sexta-feira, 9 de julho de 2010

ANJOS uma perspectiva biblica e atual (Parte 08)

CONFRONTANDO OS DEMÔNIOS NA EXPERIÊNCIA CRISTÃ
Romanos 8:31-37

Introdução
O ensino sobre a demonologia não pode ser relagado ou tratado secundariamente, pois o assunto está em evidência na experiência humana. Nesta lição, mostraremos as várias formas de atuação demoniaca na vida da humanidade e o ataque as verdades biblicas.
I – Confrontando os Poderes das Trevas
Por comodismo religioso ou por medo de admitir a realidade do confronto espiritual, muitos crentes evitam falar no assunto. Ao agirem dessa forma, não percebem que estão favorecendo o esquema satânico.
1.O que significa esse confronto. Inevitavelmente estamos numa operação de guerra espiritual e a vitória só é possivel mediante a consciência de que “somos mais que vencedores, por aquele que nos amou” (Rm 8:37). Nessa confrontação espiritual, não pode haver espaço para descuidos e “pouco caso” com o inimigo. Lamentavelmente, há um perigo camuflado na mente de muitos cristãos que é o de ignorar o diabo. Tratam-no como se este não representasse nenhuma ameaça. A biblia nos ensina a estar alertas para as suas investidas maldosas, porque o diabo e seus demônios são perigosos e traiçoeiros.
2.Confrontando os espiritos territoriais. A expressão “espiritos territoriais” não é muito comum em nossos dias, mas a sua realidade é tão velha quanto a Biblia. Esta expressão esta inserida no contexto escrituristico de Efésios 6:12; Cl 1:16; Dn 10:13,20.
Os demônios (anjos caidos) se espalham pelo mundo sob o comando de Satanás e procuram impedir o conhecimento acerca de Deus. Na segunda Epistola aos Corintios (2Co 4:4). Paulo declarou que o diabo, denominado “deus deste seculo”, cegou o entendimento dos incredulos para que não vejam a luz do Evangelho. Somente essa gloriosa e poderosa luz do Evangelho tem poder para libertar as criaturas humanas dos poderes das trevas.
3.Espiritos territoriais estabelecidos em pontos geográficos estratégicos. Há uma classe de demônios que se estabelecem em pontos geograficos estrategicos, invadindo a vida de nações, de governantes e de pessoas ignorantes para que não conheçam a Deus. O diabo e seus demônios não respeitam bandeiras, nem vontades; eles simplesmente invadem e procuram dominar com os poderes das trevas.
4.Exemplo biblico de espirito territorial. Quando o profeta Daniel orava a Deus pelo seu povo no exilio babilônico, dois “espiritos territoriais” identificados como “o principe do reino da Pérsia” e o “principe da Grécia” procuraram impedir que o anjo de Deus, Gabriel, descesse para ministrar a Daniel (Dn 10:13,20). Esses principes referidos não eram os governantes fisicos da Pérsia e da Grécia, mas eram demônios com poderes de “principados” na hierarquia satânica.

II – Confrontando as Formas de Ação dos Demônios
Existem varias formas de ação demoniaca contra os seres humanos. Lamentavelmente tem havido muito debate sobre as atividades dos demônios em relação ao mundo e a Igreja de Jesus Cristo. Ate onde os demônios podem atingir os cristãos verdadeiros? Pode um crente nascido de novo ficar possuido por demônios? Responderemos a essas questões pela Palavra de Deus.
1.Os demônios se opõem ás obras de Deus. Satanás comanda seus demônios aliados contra todas as obras de Deus, especialmente a humanidade. Eles usam de muitos artificios para enganar e induzir a criatura humana contra o seu Criador. Satanás é inimigo declarado do Deus Criador e depois do homem (Zc 3:1; 1Pe 5:8). Sua oposição é feita de modo ostensivo porque uma das carateristicas de Satanás é o de “acusador” (Ap 12:10). Na esfera das acusações, ele tenta lançar o homem contra Deus, como o fez contra Jó (Jó 1:9,11; 2:4,5).
2.Os demônios influenciam as pessoas. Como acontece a influencia demoniaca? Nesse nivel, os demônios exercem poder sobre uma pessoa sem possui-la. Significa a indução para práticas que fogem aos principios basicos da vida moral e ética. Mesmo um cristão nascido de novo pode ser influenciado em sua mente por agentes espirituais demoniacos, uma vez que sua vida fisica esta na dimensão da “carne”.
3.Os demônios podem manter as pessoas sob sujeição. Nesse nivel, a pessoa que estiver sob sujeição demoniaca estará escravizada ao poder dos demônios, no sentido de fazer o que eles quiserem. Um dos exemplos tristes e trágicos sobre sujeição demoniaca é o caso de Judas Iscariotes. O diabo descobriu a fraqueza de caráter de Judas Iscariotes, e colocou no seu coração um sentimento de traição e avareza (Jo 13:2).
4.Os demônios oprimem as pessoas. A despeito de salvo é fato que os cristãos são alvos constantes do ataque de Satanás. Pode um cristão fiel a Cristo ser oprimido pelo diabo? Temos no Antigo Testamento a experiência de Jó. Homem fiel a Deus e de comportamento exemplar, mas por permissão divina, Jó foi oprimido pelo diabo. De igual modo, o diabo pode nos oprimir, se Deus o permitir. Na verdade, Deus não tem prazer no sofrimento de ninguém e, muito menos, dos seus servos fiéis. Porém, os designios divinos alcançam uma dimensão muito superior a nossa capacidade de compreender esses designios.
5.Os demônios podem invadir e possuir as pessoas. A possessão demoniaca manifesta-se na invasão da personalidade de uma pessoa; o corpo desta, então, é habitado por um ou mais demônios e estes passam a ter o controle total da vida da pessoa. Todo o seu ser, espirito, alma e corpo, é dominado pelo diabo. Até mesmo a aparencia fisica da pessoa possessa é afetada no modo de andar, nos movimentos faciais etc. Atitudes irracionais são praticadas sem nenhuma consciência de ser e fazer. Nos dias do ministério de Jesus na terra, foi trazido a sua presença um menino endemoninhado, o qual rangia osd dentes, espumava pelos cantos da boca, fazia caretas, lançava-se na agua e no fogo. Eram atitudes destrutivas e irracionais ate que Jesus expulsou o espirito que o possuia (Mc 9:17-27).

III – Pode um Cristão Autêntico Ficar Endemoninhado?
1.Modismos doutrinários perigosos. Entre as perigosas conceituações doutrinárias tem sido espalhada a ideia de cristãos endemoninhados. Sera que uma pessoa nascida de novo pode ser possuida por demônios? Duas verdades são importantes neste contexto. Primeiro, um cristão estará seguro enquanto permanecer em Cristo. Segundo, temos evidência biblica de que um cristão por própria vontade pode afastar-se de Cristo, tornando-se vulneravel à ação dos demônios. Alguns teólogos modernos tem ensinado que alguns crentes podem receber no seu interior algum demônio. É inaceitavel essa ideia porque é impossivel que o Espirito de Cristo conviva com um demônio num mesmo coração. Ou Cristo ou o diabo; nunca os dois.
2.Erros doutrinários que devem ser corrigidos. A idéia de que um cristão nascido de novo pode ficar endemoninhado é absurda e perigosa. Por essa e outras ideias semelhantes se criaram falsas doutrinas, as quais devem ser aclaradas e corrigidas.
a) Há um conceito torcido e vago acerca do que significa ser cristão autêntico no meio evangelico. A segurança do cristão torna-se tão invulnerável que a obra de Cristo perde o seu valor salvifico. É como se a obra de Jesus não tivesse sido completa. Temos que ter o cuidado para não adotarmos a teoria de “uma vez salvo, salvo para sempre”. Essa teoria é um terrivel corrosivo na vida cristã, porque da uma falsa ideia de segurança. A salvação é preciosa e não se perde por coisas banais, mas é necessário cuidar dela enquanto estivermos neste mundo, porque podemos perdê-la.
b) Outro erro grave de interpretação é ensinado quanto as obras da carne, as quais são chamadas de demônios. Nominar os demônios por adultério, fornicação, inveja, ciúme, mentira e outros nomes listados como obras e não como espiritos é o mesmo que elogiar os demônios. Eles podem influenciar, induzir ou provocar situações que despertem essas “concupiscências da carne”, mas esses espiritos imundos não tem esses nomes ou titulos. Se as “obras da carne” fossem espiritos imundos que vivem dentro das pessoas sob o seu dominio, tambem teriamos que admitir que as obras do fruto do Espirito seriam espiritos bons. Sabemos que isto é impossivel, visto que os anjos de Deus não habitam nos homens.
IV.A Autoridade sobre os Demônios
A fonte da autoridade espiritual do cristão está na Biblia. O crer e o viver em Cristo dão ao cristão o poder necessário para ter vitória sobre o mal. Devemos tomar posse da autoridade outorgada por Cristo para resistir o mal e expelir os demônios. É bom lembrar que o poder de Cristo é sempre maior e superior aos poderes do diabo, Jesus outorgou autoridade espiritual em suas palavras finais depois da ressurreição antes de ascender aos ceus: “Estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expelirão os demônios” (Mc 16:17).
1.Tome posse da autoridade sobre os poderes do mal. No Evangelho de Lucas, temos um episódio em que Jesus convocou os 12 discipulos e lhes deu autoridade e poder para curar enfermos e expelir demônios (Lc 9:1). Posteriormente, Jesus repetiu a mesma ação convocando 70 discipulos, os quais sairam e voltaram regozijando-se, porque os demônios se lhes submetiam no nome de Jesus (Lc 10:1,17). Essa autoridade foi outorgada à Igreja pós-Pentecostes e por onde andavam os discipulos de Jesus, agora cheios do Espirito Santo e sem a presença fisica do Mestre, sinais e prodigios, libertação de oprimidos e possessos iam acontecendo. Eles tinham poder e autoridade.
2.A autoridade do Nome de Jesus. O nome de Jesus tem peso e autoridade quando usado por um cristão autêntico. É um nome que revela a superioridade de Jesus acima de todos os nomes. Paulo escreveu que “Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos ceus, na terra e debaixo da terra” (Fp 2:9,10). A vitória de Cristo na batalha do Calvário lhe deu esse direito.

Conclusão
Esta lição nos ensina como lidar com os poderes demoniacos e como vencê-los. Usemos, pois, a autoridade espiritual que nos entregou o Senhor Jesus.

Qustionário
1.Por que a demonologia não pode ser ignorada?
2.O que diz Romanos 8:37?
3.O verdadeiro cristão pode ficar endemoniado?
4.Em que reside nossa autoridade sobre os demônios?
5.Onde se encontra a fonte da autoridade espiritual do cristão.
(EXTRAÍDO da revista “Lições Bíblicas” Jovens e Adultos – ANJOS uma perspectiva biblica e atual)

Nenhum comentário: