segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Conquista da Terra prometida

Josué 23:1-16
Depois da longe caminhada pelo deserto e de muitos acontecimentos envolvendo os descendentes de Abraão, herdeiros da promessa, finalmente chegou o momento em que o povo escolhido viu a palavra divina cumprir-se. Êx 3:6 e Js 23:14. Agora o povo atravessaria o Jordão e tomaria posse de Canaã. O texto principal que narra esse fato é Josué, capitulo 1 a 12.
O periodo de conquista, que estudaremos hoje, iniciou-se com a vitoria dos israelitas sobre Seom, rei dos amorreus, Dt 3:1-3, e prosseguiu marcado pela intervenção divina, Js 23:3.
I.AS PRIMEIRAS CONQUISTAS
Ao se aproximarem da terra, os hebreus se defrontaram com a resistência de pequenos reinos situados a leste do Jordão. Tentaram negociar a passagem, mas seus reis negaram e, consequentemente, houve batalhas. Sob o comando de Moisês, Israel dominou a Transjordânia e dividiu-a entre as tribos de Rúben, de Gade e de Manassés.Depois disso, Moisés passa o comando a Josué, que atravessa o Jordão e conquista a região oeste, Nm 32:33.
a) Combate aos amorreus, Nm 21:20-32 – Em suas jornadas, Israel chegou ao vale no campo de Moabe (v.20), e dali enviou mensageiros ao rei Seom (v.21), solicitando passagem pelas suas terras (v.22). Estes não atendeu aos israelitas, antes decidiu guerrear contra o povo de Deus e foi derrotado (vv. 23-25). A dureza de coração desse rei foi um plano de Deus para dar essa terra em herança ao povo escolhido, Dt 2:25,30,31.
b) Vitória sobre o rei de Basã, Nm 21:33-35 – Na sequencia, Ogue, rei de Basã, com todo o seu exercito, marchou contra Israel (v.33). Deus concedeu ao seu povo mais uma vitória e a posse daquelas terras, v.35.
II.A ENTRADA TRIUNFAL EM CANAÃ
Com a morte de Moisés, Dt 34:1, Josué assumiu a liderança do povo de Deus e marchou em direção à terra de Canaã, Js 1:1-3. Diante do rio Jordão, os filhos de Israel presenciaram mais um grande prodigio. Assim que os sacerdotes, que seguiam à frente, levando a arca da aliança, molharam seus pés no rio, Deus abriu um caminho no Jordão, como fizera no Mar Vermelho, Js 3:15-17. Era um sinal de que todas as barreiras que se erguessem diante desse povo seriam destruidas pelo poder de Deus. Para que isso não fosse esquecido, doze pedras foram tiradas do leito do rio e postas por memorial, Js 4:5-7. Os efeitos dessa entrada gloriosa em Canaã foram imediatos sobre seus habitantes que já desmaiavam de pavor, Js 2:9; 6:1.
III. A QUEDA DE JERICÓ
Jericó foi a primeira cidade além do Jordão a ser conquistada. Suas muralhas eram espessas e altas. Estava completamente fechada, Js 6:1. Do ponto de vista humano, dificilmente seria conquistada. Deus, porém, mais uma vez orientou o seu povo, Js 6:2-5. A cidade não foi atacada de acordo com a estrategia militar comum. Israel simplesmente seguiu as instruções divinas e as altas muralhas ruíram pelo poder de Deus. A cidade foi dominada e destruida, Js 6:20.
IV. AI, UMA DURA LIÇÃO PARA ISRAEL
A passagem pelo Jordão e a conquista de Jericó deixaram os filhos de Israel entusiasmados demais. Criam que nenhum de seus inimigos pararia em pé diante deles. Isso era verdade, mas havia uma condição: Israel deveria conservar-se santificado ao Senhor, Js 3:5; 7:13. A próxima cidade contra a qual Israel investiu foi a pequena cidade de Ai, Js 7:3. Apesar de ter poucos habitantes e não ser tão fortificada quanto Jericó, os exercitos de Israel enfrentaram sua primeira e amarga derrota, Js 7:4,5.
Por que Israel venceu um povo forte e, logo em seguida, teve que fugir diante de um pequeno exército? Não seria isso uma afronta ao nome do Senhor? Essas eram as indagações de Josué, Js 7:7-9. No entanto, Deus estava apenas ensinado ao seu povo uma importante lição: sem santificação não há vitórias, Hb 12:14. Israel havia sido derrotado porque Acã tomou para si objetos que achara em Jericó, Js 7:21. O pecado foi removido, 7:20-25, a comunhão restabelecida e a vitória alcançada, Js 8:18-22.
V.DOMÍNIO FINAL SOBRE CANAÃ
Após a conquista de Jericó e Aí, os gibeonitas, com medo, enganaram a Josué e propuseram aliança, Js 9:4-5. Sentindo-se traidos, reis de várias cidades cananitas atacaram Gibeom. Como Josué havia feito um pacto com os gibeonitas, defendeu Gibeom e venceu os reis aliados, Js 10:5-10. A vitória veio do Senhor, Js 10:11. Foi durante essa memorável batalha que “ o sol se deteve e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos”, Js 10:13. Em seguida, o povo de Deus se empenhou na conquista das cidades do Sul da Palestra, Js 10:28-41. Mais uma vez foram bem sucedidos, porque o Senhor pelejou por eles, Js 10:42.
Após a conquista do Sul, iniciam-se as conquistas das terras do Norte de Canaã, Js 11:1-20. Foi nessa época que Josué exterminou os enaquins, gigantes que causaram tanto temor aos espias enviados por Moisés, ao ponto de desejarem voltar ao Egito, Nm 13:33 e Js 11:21.
A terra conquistada em Canaã foi dividida entre nove tribos e meia, Js 14-19, porque duas tribos e meia já haviam recebido herança na Transjordânia, Nm 32:33. A tribo de Levi, que se dedicava ao serviço religioso, não recebeu herança, Js 13:33, apenas algumas cidades, Js 21. Josué faleceu aos 110 anos, deixando ao povo sua convicção inabalável nas promessas divinas.
(EXTRAIDO da Revista de Estudos Bíblicos “Alelua”)

Nenhum comentário: