domingo, 25 de julho de 2010

O ABORTO

Não matarás. (Êxodo 20:13)

Estudo ministrado na Escola Biblica Dominical no dia 11/07/2010 na Igreja Metodista Wesleyana em Venda Nova/Belo Horizonte-MG.


Objetivo Geral


Mostrar o valor da vida humana à luz da Biblia, e que Deus condena o aborto.


Comentário

Uma das bases principais da discussão ética através da historia é a questão do valor da vida humana. Na tradição Judaico-Cristã, essa valorização da vida humana aparece sintetizada no sexto mandamento do Dec[álogo através do imperativo: "Não matarás". Não obstante, a consciência da humanidade, a cerca deste assunto, o ser humano não tem conseguido afastar definitivamente do seu horizonte a realidade da morte. Agressões ao valor da vida humana como: suicidios, homicidios, a pena de morte, eutanásia, guerras, sequestros, e o aborto etc, são evidências de que mesmo o homem mais civilizado ainda não chegou à plena consciência do valor da vida humana.


1. O que é aborto?

É consenso que a vida humana tem o seu inicio com a fecundação ou fertilização. Quando falamos de inicio da vida, falamos tanto no sentido biológico quanto no sentido teológico. Isto porque tanto a parte material quanto imaterial (alma e espirito), passam a existir simultaneamente na fecundação. Da primeira semana ate o segundo mês, ele é conhecido como embrião; a partir do segundo mês já é um feto.

Admite-se comumente que o feto só consegue viver fora do ventre materno com vinte e oito semanas. Por isso, entende-se como aborto a interrupção da gravidez quando o feto não é viável isto é, quando não pode subsistir fora do ventre materno.



2. Tipos de aborto

Em principio há dois tipos de aborto: o aborto espontâneo e o aborto provocado. Chama-se aborto espontâneo quando a interrupção da gravidez se dá por causas naturais, sem a livre intervenção humana. O aborto provocado é o que se deve à livre intervenção do homem.



2.1 - Tipos de abortos provocados

Costuma-se classificar o aborto provocado em quatro tipos conforme as suas "causas" ou "razões":

a) Aborto terapêutico. Aborto provocado quando o prosseguimento da gravidez põe em risco a vida da gestante.

b) Aborto eugênico. Aborto provocado quando existe o risco, e às vezes a certeza, de que o novo ser nasça com anomalias ou malformações congênitas.

c) Aborto humanitário. Aborto provocado quando a gravidez veio como consequencia de ação violenta, como, por exemplo, o estupro.

d) Aborto psicossocial. Aborto provocado quando a gravidez é "indesejada" por razões sociais ou psiquicas: problemas econômicos ou de moradia, gravidez em mulheres solteiras, ou como consequencia de relações extraconjugais etc.



3. Que diz a biblia sobre o aborto?

Vamos ver algumas considerações importantes que a biblia faz sobre o aborto.


3.1 - O valor da vida humana como dom de Deus

A ordem de Deus em Êxodo 20:13 é "Não matarás". Este imperativo ecoa por toda a Biblia (Gn 9:6; Êx 21:22,23; Lv 24:17; Mt 5:21; 19:18; Mc 10:19; Lc 18:26; Rm 13:9; Tg 2:11; Ap 9:21; 21:8; 22:15). Sendo assim, qualquer atentado contra a vida, como o aborto, é totalmente reprovável por Deus. Já que Ele é o doador da vida, só Ele tem o direito de tirá-la.


3.2 - A vida começa na fecundação

Na união do espermatozóide com o óvulo, tem-se a fecundação e consequentemente o inicio da vida. Essa nova vida, não é uma extensão da mãe, como um apêndice que pode ser retirado. Mas um ser pessoal e um novo individuo. A Biblia não faz distinção entre a vida nascente (embrião, feto), e a vida desenvolvida. Isto por que se a vida humana começa na fecundação, potencialmente, não pode tornar-se outra coisa senão um ser humano.

No Salmo 139:13-16, o salmista demonstra o seu assombro e seu louvor diante de Deus descrevendo sua vida intrauterina desde sua existência informe ate desenvolvimento total do feto. Além disso, ele fala do relacionamento entre Deus e o embrião quando diz: "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias...".

Outros textos vão confirmar a realidade do relacionamento entre Deus e o não-nascido (Jó 10:8,11; Sl 78:5,6; Jr 1:5; Gl 1:15,16; Is 49:1,5). Fica claro, portanto, que se Deus é capaz de interagir com o não-nascido, e que se a vida começa na fecundação, aborto é assassinar uma vida. E isso é abominação diante de Deus. O livro do Apocalipse arremata dizendo: "Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os ASSASSINOS...".

Conclusão

A Igreja Metodista Wesleyana, bem como todas as demais denominações sérias e que seguem a Palavra de Deus, é a favor da vida. Por isso, repudiamos completamente a prática do aborto, em quaisquer circunstâncias (terapêutico, eugênico, humanitário, psicossocial). A Biblia diz que devemos dar a vida pelos nossos irmãos, e não tirá-la (1Jo 3:16).

Aplicação Prática

1. O aborto deixa marcas profundas naqueles que o praticam. Peça ao Senhor que te conceda palavras de cura e perdão para que sejas um restaurador de corações destroçados e consciências culpadas.

2. Tenha uma palavra e incentivo e apoio para mulheres que acreditam ser o aborto a única saida. Mostre o poder de Deus em transformar e redimir a Historia, apresentando o milagre como garantia de Deus para os que obedecem aos seus mandamentos.

Fixação de Aprendizagem

1. Por que a prática do aborto é condenável para nós, os cristãos?

Nenhum comentário: