domingo, 1 de fevereiro de 2009

A Bênção é proveniente de Deus

A BÊNÇÃO É PROVENIENTE DE DEUS
Números 23:18-23

OBJETIVO
Essa aula tem como objetivo apresentar a você, jovem/adulto, a convicção de que é Deus que tem lhe abençoado, e sendo assim, Ele é soberano em qualquer circunstância (Gn 18:14a).
INTRODUÇÃO
É claro que o texto básico lido relata a caminhada do povo de Israel, da nação de Israel, pelo deserto. Em meio a esta caminhada o povo se deparou com muitas situações perigosas, vexatórias e inesperadas, mas quem é Aquele que tem estado com o seu povo, com os seus filhos, com a sua grande nação nessa caminhada? Não é outro senão o nosso Deus todo poderoso, que esteve com o seu povo no deserto diuturnamente (Êx 13:21-22), e está conosco em todos os momentos da nossa vida, inclusive em momentos de grandes dificuldades (Sl 46:1).
Para que nos abençoe, e consequentemente ninguém possa revogar essa bênção, faz-se necessário certas atitudes, que não são poucas, mas mencionaremos por questão de tempo, apenas algumas.
Atitudes que asseguram a bênção de Deus nas nossas vidas
1.Reconhecimento (Pv 3:6) – No dicionário, significa ato ou efeito de reconhecer; gratidão; identificação. É imprescindivel que o ser humano reconheça que existe um Deus que está acima de tudo e de todos, soberano e que tem nos abençoado. E esse reconhecimento tem que ser em todos os nossos planos, decisões e atitudes, onde devemos reconhecer Deus como o Senhor, portanto, fazendo a sua vontade. Para tanto, devemos viver num profundo e confiante relacionamento com Ele, sempre buscando a sua direção, através da oração e súplica com ações de graça (Fp 4:6). É necessário esse entendimento; e ai de nós se o Senhor não estiver conosco (Jo 15:5b; Lm 3:22). Reconhecer é fundamental.
2. Arrepender-se (2Cr 7:14) – Converter-se dos seus maus caminhos quer dizer arrepender-se, ou seja, conscientizar-se que da maneira que se encontra, não dá para continuar. O sábio Salomão escreveu no livro de Provérbios capitulo 14, versiculo 12, o seguinte: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. Então há necessidade de arrepender-se, porque às vezes a pessoa acha que está no caminho certo, quando na realidade não está.
É muito comum as pessoas se apegarem à sabedoria humana, mas nós sabemos que é insuficiente para determinar o que é verdadeiro ou falso, bom ou mal. Portanto, qual é a solução? Veja o que o salmista declarou no Salmo de número 37 e seu versiculo 5 “entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e Ele tudo fará”. Por que então entregar o caminho ao Senhor? Porque Ele, além de ser o caminho, é a verdade e a vida (Jo 14:6), e agindo assim, a bênção de Deus estará contigo.
3. Colocá-lo em primeiro lugar na sua vida (Dt 6:5) – Quando reconhecemos que só o Senhor é Deus, automaticamente é proporcionado em nós o arrependimento, o que, sem sombra de dúvida, requer a condição indiscutivel de ser Ele o primeiro em nossas vidas (Mt 6:33). Desde a criação, a vontade de Deus é que o homem glorifique, exalte, e dê-lhe toda honra e adoração, mas o inimigo de nossas almas roubou essa condição elementar da criação (Gn 3:1-5). Desde a desobediência do primeiro casal o homem tem vivido entre altos e baixos, o que desencadeou várias tentativas de uma efetiva adoração da criatura ao seu Criador, a ponto de estarmos ligados a Deus e sermos totalmente dependentes a “ELE” (Dt 32:29; Jo 15:5b).
Conclusão
Observamos que para termos a bênção de Deus em todas as área de nossas vidas é imprescindível reconhecê-lo como único Senhor e suficiente Salvador. É claro, isso automaticamente proporcionado pelo arrependimento e, consequentemente, voltado para uma adoração incondicional ao Senhor (Mt 4:10).
(EXTRAÍDO da revista “explicando as escrituras” Jovens/adultos 2 semestre/2005)

Nenhum comentário: