quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A Grande escola do deserto

Dt 8:1-6
O deserto não foi apenas um obstáculo geografico que o povo escolhido teria que vencer a fim de atingir a terra prometida. Foi uma verdadeira escola onde Deus ensinou seus preceitos deu a Israel uma estrutura de nação organizada e moldou o caráter de seu povo, Dt 8:2-5. Israel não gastou 40 anos “atravessando” o deserto, mas “permaneceu” 40 anos no deserto. Nm 14:33, num periodo formativo. Deus queria ensinar-lhe várias lições e o deserto era o melhor lugar para os propósitos de Deus, Êx 13:17,18. Meditaremos nesses fatos, hoje, procurando extrair algumas dessas lições para nossa caminhada.
I.APRENDENDO A DEPENDER DO SENHOR
Em todo o processo de libertação de seu povo no Egito, Deus já tinha o objetivo de ensinar seus filhos a depender dEle. Apesar de toda a situação de humilhação em que o povo estava, Deus revelou que era capaz de suplantar a pressão externa e dar o livramento ao tempo certo.
a) Deus vocaciona lideres para conduzir o povo.
Deus nunca deixa seu povo desamparado. Sempre levanta um lider para falar em Seu nome ou conduzi-lo em situações de perigo. Foi assim que chamou Moisés, através da sarça ardente, Êx 3:2; Arão, os setenta auxilares de Moisés. Josué e depois os juizes e reis.
Entre os milhares de escravizados no Egito. Deus levantou Moisés para ir falar com Faraó e para conduzir o povo. Ainda hoje Deus levanta homens para sua obra, estando à frente das igrejas ou dos campos missionarios.
b) Deus dá as provisões e meios para subsistência.
Dias depois da saida do Egito, um grave problema começa a acontecer. Faltava água e comida. O povo clamava a Moisés. A situação era realmente dificil. Em pleno deserto, com 600 mil homens e sem os viveres necessários. Nessa hora o povo vai conhecer o Deus que supre as necessidades, Fp 4:19. Primeiramente Deus supre a necessidade de pão e carne, através do milagre do maná e das codornizes. Êx 16:11-15. Depois, o grande milagre da água que jorra da rocha em Refidim, Êx 17:6. Caminharam e “nunca se envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos”, Dt 8:4.
Hoje, ainda, Deus supre nossas necessidades materiais e espirituais através de Jesus. Ele é o pão da vida, Jo 6:35, e a água viva, 1Co 10:4.
c) Deus livra dos perigos.
Já na saida do Egito, a bondosa mão de Deus livrou seu povo, fazendo perecer no mar os carros e os soldados egipcios que o perseguiam, Êx 15:4. Livrou dos perigos naturais do deserto, principalmente das serpentes e dos escorpiões venenosos, Dt 8:15. Livrou do sol escaldante e da escuridão da noite, mandando, durante o dia, uma nuvem para proteger o povo na caminhada, Êx 13:21, e à noite uma coluna de fogo que iluminava e aquecia. Deus livrou de povos inimigos que se colocaram à frente de Israel no deserto para impedir sua passagem, Êx 17:8. Não era uma guerra comum. Josué foi escolhido como comandante, mas Moisés permaneceu com as mãos estendidas, intercedendo, enquanto a batalha se travava, Êx 17:11-12.
II. APRENDENDO OS PRECEITOS DE DEUS
É através de Moisés, no Sinai, que o povo vai receber as normas de Deus para sua conduta e sua vida religiosa. Até então o povo não tinha nada nesse sentido. É a lei que dá diretrizes, indicando direitos e deveres. Nela estão, também, as penas para quem as infringir.
Moisés foi o grande legislador hebreu e através dele Deus deu ao povo:
a) A lei moral.
São os dez mandamentos, Êx 20:1-17. Eles trazem as regras para um santo viver. Nas palavras de Jesus, os dez mandamentos resumem-se no amor a Deus e ao proximo, Mc 12:30.
b) A lei civil.
Trata da vida juridica e social de Israel como nação, Êx 21:1 a 23:33.
c) A lei cerimonial.
Trata da forma e do ritual da adoração ao Senhor por Israel, incluindo também o sistema sacrificial, 24:12 a 31:18
O Pentateuco é também chamado de lei de Moisés, Ed 7:6. Essa lei, com todo o seu ritual de adoração e sistema sacrificial, durou até João, Lc 16:16. Jesus cumpriu a lei, Mt 5:17, e tirou de sobre nós o seu jugo, Gl 3:13. Em lugar da lei está a graça, Jo 1:17, ou seja, um favor imerecido que Deus proporciona ao pecador.
III. APRENDENDO A ADORAR A DEUS
No Sinal, Deus ordenou a Moisés que construisse um tabernáculo, que era uma tenda móvel e nela se realizavam os sacrificios como forma de culto e de encontro com Deus. Deus habitaria no meio do seu povo, Êx 25:8, por isso, o tabernáculo, também conhecido como “tenda da congregação”, deveria ficar exatamente no centro do acampamento, rodeado pelos levitas e demais tribos de Israel.
O tabernáculo deixou profundas lições para a Igreja, tanto através da rica tipologia dos seus objetos, como também pelo significado espiritual do sacerdócio, dos sacrificios e das celebrações anuais, Hb 10:1. O Senhor deu a Moisés o modelo exato de tudo que deveria ser feito.
Também faziam parte do culto judaico as festas do Senhor, no Antigo Testamento. Eram reuniões solenes, através das quais Deus mantinha vivos na memória do povo seus atos poderosos. Possuiam, além do sentido histórico, um rico significado espiritual.
(EXTRAIDO da Revista de Estudos Biblicos “Aleluia”)

Nenhum comentário: