segunda-feira, 1 de março de 2010

Velho Testamento I (NEEMIAS - Parte 01)

Tema: Este livro gira em torno de uma pessoa: Neemias. É a autobiografia de um homem que sacrificou uma vida de luxo e prazeres para poder ajudar a seus irmãos necessitados em Jerusalém. Descreve um homem que combinou a espiritualidade com a prática – alguém que sabia tanto orar como trabalhar. Absolutamente destemido, ele recusou fazer pactos com os inimigos externos e com o pecado interno. Depois de reconstruir o muro de Jerusalém e efetuar muitas reformas gerais entre o povo, humildemente deu glória a Deus por tudo o que tinha realizado. A lição principal que ensina a sua vida é que oração e perseverança vencem todos os obstáculos.

Autor:
Esdras e Neemias, possivelmente

Esfera de Ação:
Desde a viagem de Neemias a Jerusalém ate a restauração do culto no templo, cobrindo um período de mais ou menos 12 anos, de 446 a 434 a.C.

Conteúdo:
1)A Reconstrução do Muro de Jerusalém (1-6)
2)Avivamento e Restauração do Culto a Deus (7-13.3)
3)A Correção das 4 Violações (13:4-31)

A Reconstrução do Muro de Jerusalém:
1)A oração e a comissão de Neemias (1-2)
2)Os reconstrutores do muro (3)
3)A oposição dos samaritanos (4)
4)Os nobres repreendidos por oprimir o povo (5)
5)O término da reconstrução (6)
Neemias recebeu a triste noticia de que o restante do seu povo que haviam ficado em Jerusalém, estava sofrendo muito dos saqueadores em consequência da falta dos muros da cidade. Isto entristeceu profundamente a Neemias. Em vista disto ele fez uma campanha de oração e jejum pedindo perdão a Deus pelos pecados seus e do povo, pedindo que Deus quebrasse o cativeiro, durante vários dias (1:2-6)
NEEMIAS ERA O COPEIRO DO REI
O Copeiro nas antigas cortes orientais sempre era uma pessoa de destaque e importância. E, pela natureza confidencial de suas obrigações e seu acesso frequente à presença real, exercia grande influência. Xenofonte, historiador grego, observou particularmente as maneiras graciosas e agradáveis com que os copeiros dos monarcas medos e persas desempenhavam o seu dever de apresentar o vinho a seus amos reais. Tendo lavado o vaso na presença do rei, e derramado na mão esquerda um pouco de vinho que tomavam na sua presença, então lhe entregavam o copo que era seguro com as pontas dos dedos.
A causa indireta de Neemias ter sido enviado a Jerusalém foi o fato de Neemias nunca ter trabalhado com tanta tristeza quanto estava naquele dia (2:1,2). É interessante destacar que o temor de Neemias se explica pelo fato de ser considerado extremamente impróprio aparecer na presença do rei com sinais de tristeza ou de pranto. Entretanto, mesmo com a oportunidade de pedir ao rei pelo seu povo diretamente, mais ele preferiu primeiro orar a Deus para buscar a direção de Deus. Isto nos faz pensar no fato de que hoje alguns lideres não perdem tempo em desfrutar as benesses de políticos muitas vezes ate corruptos e escarnecedores do povo de Deus, nos bastidores (2:4)
TENTATIVAS DE DESANIMAR NEEMIAS
Finalmente foi atendido pelo Rei e dirigiu-se para Jerusalém. Chegando lá se tornou incomodo para os exploradores do povo de Deus, Sambalate e Tobias. Estes eram homens carnais e destituídos de temor a Deus (2:10-19).
A primeira tentativa de desanimar Neemias foi procurar desmoralizar o animo do povo falando que eles não teriam a menor condição de prosperarem. Diante disto, Neemias levantou a voz em oração a Deus pedindo que os protegesse e transformasse em bênção as maldições lançadas sobre o povo por Tobias e Sambalate (4:1-6).
A segunda tentativa de desanimar Neemias e o povo foi a de ameaças de guerras. Logo Neemias orou ao Deus de Israel buscando mais uma vez a proteção e preparou um exercito que guardasse de dia e de noite. Também dividiu o povo em dois grupos, um para trabalhar e o outro para estar de prontidão para a guerra, ficando assim preparado para qualquer ataque de surpresa (4:7-16). Possivelmente houve uma grande seca e com ela uma grande fome. Em consequência disto, os ricos começaram a subjugar os pobre o que era proibido na lei (Lv 25:39). Ao chegar o conhecimento de Neemias estas coisas, ele convocou os lideres do povo e fez com que eles, os ricos, jurassem diante de Deus que devolveriam as terras dos pobres sob pena de serem despojados e expulsos do convívio do povo de Deus (5:1-19).
A última tentativa para persuadir Neemias e o povo a desistir de reconstruir os muros está no capitulo seis. Os inimigos da obra e do povo de Deus tentaram tentando fazer uma aliança ecumênica com Neemias fora dos muros. Na verdade queriam mata-lo. Neemias percebendo a artimanha deles mandou dizer-lhes a famosa frase: “estou fazendo uma grande obra”. Sambalate insistiu por quatro vezes sem sucesso. Então ameaçou de caluniar a Neemias, mais Neemias não se intimidou e Deus permaneceu com ele (6:1-16). Enfim depois de 52 dias terminaram de construir os muros. Deus busca pessoas assim nos dias atuais para fazerem a sua obra.
AVIVAMENTO E RESTAURAÇÃO DO CULTO A DEUS:
Após a reconstrução do muro, a colocação das portas Neemias fez o recenseamento do povo e constituiu guardas e levita reorganizou a vida civil dos judeus. Neste capitulo encontramos o principio bíblico para a escolha de obreiros para a obra de Deus, ou seja, escolher aqueles que são perseverantes na fidelidade a Deus e a sua Palavra e que demonstram um santo temor quanto a evitar o pecado e suas consequências (7:1-13.3).
O capitulo oito de Neemias poderíamos dizer que foi o capitulo do discipulado do povo judeu. Esdras deu a lei. Este foi um dos maiores cultos jamais realizados na história do povo de Deus tanto no Antigo como Novo Testamento. Muitos dos judeus que voltaram do cativeiro já não entendiam o hebraico, considerando que o seu idioma agora era o aramaico. Por isso, quando Esdras lia em hebraico um grupo de levitas e homens dedicados traduziam a sua leitura para o povo em seu idioma. E a Bíblia diz que o povo entendeu tudo (8:12). A Palavra de Deus como revelação divina, o arrependimento, o avivamento espiritual e a alegria estão potencialmente presentes. Eles serão desencadeados pelo Espirito Santo, através de mensageiros ungidos que proclamem a Palavra de Deus, com clareza, poder e convicção.
No capitulo nove o povo judeu demonstrou que o arrependimento deles era profundamente real e duradouro. Buscaram a Deus em jejum humilhando-se diante do Senhor confessando a sua dependência espiritual, fazendo voto de separar-se das coisas que ofendiam a santidade de Deus. Na realidade, o povo se reconsagrou a Deus (9:1-3). Isto é confirmado no juramento que o povo fez no capitulo dez. O Avivamento liderado por Esdras nos capítulos oito a dez conduziu o povo a fazer um firme compromisso de obediência a Deus.
Finalmente no capitulo onze Jerusalém é habitada e a vida volta ao normal em toda a terra de Judá. Como essa Jerusalém era a metrópole do país, era necessário que a sede do governo e uma população adequada estivessem ali para a sua defesa e para guardar os seus edifícios. De acordo com isto, cada decimo homem de Judá e Benjamin foi escolhido por sorte para ser habitante permanente dessa cidade. Em Ne 12:1-13.3, trata da dedicação do muro, da restauração do serviço do templo e da volta de Neemias à Pérsia.
A CORREÇÃO DAS QUATRO VIOLAÇÕES:
Neste vinte e oito versículos restantes do livro de Neemias encontramos as quatro violações do povo que foram muito graves e que são de aplicações importantes para os nossos dias:
1)A violação da santidade do templo (4-9)
2)A violação da lei referente aos levitas (10-14)
3)A violação do descanso do sábado (15-22)
4)A violação da lei da separação (23-31)
Depois de suas primeiras reformas, Neemias voltou à corte do rei da Pérsia (13:6). Ao regressar à Palestina, encontrou o sacerdócio e o povo recaído nos seus antigos pecados. O sumo sacerdote hospedava um governador pagão nos próprios recintos sagrados do templo. O sustento do sacerdócio tinha sido descuidado. O espirito de comercialismo ameaçava a santidade do dia de descanso, e muita gente tinha contraído união ilegal com os pagãos (casos de casamento de crentes com incrédulos). Com seu zelo e energia característicos Neemias logo corrigiu esses abusos. No versículo vinte e cinco descobrimos que existem ocasiões em que os lideres, que são realmente servos de Deus, necessitam ter uma santa ira contra o mal e adotar medidas drásticas para corrigir uma situação maléfica a obra de Deus e ao seu povo. Usar de brandura e mansidão quando há desrespeito publico e cínico diante da vontade de Deus, pelos membros da Igreja, passa a ser covardia e conivência. A correção aplicada por Neemias demonstra um zelo por Deus semelhante ao de Cristo, quando Ele tomou um chicote para expulsar os vendilhões do templo de Jerusalém (Mt 21:12,13; Jo 2:13-16; Lc 19:45).

Nenhum comentário: