quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Grande Família de Jesus

A GRANDE FAMÍLIA DE JESUS
Mateus 12:46-50

OBJETIVO
Esta aula tem como objetivo deixar claro que pertencemos a uma grande familia, uma familia extraordinária, e que um dia estaremos todos juntos na glória (1Ts 4:17).
INTRODUÇÃO
Todos nós pertencemos a uma familia biológica, a qual crescemos juntos, estudamos juntos, realizamos refeições juntos, domimos juntos (Dt 11:19) e um dia formamos uma nova familia (Mc 10:7). Observamos que Jesus reage de uma forma rígida ao referir-se a sua mãe e seus irmãos, colocando-os num plano inferior àqueles que fazem a vontade de seu Pai (v.50). Mas por que isso aconteceu? Porque existem dois tipós de familias: a biológica e a espiritual. Observemos as caracteristicas de cada uma delas:
I – Família biológica (Gn 2:18)
Tudo começou na gênesis, quando Deus disse: frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra. Com isso, Deus estava autorizando a instituição da familia biológica, onde o homem, como cabeça, toma a iniciativa (Mc 10:7; Ef 5:31).
Com a iniciativa do cabeça (1Co 11:3), começa toda uma jornada de responsabilidade de cada membro dessa familia, que, como vimos na lição passada, vai desde a educação dos filhos (Pv 22:6), a responsabilidade do cabeça (1Co 11:3; Cl 3:21), a responsabilidade da esposa/mãe (Pv 12:4; Pv 14:1; Et 1:20), e também a dos filhos (Ef 6:1). Quando todos esses integrantes desempenham suas funções de acordo com a palavra de Deus, quando tudo se desenrola dentro da vontade de Deus, nós dizemos, então, que está cumprida a nossa missão nesse mundo como familias instituidas que somos por Deus (Gn 10:5; Gn 12:3; Ef 2:19).
II – Família Espiritual (1Ts 4:16,17)
É claro que essa grande familia um dia estará toda reunida, mediante o arrebatamento; só que tem um detalhe, essa familia será composta apenas pelos salvos em Cristo Jesus (Rm 10:9). A Bíblia diz que essa familia é grande, porque ela é composta por irmãos de todos os tempos, a começar pelos que morreram em Cristo (1Ts 4:16), aqueles que creram, que deram suas vidas ao Senhor (Sl 37:5), e imediatamente a seguir, nós, os vivos, seremos transformados, onde nossos corpos serão revestidos de imortalidade (1Co 15:51,53). Mas como é que isso ocorrerá? A Bíblia diz que é num abrir e fechar de olhos (1Co 15:52). E quando ocorrerá esse agregamento dessa grande familia? A Bíblia diz que é mistério (Mc 13:32). Em 2Pe 3:10 diz: “Que o dia do Senhor virá como um ladrão”. Isso quer dizer que devemos estar atentos (Mt 24:13) e vigilantes (Mc 13:33).
Portanto, não é como alguns acham e andam pregando por aí, que uma vez salvo, salvo para sempre, e com isso pode ficar de qualquer maneira. Isso é uma mentira do diabo. Na verdade, temos compromisso de estarmos firmes na rocha que é Cristo Jesus (Sl 89:26).
Vejamos o que está reservado para essa grande família:
a) Receber Galardões (Mt 5:12). Galardão é uma recompensa que o Senhor Jesus entregará pessoalmente aos crentes que trabalharam e que trabalham em prol do seu reino, para a sua edificação e para o seu crescimento. É o testemunho do evangelho de Cristo (1Co 3:13,14). É tão importante esse galardão, que tudo que nós fazemos está sendo registrado, está sendo computado para que naquele grande dia (Hb 10:25), até mesmo um copo de água que damos a alguém em nome de Jesus, fará a diferença (Mc 9:41), até se amamos os nossos inimigos (Lc 6:35), dentre muitas outras ações nossas. Agora, o que é galardão em si? Como é? Nós não sabemos, mas talvez seja algo como uma insignia do tipo usada pelos militares para distinguir uns dos outros, para demonstrar os seus feitos, as suas conquistas. É bom lembrar que nessa ocasião não haverá espaço para ciúme, inveja, choro, dor, tudo é festa para essa grande familia; a familia de Jesus (Ap 21:4).
b) Participar da mesa do Senhor (Ap 3:20,21). A Bíblia nos diz que a ceia do Senhor é uma das ordenanças deixadas pelo nosso Senhor Jesus (1Co 11:24). O mais comum, a exemplo da nossa denominação, é que as reuniões da Santa Ceia sejam realizadas mensalmente, mas existem outras que preferem outra periodicidade que não a mensal.
O importante é que hoje nós fazemos em memória, para nos lembrarmos, para estar inculcado, para estar guardado em nossos corações, esse desejo, esse júbilo. O interessante é que em todas as partes do planreta tem uma parcela dessa grande familia fazendo isso, fazendo em memória; são irmãos nossos, negros, brancos, amarelos, mamelucos, olhos apertados, índios, pobres, ricos, doutores, analfabetos, pessoas influentes nas sociedades e pessoas menosprezadas pelas sociedades, são esses que estarão naquele dia, participando daquela grande mesa (1Ts 4:16,17), serão todos os lavados e remidos no sangue do cordeiro (Hb 9:22).
Conclusão
Todos desejamos, anseiamos, um dia estar na glória com o Senhor. Só aí teremos idéia real do tamanho da nossa familia, da grande familia; a familia de Jesus.
(EXTRAÍDO “EXPLICANDO AS ESCRITURAS' lições para escola biblica dominical jovens e adultos – 2 semestre/2005)

Nenhum comentário: