sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Quem deve agregar a nossa Família

QUEM DEVE AGREGAR A NOSSA FAMILIA
Gênesis 24:1-27

OBJETIVO
Que ao final desta aula você, jovem/adulto, possa entender que Deus sempre esteve atento às necessidades e bem-estar da familia.
INTRODUÇÃO
Objetivando o bem-estar da familia, Deus nos revela, através do exemplo do nosso patriarca Abraão, que mesmo sendo já de idade avançada, não se esqueceu, antes, porém, se preocupou com o futuro de sua familia, de sua descendência.
Por que isso? Por que Abraão se preocupou a ponto de fazer Eliézer jurar que cumpriria a sua determinação? Porque Abraão, como chefe de familia compromissado com Deus, sabia o quanto paga-se alto o preço pela desobediência. Deus sempre teve Israel como nação santa, povo separado, povo escolhido. Portanto, a união com outros povos certamente seria uma desobediência e um agravo diante de Deus.
Tomando por base Gl 3:7, nós também somos filhos de Abraão, e, sendo assim, é bom obedecermos e evitarmos o jugo desigual (2Co 6:14), principalmente na questão da vigilância, onde muitas das vezes o assunto (relacionamento) tem que ser cortado (evitado) no principio. (1Co 15:33). Observando mais amiúde o texto de 2Co 6:14 a 18 entendemos perfeitamente a preocupação de Abraão, no que tange ao casamento do seu filho Isaque. Abraão, já próximo de sua morte, quer assegurar-se, quer ter a certeza de que a parte que lhe cabia ele faria, a fim de que fosse cumprido o plano de Deus na humanidade. É isto que o apóstolo Paulo testifica acerca das consequencias da união do crente com o não crente.
Relações desaconselhadas (2Co 6:15)
Entendemos que a palavra de Deus desaconselha o matrimônio do crente com o não crente devido a certos fatores. São eles:
1.Seria um jugo desigual (2Co 6:16)
Por quê? Porque certamente tendo um dos dois (o crente), o desejo de avançar na obra de Deus, no serviço de Deus, e o outro (não crente), certamente disposto a recuar (resistindo), seria instaurada então uma disputa (cabo de guerra), um puxando de um lado e o outro puxando do outro lado. É o preço da desobediência (1Sm 15:22).
2.O matrimônio é uma figura da relação entre Cristo e a sua Igreja (Is 62:5)
Mais uma vez entendemos a preocupação de Abraão quando determinou ao seu servo Eliézer que fosse buscar das filhas de Israel uma moça para seu filho Isaque (Gn 24:7). Por que isso? Porque o casamento do crente com o não crente (incrédulo) passa a ser como que uma caricatura. E o que é caricatura?
Segundo o catedrático de lingua e filologia portuguesa Silveira Bueno, quer dizer: Representação burlesca (ridicula, grotesca) de pessoas ou fatos. Portanto, quando um jovem ou uma jovem, servo e serva do Senhor, ciente do que está escrito na sua palavra e mesmo sendo alertados pelos pais biológicos e/ou pais espirituais, ou até mesmo pelo seu pastor e mesmo assim resolve desobedecer, esse ou essa jovem estará não prefigurando o casamento de Cristo com a sua Igreja, sim uma cerimônia caricaturada ou seja: Ridicula e grotesca.
3.O Prejuízo para os filhos
Veja o que determinou Deus em Dt 11:19 e 20. Agora imaginemos um lar onde não haja acordo entre o casal. Enquanto um escuta hinos de louvores e adoração a Deus, o outro escuta samba, forró, etc; enquanto um vai ao culto na igreja, o outro sai a prostituir e as vezes ainda leva o filho para assistir a cena e etc; enquanto que um vigia, através da palavra, o outro xinga palavrões, fuma, bebe na frente da criança.
Agora podemos imaginar como fica a mente dessa criança onde em fase de formação agrega valores para definição de sua personalidade. Mais uma vez entendemos a preocupação de Abraão com relação ao futuro do seu filho Isaque (Sl 127:3). Na antiga aliança, uma familia com muitos filhos, parentes, era considerada como uma bênção (Gn 33:5), já a que não pudesse ter filhos era maldição, sofrendo inclusive afrontas e rejeição (1Sm 1:6; Gn 30:1,22,23).
4.A Falta de entendimentos (Compreensão)
Entendemos que pessoas que convivem num mesmo teto diuturnamente e que servem a senhores diferentes jamais terão um relacionamento que agrade a Deus (2Co 6:14b; Lc 16:13). É claro que em tudo de grande importância e relevância, copm certeza, resultará em frequentes conflitos e desavenças.
5.Embaraço no momento do evangelismo
Realmente é uma situação desagradável você ter a ousadia, a intrepidez para evangelizar o não crente, sendo você mesmo desobediente ao ensino preconizado no N.T. Imagine uma pessoa crente desobediente, rebelde, que se casou com um incrédulo e de repente passa por um processo e se vê em condições idênticas a Paulo e Silas, será que vai ter coragem de falar o que eles disseram para aquele homem, conforme At 16:31? Será? Entendemos que para pregarmos para os outros o nosso testemunho tem que falar por nós.
Conclusão
Podemos afirmar, com certeza, que essa proibição da união do crente com o descrente não se limita somente ao matrimônio, mas se estende também à sociedade comercial e a outros tipos de sociedades voluntárias.
Quem deve então passar a fazer parte da minha familia? Quem deve agregar-se a minha familia? Quem deve ser meu sócio?
(EXTRAÍDO da revista “explicando as escrituras” Jovens/adultos 2 semestre/2005)

Nenhum comentário: