quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Os Benefícios da Obediência

OS BENEFÍCIOS DA OBEDIÊNCIA
Deuteronômio 11:13-25

OBJETIVO
Essa aula tem como objetivo apresentar a você, jovem/adulto, o incomparável beneficio que se adquire através da obediência (1Sm 15:22).
INTRODUÇÃO
Desde o principio Deus sempre requereu do homem que ele obedecesse as suas determinações (Gn 2:17), mas o homem sempre deu ouvidos a determinadas vozes que não a de Deus, principalmente quando a questão levantada afeta diretamente o desejo da carne (Gn 3:6).
Jesus durante o seu ministério terrestre, em certa ocasião, já próximo da sua prisão e morte, determinou aos seus discipulos Pedro, Tiago e João que lhe aguardassem enquanto Ele ia mais adiante e disse-lhes: “Ficai aqui e vigiai” (Mc 14:34). Mas ao voltar, Jesus os achou dormindo e deixou claro, fazendo a distinção entre o espirito e a carne, exortando-nos a vigilância (Mc 14:38). Em nossos dias não é diferente; obedecer aos ensinamentos da palavras é mandatório, pois só nos trará beneficios.
Prosperidades recebidas através da obediência, de acordo com o texto
1.Prosperidade comestivel (v 14 e 15) – O versiculo chave lido (v.13) deixa bem claro que quando colocamos Deus em primeiro lugar nas nossas vidas, ou seja, ser compromissado (2Cr 15:2), Ele suprirá todas as nossas necessidades, e aí incluida a material (Mt 6:11). Mas desde tempos remotos o homem não tem dado crédito à palavra de Deus e o mais comum é vermos textos onde o homem, pouco tempo depois de receber a bênção do Senhor, se levanta em murmurações.
Veja que no livro de Êxodo, após Deus dar um grande livramento ao povo de Israel, com a abertura do mar vermelho fazendo com que seu povo passasse a pé enxuto onde o povo se alegrou a ponto de Mirian e as mulheres dançarem na presença de todos (Êx 15:20-21), mas, três dias após, de caminhada pelo deserto, o povo murmurou (Êx 15:22-24). Hoje é a mesma coisa. Uma boa parcela dos irmãos só se alegra quando tudo vai bem, mas quando as coisas ficam dificeis, quase não vão aos trabalhos das suas igrejas, porque normalmente não estão alicerçados na palavra (Mt 22:29).
Mas quando obedecermos a Deus, quando colocamos o Senhor em primeiro lugar nas nossas vidas (v.13), Ele providencia todas as coisas para nós, inclusive a alimentação (v.13,14).
II. Prosperidade Espiritual (v.16) – Desde o principio, Deus requer do homem que o adore incondicionalmente, independente das circunstâncias vividas. E nesse versiculo fica claro que o nosso coração é de onde procede todas as coisas (Mt 15:19). E vemos Deus falar: “Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles”. Isso nos lembra o que o salmista falou no salmo 119:11. Por isso, entendemos que o crescimento espiritual, ou seja, a prosperidade espiritual, ela é adquirida à medida que nos alimentamos com a palavra, quando guardamos a palavra no nosso coração. Jesus, no seu ministerio terreno, deixou bem claro, e que isso sirva de exemplo para nós, onde o texto relata o diabo fazendo uso da palavra (Mt 4:3,6). Então Jesus dá um xeque-mate no v.10, dizendo: “Vai-te, satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás”.
Quando servi a Marinha do Brasil, nos meus trinta anos de bons serviços prestados, aprendi muita coisa, porém o que mais ficou marcado como ensinamento foi sobre os dois pilares que sustentam as forças armadas, que são a hierarquia e a disciplina. E muitas vezes vinham ordens de cima para baixo que não agradavam a maioria da tropa, mas tinhamos que obedecer. E uma frase ficou famosa no dia-a-dia do quartel: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
Deus mandou, tá mandado. Cabe a nós cumprirmos, e assim certamente prosperaremos espiritualmente através da obediência (At 5:29).
III – Prosperidade Familiar (v.18:21) – Existe algo que os antigos sempre fizeram e que certamente contribuiu muito para o fortalecimento da familia (filhos), acerca do evangelho, e que ainda hoje é recomendável, que é o culto doméstico.
Veja o que o texto diz: “E ensinai-as, assentado em tua casa...”. No mundo muçulmano, ao nascer uma criança, mesmo sendo ela uma recém-nascida, no berço os pais recitam versiculos do alcorão no ouvido dela de modo que na infância aquela criança já tenha condições de recitar vários versiculos diariamente. É o que Jesus declarou aos seus discipulos, que os filhos das trevas são mais prudentes que os filhos da luz (Lc 16:8). Existe uma necessidade urgente de rever alguns conceitos atuais, onde muitas vezes a midia, a luta pela sobrevivência, tem deixado as familias muitas vezes sem tempo de se reunirem para adoração ao Senhor. Mas é preciso um esforço e voltar aos bons costumes, a exemplo dos antigos, para que a prosperidade no lar venha ser uma constante na igreja atual.
2.O que Deus quer para nós é que sejamos abençoados, porque essa foi a vontade de Deus para Abraão (Gn 12:3).
Conclusão
Volto a mencionar aquela máxima da caserna: “Manda quem pode, obedece quem tem juizo”. Em todos os setores da vida somos regidos por normas, onde existem superiores e subordinados, e quando pensamos em termos de autoridade, nos lembramos do Rei dos reis, Senhor dos senhores, Juiz dos juizes, Médico dos médicos ... O todo poderoso. “Manda quem pode, obedece quem tem juizo”.
Portanto, a obediência é o caminho da prosperidade.
(EXTRAÍDO da revista “explicando as escrituras” Jovens/adultos 2 semestre/2005)

Nenhum comentário: