domingo, 2 de agosto de 2009

As Cinco Ofertas

Uma das interrogações mais importantes da vida é a seguinte: “Como pode um povo que não é santo aproximar-se de um Deus santo?”
Logo no principio do livro (Levitico) vemos Deus tomar providências para que o seu povo se aproximasse dele com o fim de adorá-lo. Este livro mostra ao povo remido de Israel que o caminho para Deus é através do SACRIFICIO e que ele deve caminhar com Deus numa vida de santidade.
Não é estranho que haja no íntimo de cada coração uma consciência de culpa e que as pessoas sintam a necessidade de fazer alguma coisa com o fim de obter o perdão ou alcançar o favor daquele a que ofenderam? O pagão traz sacrificios ao altar dos seus deuses, porque compreende que nada pode fazer com o seu pecado. É preciso que se faça expiação pelo pecado. Na Índia, as mães costumavam atirar os filhos ao rio Ganges a fim de aplacar seus deuses. O governo britânico pôs fim a essa prática.
O pagão não pode ver além do seu próprio sacrificio. Quando olhamos para os SACRIFICIOS em Levitico, vemos que são apenas figuras. Eles apontam para o SACRIFICIO PERFEITO pelo pecado, que seria realizado no Calvário.
Todos os SACRIFICIOS neste livro apontam para o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (João 1:29).
O pecado pode ser perdoado mas tem de receber seu castigo. O salario do pecado é a morte (Romanos 6:23). O pecado impede-nos de nos aproximarmos de Deus. Deus é por demais puro para contemplar o mal. Não pode haver comunhão entre Deus e o pecado, enquanto o pecado não for removido, e o único meio de removê-lo é o SACRIFICIO. Sem derramamento de sangue não há remissão (Hebreus 9:22).
Há cinco ofertas descritas em Levitico. Deus quer que compreendamos a terrivel realidade do pecado, por isso ele espera um SACRIFICIO todos os dias.
Esta é a relação das ofertas, com uma palavra-chave para identificá-las. Decore este esboço simples a fim de gravar os seis primeiros capitulos de Levitico.
O HOLOCAUSTO (Submissão de Cristo a favor do mundo [Cap 1]).
A OFERTA DE MANJARES (Serviço de Cristo na vida [Cap 2]).
A OFERTA PACIFICA (Serenidade de Cristo na vida [Cap 3]).
A OFERTA PELO PACADO (Substituição de Cristo pelo pecado [Cap 4-5:13]).
A OFERTA PELA CULPA (Satisfação das exigências de Deus por meio de Cristo [Cap 5:14-6:7]).

Nenhum comentário: