sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Seja Coluna em sua Casa

SEJA COLUNA EM SUA CASA
Juízes 6:11-23

OBJETIVO
Que ao termino dessa aula você possa entender que para Deus nada é impossivel (Mc 10:27b). E que você pode ser a viga principal na sua casa (Gl 2:9a).
INTRODUÇÃO
Muitas vezes não entendemos como as coisas se apresentam diante de nós. Desejamos isso ou aquilo, sonhamos e chegamos até a imaginar como as coisas devam acontecer. Só que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos (Is 55:8). Ou, quem sabe, achamos que não somos capazes, que não temos competência para fazer a obra do Senhor (v.15).
Mas quando Deus opera, ninguém pode impedir (Is 43:13). Mas muitas vezes, além de entendermos a vontade do Senhor, é necessário nos colocarmos à disposição, esforçando-nos e obedecendo, porque o Senhor é conosco(Js 1:9). Entendemos que não é de qualquer maneira que uma pessoa pode se tomar coluna em sua casa. Sendo assim, separamos determinados requisitos, os quais consideramos essenciais na questão de ser coluna.
Requisitos para quem pode, a qualquer momento, ser coluna na sua casa.
I.Estar trabalhando (v.11)
Se observarmos os vs 1 e 6, os filhos de Israel estavam determinados a passarem por um periodo de sete anos nas mãos dos midianitas, por terem procedido mal aos olhos do Senhor. Só que tem um detalhe, a Biblia nos relata que Deus contenpla todos os moradores da terra (Sl 33:14) e sendo assim, ele vê os que trabalham e os que não trabalham (v.11). Foi assim que o Senhor contemplou Gideão trabalhando para salvar o trigo das mãos dos midianitas.
É bom refletirmos no que estamos produzindo, se é útil para nós,para nossa familia e, acima de tudo, para Deus. Naquele momento em que Gideão se dava, ele não pensava apenas em si mesmo, mas pensava no todo, na nação de Israel (At 20:35b).
Como é que eu me encontro na questão da obra? Penso só em mim? Ou me preocupo com o todo? Se observarmos várias chamadas, uma coisa torna-se comum: é que todos estavam trabalhando. Pedro e André (Mt 4:19); (Mt 9:9); Saulo (At 9:3,6).
Como podemos observar, não só esses mencionados, mas também tantos outros que se tornaram colunas, não estavam ociosos, mas trabalhavam de uma forma ou de outra.
Ser coluna é ser disponivel (Pv 6:6).
II.Ser Humilde (v. 15)
Temos observado que ser humilde é algo extraordinário que agrada a Deus, e que muitas vezes a humildade vai além da condição financeira/social, da escolaridade e até mesmo do nivel hierárquico. Temos presenciado, em várias áreas, que quando o chefe se ausenta por qualquer que for o motivo, aquele que o substitui, e que aparentemente era uma pessoa humilde, na realidade não é, pois ele deixa o poder subir a cabeça. É o famoso ditado popular: “Quer conhecer o homem, dá poder a ele”.
Muitas vezes isso é uma realidade, e vez por outra somos surpreendidos com aqueles que estão a nossa volta (Jr 17:9). É verdade que também temos visto pessoas de posição elevada, com uma condição sócio-finaceira boa e serem humildes, assim como é verdade também o inverso, ou seja, uma pessoa menos favorecida sócio-financeira e ser soberba. Portanto, antes de tudo, é bom observarmos o que está escrito em Tg 4:6.
Deus se agrada daquele que verdadeiramente do seu interior emana humildade, não uma humildade hipócrita, mas uma sincera humildade. Foi isso que ocorreu quando Gideão declarou a sua condição (v.15). Ele foi realista, foi sincero. Às vezes queremos demonstrar para os outros e principalmente para Deus algo que não somos, algo que não retrata a realidade.
Deus se agradou da declaração de Gideão, porque é justamente o que se enquadra em Jr 17:5,6. Ao passo que quando confiamos a nossa vida nas mãos do Senhor. Ele é poderoso para nos dar a vitória (Jr 17:7,8).
Conclusão
Deus espera de nós uma postura de verdadeiros servos, a exemplo de Gideão, mesmo em meio as dificuldades, como no caso da nação de Israel que ficou na servidão dos midianitas por sete anos (Jz 6:1), não olhou para trás (Lc 9:62), principalmente quando o Senhor nos tem como varão valoroso (v.12), ai sim, Deus transforma a multidão dos nossos inimigos como se fosse apenas um para nos dar a vitória (v.16,23). Portanto, sejamos colunas em nossas casas, ainda que nos consideremos o menor (v.15)
(EXTRAÍDO da revista “explicando as escrituras” Jovens/adultos 2 semestre/2005)

Nenhum comentário: