em seus pecados.
b) Principal mensagem – Todas as mensagens ao povo de Israel entregues pelo profeta Amós podem ser resumidas na frase: “buscai-me e vivei”, 5:4. Oséias pregou a necessidade de se conhecer ao Senhor, 6:3. O povo não atentou para as advertências do Senhor e, por isso, foi destruido, 4:6. Isaías vivera em Judá e, além de suas mensagens messiânicas, também profetizou para Israel, Is 9:8-10:34. No entanto, houve recusa às mensagens pregadas e as consequencias foram trágicas.
(Extraido da Revista de Estudos bíblicos “Aleluia”)

Nenhum comentário: