domingo, 1 de fevereiro de 2009

A União da Familia

A UNIÃO DA FAMÍLIA
Êxodo 17: 8-15

OBJETIVO
Essa aula tem como objetivo apresentar a importância da família estar sempre unida, independente das circunstâncias.
INTRODUÇÃO
É claro que o texto apresentado nos mostra uma situação de peleja travada literalmente no campo de batalha, onde vemos, no versiculo 11, que enquanto Moisés permanecia com a mão estendida (levantada) Israel prevalecia, mas quando abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Veja o que diz o sábio Salomão em Ec 4:12, é aí que nós vemos a questão da união entre Moisés, Alão, seu irmão, e Hur que segundo a tradição judaica era marido de Miriã, irmã de Moisés.
Portanto, nós vemos ai a união de dois irmãos e o cunhado para que Deus pudesse dar a vitória a Israel. Essa união pode ser observada também em Êxodo 24:14 quando Moisés se encontrava no monte Sinai; vemos ai Arão e Hur, irmão e cunhado, encarregados de dirigir o povo na ausência de Moisés.
A familia pode e deve estar sempre unida, inclusive, é claro, para defender o mesmo propósito. Esse era o caso de Moisés, Arão e Hur (vencer os Amalequitas). Mas nem todos estão unidos para vencer o inimigo. Portanto, existe uma grande diferença entre as familias que estão unidas no Senhor e aquelas que estão unidas como adversário do Senhor. Vamos tratar das consequencias desses dois casos.
Famílias que se colocam como adversárias do Senhor
Podemos citar casos mencionados na Bíblia, nos quais as familias pagaram um preço muito alto: a própria vida.
Como exemplo: (Js 7:18-26) queremos destacar, ou melhor, chamar a atenção, em especial para o versiculo 24, onde nos mostra que não só Aça, que pagou o preço pelo seu erro, mas toda a sua casa, todos os seus familiares.
Por que isso ocorreu?
Porque Aça cobiçou algo que não lhe pertencia (Pv 15:27; 1Tm 6:10). Trazendo para os nossos dias, como chefe de familia, podemos afirmar que, categoricamente, devido ao convivio familiar, devido ao relacionamento com a esposa e os filhos, entendemos que fica dificil eu, como cabeça (1Co 11:3), contrariar a vontade de Deus, colocando os próprios interesses acima daquilo que Deus tem para mim e a minha casa (Sl 37:4; Mt 6:36).
Portanto, se eu, como conhecedor das promessas de Deus para minha vida e consequentemente para minha familia, quando eu recebo de Deus, minha familia também recebe; quando eu sou abençoado, meus familiares são abençoados também; porem quando eu sou amaldiçoado, certamente a minha familia também recebe a maldição (Dn 6:24). Que queremos dizer com isso? Queremos dizer que nossas esposas e filhos estão atentos a cada detalhe de nossas vidas e que provavelmente alguém deve ter alertado Aça sobre seu erro; assim como também aqueles principes e presidentes. (Dn 6:1-2). Portanto e bom atentamos para o que o apostolo Paulo escreveu aos Gálatas no capitulo 6 versiculo 7.
2.Familias que estão unidas no Senhor (Js 24:15b)
Estamos diante de um texto onde o chefe, o cabeça, o lider tem uma posição definida. Josué certamente com sua familia estruturada e bem comandada, toma a iniciativa no capitulo 24 de ajuntar o povo e lembrar-lhes das maravilhas que Deus havia feito; então, agora nos versiculos 14 e 15, Josué exorta o povo a fazer a escolha: servir a outros deuses ou ao Senhor.
Então ele concluiu a sua apologética brilhantemente: “Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Coisa tremenda, quando o chefe de familia tem essa convicção determinada em seu coração. Qual foi o resultado disso? Leia o versiculo 16. Essa deve ser a atitude de uma familia unida na defesa do evangelho de Cristo.
“Nunca nos aconteça que deixemos o Senhor para servimos a outros deuses”. Servir ao Senhor entendemos ser a opção inteligente de qualquer ser humano, mas também reconhecemos que é questão de decisão, de escolha indívidual, ou seja, pessoal. Mas Josué como lider usou a apologética e o povo renovou o concerto com Deus.
Precisamos constantemente reafirmar nossa posição ao lado do Senhor através da nossa fé e obediência (1Sm 15:22).
Conclusão
Louvamos a Deus porque estamos na posição certa (Mt 10:22). Procuremos então levar a palavra (Mc 16:15) fazendo com que as pessoas venham a perguntar como o carcereiro (At 16:30), para então cada vez mais familias sejam agregadas ao exercito do Senhor (At 16:31).
(EXTRAÍDO da revista “explicando as escrituras” Jovens/adultos 2 semestre/2005)

Nenhum comentário: