segunda-feira, 1 de março de 2010

Velho Testamento I (ESDRAS - Parte 01)

Todos sabemos que os livros de Esdras, Neemias e Ester estão intimamente relacionados. Por se tratar de um mesmo período. Aqui descreveremos apenas os fatos principais que merecem destaque e estão contidos nestes livros. O nosso objetivo é que você possa ter um resumo da historia que abrange o período seguinte ao cativeiro do povo de Deus no Antigo Testamento.
DATAS IMPORTANTES NESTE PERIODO
536 a.C = O regresso dos desterrados sob Zorobabel
535 a.C = A reconstrução do templo
520 a.C = O ministério dos profetas Ageu e Zacarias
515 a.C = A dedicação do templo
478-473 a.C = Os acontecimentos relatados no livro de Ester
458 a.C = Esdras visita Jerusalém
446 a.C = Neemias enviado a Jerusalém como governador, reconstrói o muro e a profecia de Malaquias.

Tema:
A ideia predominante em Esdras é A RESTAURAÇÃO. Uma comparação entre os livros dos Reis e os das Crônicas comprovará o que acabamos de afirmar.
Reis e Crônicas registram a destruição do templo de Israel. O último, Crônicas, a reconstrução do templo de Deus. Um apresenta o quadro escuro de uma nação corrompida pela idolatria. Já o outro, uma nação completamente purificada do culto idólatra. Por outro lado, um registra o descuido da lei, enquanto o outro a restauração da lei ao seu devido lugar no coração do povo. Um registra a mistura de Israel com os pagãos e o outro, a separação completa de Israel da influência dos costumes pagãos. Esdras dá uma lição admirável da fidelidade de Deus. Fiel à sua promessa (Jr 29:10-14), ele estende a mão para reconduzir o povo à sua terra e ao fazê-lo, usa os reis pagãos como seus instrumentos de juízos (Ciro, Dario, Artaxerxes).

Autor:
O fato de ser o livro escrito na primeira pessoa (7-9), indica que foi Esdras o autor. Esdras foi o primeiro da classe conhecida como escribas, copistas oficiais e intérpretes das Escrituras. Sabemos que Esdras dedicou-se ao estudo da Palavra de Deus com a finalidade de expô-la ao povo (7:10). Conclui-se que a Esdras foi atribuída a responsabilidade de pôr em ordem o cânon do Antigo Testamento, isto é, compilar num livro as Escrituras inspiradas.

Esfera de Ação:
Desde a volta da Babilônia até o estabelecimento na Palestina, abrangendo um período de 79 anos mais ou menos (536-457 a.C.).

Conteúdo:
1)O regresso sob Zorobabel (1-6)
2)O regresso sob Esdras (7-10)

I.O Regresso sob Zorobabel (Caps 1-6)
1.O decreto de Ciro (cap. 1)
2.O resto que regressou (cap. 2)
3.Postos os alicerces do templo e restaurado o culto antigo (cap.3).
4.A oposição dos samaritanos (caps. 4,5)
5.A dedicação do templo (cap. 6)
Ciro foi o rei da Pérsia que derrotou o império babilônico, em cumprimento da profecia divina (Isaías 14:22; Jeremias 27:7; Daniel 5:28). Seu decreto permitindo o regresso dos judeus foi predito por Isaías, que chamou Ciro pelo nome 200 anos antes do nascimento deste, referindo-se a ele como libertador do povo de Deus e reconstrutor do templo (Isaías 44:28; 45:1-4). Josefo, historiador judeu, relata-nos que Daniel mostrou estas profecias a Ciro, e que o monarca ficou tão impressionado por elas e tão bem disposto para com o povo cativo, que publicou um decreto permitindo-lhe voltar à sua terra.
A quem usou Deus para efetuar o regresso de seu povo? (1:1). Ao mandato de quem dizia Ciro estar obedecendo? (1:2). Onde encontrou este mandato? (Isaías 44:28). Quais as tribos que voltaram? (1:5). Quem foi o seu chefe? (1:8). Por qual outro nome era conhecido? (2:2, Zorobabel). Quantos voltaram nessa época? (2:64). Qual foi a primeira coisa que fizeram? (3:1-3). Quanto tempo depois de seu regresso foi começada a reconstrução do templo? (3:8). Que efeito teve isto sobre o povo? (3:10-13). Quem desejava ajudar na reconstrução do templo? (4:2; comparar com 2Reis 17:24-41). Aceitou o governador a ajuda dessa gente meio pagã? O que causou esta recusa? (4:4). Quanto tempo durou a inimizade causada desta maneira? (João 4:9). Que forma ativa tomou a sua oposição? Quais os dois profetas que animaram o povo a continuar a construção do templo? (5:1). O que lhes assegurava que o templo seria terminado? (5:5). Que fizeram então os inimigos dos judeus? (5:7-17). Qual foi o resultado desta oposição? (6:1-14). Como se celebrou a dedicação do templo? (6:17). Quantas tribos fizeram representar-se nessa ocasião? (6:17).
II.O Regresso sob Esdras (caps. 7-10)
1. A comissão de Esdras (7:1-28)
2. Os companheiros de regresso de Esdras (cap. 8)
3. O pecado confessado (cap. 9)
4.O pecado abandonado (cap. 10)
No reinado de quem voltou Esdras a Jerusalém? De quem descendia Esdras? (7:5). Como é descrito? (7:6,12). Qual foi o seu propósito em ir a Jerusalém? (7:10). Que missão lhe foi dada? (7:25,26). Como Esdras iniciou seu retorno? (8:21). Como mostrou a sua fé absoluta em Deus? (8:22). Que lei referente as suas relações com o povo pagão os judeus tinham violado? (9:1, comparar com Êxodo 34:15,16; Deuteronômio 7:3). A que conduz sempre a infração da lei? (1Reis 11:4). Que efeito teve em Esdras a infração da lei? Quais foram os sentimentos do povo ao compreender o seu pecado? (10:1). Que pacto fizeram com Deus? Que proclamação fez Esdras? (10:7). Qual a intensidade da convicção do povo?
Note que a ação dos judeus em deixar esposas e filhos pagãos era algo severo, mas devemos lembrar que no passado, o matrimônio com os pagãos causava o pecado e a idolatria e que era necessário que a tribo de Judá permanecesse pura porque dela havia de vir o Messias. Entretanto, creio eu que esta ainda é a vontade de Deus para os seus filhos os crentes em Jesus que esperam o arrebatamento da Igreja.

Nenhum comentário: