quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Importância do Companheirismo

A IMPORTÂNCIA DO COMPANHEIRISMO
Eclesiastes 4:9-12

OBJETIVO
Esta aula tem como objetivo mostrar a importância do companheirismo, pois são muitas as vantagens advindas desse ato (Sl 68:6).
INTRODUÇÃO
Quando observamos, por ocasião da criação, Deus dizendo: Não é bom que o homem esteja só (Gn 2:18), é por que tendo mais alguém conosco é melhor. Já no versiculo chave, o rei e sábio Salomão deixa claro que ser um não é ruim, mas que melhor é serem dois, e que dentro dessa visão do sábio, podemos encontrar nesse companheirismo aspectos importantíssimos necessários ao relacionamento interpessoal (At 2:42). E isso nós encontramos, dentre outros, em vários niveis (Rt 1:16,17; 2Re 2:6; 1Sm 20:17). Quando Salomão diz que tem melhor paga do seu trabalho, ele quer dizer que tem melhor recompensa e que nessa recompensa nós conseguimos enxergar, porque há necessidades especialmente nesse relacionamento, nesse companheirismo de que haja:
I.Simpatia e Confiança – Em companheirismo, isso nos leva a imaginar o aspecto da confiança e da simpatia, e usarmos a mesma referência aplicada na aula passada com relação ao jugo desigual (Am 3:3). Podemos afirmar sem medo de errar, que uma pessoa pode andar e até mesmo conviver com outra, sem que seja simpática a essa, mas não anda, nem tão pouco convive, se não confiar nela. Vejamos o caso de Rute X Noemi (Rt 1:16,17).
II.Tolerância – (Fp 2:3) a referência nos chama a atenção para que nada façais por contenda, o que significa que tem que haver entendimento e isso de acordo com a Biblia só é possivel mediante humildade (Tg 4:10). Porque é somente através da humildade que teremos condições para considerarmos os outros superiores a nós mesmos. É aí que entra a tolerância. Muitas vezes temos que ser tolerantes com o (a) nosso (a) companheiro (a). Por exemplo, na questão do casal, observamos no texto 1Pe 3:7 a recomendação para que haja entendimento e que seja dado a honra a mulher.
III.Apreciação mútua – (Ct 7:10-12) A palavra apreciar quer dizer estimar, gostar; já mútua, quer dizer reciproca, ou seja, significa gostar do (a) outro (a) reciprocamente, respeitando-se, tendo o mesmo tratamento de um para o outro. Encontramos reciprocidade na Biblia em várias passagens, por exemplo 1Pe 3:6,7a; 1Sm 20:17; Jo 11:3, entre outros. Portanto, a apreciação mútua no companheirismo tanto pode ocorrer com o casal, com amigos, pais e filhos, desde que haja reciprocidade em seus atos.
IV.Altruísmo – (Jo 3:26-31) Altruísmo nada mais é do que o sentimento ou atitude de quem privilegia o bem ao próximo.
Sendo assim, o versiculo que mais demonstra isso está em Jo 3:30. Podemos observar João Batista, que tinha como função preparar o caminho para o Messias (Lc 3:4), pregando o batismo e o arrependimento, para o perdão dos pecados (Lc 3:3). João tinha o entendimento de que havia a necessidade de que se batizassem, e no fervor, pegava pesado na mensagem (Lc 3:7). Mas ao mesmo tempo, quando seus discipulos questionam acerca da autoridade de Jesus, categoricamente ele privilegia a sabedoria do mestre (Jo 3:30). É um belo exemplo de ser altruísta.
Conclusão
Companheirismo, acima de tudo, é poder contar com alguém a qualquer hora que precisar, e isso, indiscutivelmente, todos somos unânimes ao afirmar que esse alguém não é outro senão aquele que promete estar conosco até a consumação dos séculos (Mt 28:20).
(EXTRAÍDO “EXPLICANDO AS ESCRITURAS' lições para escola biblica dominical jovens e adultos – 2 semestre/2005)

Nenhum comentário: