segunda-feira, 1 de março de 2010

Velho Testamento I (2º REIS - Parte 01)

Tema:
O 2º Livro dos Reis é uma continuação da história da queda de Judá e Israel, culminando no cativeiro de ambos. Temos aqui a mesma historia de fracasso dos reis e do povo, uma historia de apostasias e idolatrias. Embora este tenha sido o grande período profético de Israel, a mensagem dos profetas não foi ouvida. As reformas que se realizaram sob reis como Ezequias e Josias foram superficiais. O povo logo voltou a seus pecados e continuou neles até que mais nenhum remédio houve (2Cr 36:15,16).

Autor:
O autor humano é desconhecido. Acredita-se que Jeremias tenha compilado os registros feitos por Natã. Gade e outros.

Esfera de ação:
Desde o reinado de Jorão em Judá e Acazias em Israel, até o cativeiro, cobrindo um período de 308 anos de 896 a 588 antes de Cristo.

Conteúdo:
1)Final do Ministério de Elias (1:1-2.13)
2)Ministério de Eliseu (2:14-13.21)
3)Declínio e Queda de Israel (13:22-17.41)
4)Declínio e Queda de Judá (18-25)

1)Final do Ministério de Elias:
1)Elias e Acazias (1:1-8)
2)A trasladação de Elias (2:1-13)
Acazias adoeceu de uma queda que sofreu e mandou consultar os ídolos. Isto era uma abominação aos olhos de Deus. Por isso Deus mandou o profeta Elias ir dizer que aos mensageiros do rei que da cama onde estava não se levantaria mais morreria por causa do seu pecado e por ter feito Israel pecar (Ex 20:3; Dt 5:7; 1:8).
Toda a aparência de crueldade que há na sorte dos dois capitães e seus homens será removida, ao se levar em consideração as circunstâncias. Considerando que Deus era o Rei de Israel, Acazias devia governar o povo de acordo com a lei divina. Portanto, ao prender o profeta do Senhor, por ter este cumprido um dever profético, era ato de notória impiedade e rebeldia. Os capitães ajudaram o rei na sua rebelião, e excedeu em seu dever militar por insultos depreciativos. Ao usar o termo “varão de Deus”, crendo que não era um verdadeiro profeta, a intimação de que se rendesse e se submetesse ao rei era um insulto ainda mais flagrante, já a linguagem do segundo capitão foi pior que a do primeiro. O castigo foi infligido não para vingar um insulto pessoal a Elias mas para vingar um insulto a Deus na pessoa de seu profeta. O castigo não foi infligido pelo profeta, mas sim pela mão de Deus.
2Rs 2, trata da transição profética de Elias para Elizeu. Foi uma transferência pastoral. Deus revelou a Elizeu como Elias iria ser tirado da terra. Confirmou esta direção através dos outros discípulos de profetas. E Por fim concede o pedido de Elizeu que foi uma porção dobrada do Espirito de Elias. Isto é, uma poção dobrada da unção de Deus que havia em Elias. Isto ficou confirmado na travessia do rio Jordão.

Nenhum comentário: