segunda-feira, 1 de março de 2010

Velho Testamento I (ESTER - Parte 01)

Tema:
O livro de Ester tem uma peculiaridade que o distingue de qualquer outro livro da Biblia: não contém uma única menção ao nom,e de Deus, nem tampouco há referencias a lei ou á religião judaica. Apesar de não se mencionar o nome de Deus, há abundantes sinais de que ele estivesse operando e cuidando de seu povo. O livro registra o livramento por Deus do seu povo, de uma ameaça de destruição.
Assim como Deus salvou o seu povo do poder de Faraó, ele livrou Israel da mão do malvado Hamã. No primeiro caso o livramento foi efetuado por uma manifestação de seu poder e uma revelação de si mesmo, mas no último caso, Deus permaneceu invisível ao seu povo e a seus inimigos, efetuando a salvação por intermédio de instrumentos humanos e meios naturais. É a ausência do nome de Deus que constitui a beleza principal do livro e não deve ser considerada como uma mancha sobre ele. Este livro é, como o chama o Dr. Pierson. “O Romance da Providência”.
Por providência queremos dizer que em todos os assuntos e acontecimentos da vida humana, individuais e nacionais. Deus tem uma parte e uma porção. Mas essa influência é secreta e oculta. Assim, nesta admirável história, que ensina a realidade da divina providência, o nome de Deus não aparece e só o olho da fé vê o fator divino na história humana. Para o observador atento toda a história é uma sarça ardente, acesa pela presença divina. A tradição judaica cita Dt 31:18 como outra razão por que não se menciona o nome de Deus. Por causa de seu pecado, Deus tinha escondido seu rosto a Israel. No entanto, embora tenha escondido o rosto, não se esqueceu de seu povo nem deixou de interessar-se por ele apesar de que o fazia sob um véu. Podemos resumir o tema do livro assim: A REALIDADE DA PROVIDÊNCIA DIVINA.

Autor:
Desconhecido. Provavelmente Mordecai (9:20). Também pode ter sido Esdras

Esfera de ação:
Entre os capitulos 6 e 7 de Esdras, antes dele partir para Jerusalém

Conteúdo:
Podemos dividir o livro de Ester centralizando o conteúdo entre as três festas mencionadas nele próprio como segue:
1)A festa de Assuero (1-2)
2)A festa de Ester (3-7)
3)A festa de Purim (8-10)

Nenhum comentário: