quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Gigante Davi

Golias foi colocado pelos filisteus para duelar contra um homem de Israel. Quem vencesse, ganharia, além da luta, o dominio sobre todo o povo derrotado. Os filisteus simbolizavam o diabo, que coloca no caminho da pessoa problemas que parecem gigantes para duelar com ela. Se observarmos bem, de quando em quando, aparece um problema daqueles para afrontar a nossa fé. A verdade é que, quando não o vencemos, passamos a vida toda dominados por ele. Quantos têm dividas que não conseguem pagar, problemas no casamento que não se resolvem nunca, doença que não tem cura e outros mais?
Em Israel toda vez que o gigante falava, o medo aumentava... E não havia, no exército, quem tivesse disposição para enfrentar o duelista, mesmo com toda a recompensa que o Rei havia prometido. Quantos que, mesmo vendo tudo que Deus tem feito e sabendo de todas as Suas promessas, estão reféns do medo e não conseguem viver pela fé?
Um dia, Jessé enviou Davi a seus irmãos, e ele soube de tudo o que estava acontecendo. A atitude de Davi poderia ter sido a de se juntar à multidão de derrotados, como, aliás, tem acontecido com muitos, inclusive com os que se dizem cristãos. Diante daquela situação, Davi mostrou que a visão da fé que estava dentro dele o fazia um Verdadeiro Gigante, pois, mesmo ouvindo tantas palavras de dúvidas, de incredulidade, inclusive em relação à sua estatura e pouca experiência, não titubeou, não se deixou enganar pelos que agiam pelo sentimento ou pela emoção. Davi foi em frente com a determinação que caracteriza o vencedor.
O último desafio de Davi, antes de enfrentar Golias, foi o de estar diante do Rei Saul e convencê-lo de que tinha condição de vencer o duelo. Diante de tantas evidências, Saul teve que se curvar e entregou a Davi a armadura e todas as armas necessárias para a batalha. Quantos estão convencidos de que podem vencer, porém, as armas que tem usado são carnais? As religiões têm ensinado as pessoas a aceitarem o mal. E, quando elas tentam lutar, suas armas não funcionam diante dos problemas.
O grande dia havia chegado: De um lado Golias e os filisteus, certos de que o medo provocado pelas ameaças havia surtido efeito. De outro lado, Davi estava sozinho e não podia contar com o apoio de ninguém, pois a incredulidade era total. Todos estavam esperando para conhecer o vencedor. Assim também acontece conosco! Quantos estão esperando pra ver se realmente o Deus em que cremos é real, se a nossa fé traz resultado?
Golias tentou fragilizar Davi falando-lhe, em outras palavras, que não havia a menor chance para ele. É isso que o diabo faz por meio dos grandes problemas. Porém, a fé que estava dentro de Davi era tão grande que, mesmo com todas as circunstâncias contrárias, ele mostrou quem era o verdadeiro GIGANTE. Pois, com apenas uma pedra, derrubou aquele que era a grande ameaça de Israel.
Esta batalha nos faz ver claramente que o que importa não é o exterior, e sim, o que a pessoa tem dentro dela. Não importa o tamanho, a cor, o grau de instrução, ou a condição econômica, enfim, se a pessoa vive pela fé sempre será GIGANTE diante dos seus inimigos.

Nenhum comentário: