quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Como ler a Bíblia

Muitas pessoas não se animam a ler a Bíblia, porque não entendem quase nada daquilo que estão lendo. Há outras ainda que ficam perdidas nas genealogia e números apresentados no Antigo Testamento. Contudo, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Timóteo 3:16).
Portanto, por mais dificil, complicado ou mesmo cansativo que seja o estudo das Escrituras, ainda assim elas são a Palavra de Deus, e o que não entendemos agora, amanhã nos será esclarecido. O importante é termos o conhecimento delas, pois mais cedo ou mais tarde surtirão efeito para os nossos problemas.
O leitor não deve ficar preocupado por não entender muitas passagens bíblicas, pois realmente jamais existiu um homem sequer neste mundo capaz de interpretar totalmente a Bíblia. Aliás, essa é uma das razões da existência dos vários tipos de igrejas neste mundo, pois cada uma interpreta a Bíblia à sua maneira.

Aqui vão alguns conselhos úteis para a leitura correta da Bíblia:

1.O leitor deve, antes de abrir a sua Bíblia, fazer uma oração sincera ao Espirito Santo, para que ilumine e oriente sua leitura.
2.É apropriada a leitura diária de três capitulo do Antigo Testamento e dois do Novo Testamento.
3.O local para a Bíblia ser lida deve ser silencioso, e a posição para fazê-lo deve ser sentado, nunca deitado.
4.A leitura nunca deve ser apressada; pelo contrário, deve ser pausada e com observância das pontuações, pois elas são muito importantes para um entendimento maior daquilo que está escrito.
5.Observar muito bem os verbos, pois eles exprimem sempre uma ação.
6.Anotar as palavras não compreendidas e, em uma outra oportunidade, procurar o significado no dicionário.
7.Prosseguir na leitura ainda que não a entenda, pois, oportunamente, quando ler de novo a mesma passagem, esta lhe parecerá mais clara.
8.Nunca deixar para ler amanhã o que pode ler hoje. Lembre-se de que o diabo fará todo o possível para você desistir de ler a Bíblia toda, pois ele sabe que, se você prosseguir na leitura, será muito mais capaz e terá muito mais fé.

Nenhum comentário: