domingo, 11 de julho de 2010

ANJOS uma perspectiva biblica e atual (Parte 13)

DEMOLINDO AS FORTALEZAS DE SATANÁS
2Corintios 10:1-8

Introdução
Já tratamos sobre a batalha espiritual noutra lição. Mas queremos voltar ao tema sob outra perspectiva. A Igreja é um exercito constituido para lutar contra as fortalezas demoniacas. De algum modo, nem todos os que estão no exercito vão para a linha de frente, mas os que estão no front precisam daqueles que ficam na retaguarda.
Portanto, no exercito de Deus, todos são importantes e indispensáveis. Deus usa os que vão para a linha de frente para que combatam, de modo aberto, as milicias do inimigo. Porém, os que ficam na retaguarda, são os que planejam e municiam os da linha de frente. E nossas armas não são carnais (2Co 10:4).
Nesta lição, descobriremos como destruir as fortalezas do inimigo.

I.O Que São Essas Fortalezas
1.São construções erguidas onde se instalam guarnições de guerra. Do ponto de vista espiritual, essas fortalezas podem ser lugares fisicos ou culturais que os demônios utilizam como base de operações para as suas atividades. Essas fortalezas espirituais podem ser construidas em individuos e comunidades.
Um politico sem Cristo, por exemplo, pode tornar-se um agente demoniaco, pelo qual Satanás podera ter dominio sobre um pais, um estado, cidade ou bairro. Coletivamente, as fortalezas demoniacas são construidas no “modus vivendi” cultural de uma cidade, bairro ou vila.
As fortalezas demoniacas podem se esconder atras de uma cultura, de uma filosofia. E, assim, vão os demônios dominando cidades inteiras. Várias cidades brasileiras estão altamente comprometidas com o Espiritismo, mediante a chamada cultura afro-brasileira. Nossas cidades tem praças com nomes de divindades pagãs. Serviços publicos, hoteis e espaços culturais são dedicados a tais entidades.
2.São fortalezas territoriais. Indiscutivelmente, Satanás procura ampliar seus dominios de modo organizado. Ele tem estabelecido “fortalezas territoriais” em cidades, estados e paises sob o comando de demônios designados para tais atividades (Ef 6:12).
Nos dias do Novo Testamento, o apóstolo Paulo deparou-se com uma fortaleza diabólica na cidade de Éfeso (Atos 19). Os demônios atuavam livremente nesta cidade, pelo menos ate Paulo chegar com a mensagem de Cristo. A fortaleza principal de Satanás estava na adoração e veneração à deusa Diana dos Efésios. Todo o povo venerava a deusa.
Mas a igreja recém-formada começou a repudiar esse sistema satânico, e a destruir as fortalezas demoniacas da cidade. E os demônios territoriais que dominavam Éfeso começaram a sentir o impacto do poder do Evangelho. Não tenhamos duvida, atrás das idolatrias, existem demônios designados por Satanás para escravizarem cidades, estados e paises.
3.A quem pertence a terra? Se os demônios ocupam espaços territoriais para construir suas fortalezas, a Igreja tem por missão expulsar esses espiritos e demolir suas fortalezas. A Biblia declara que do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” (Sl 24:1). Quanto ao diabo, é ladrão e salteador. Não é dono de nada. Ele é usurpador. Mas a Igreja é a força do Senhor para derrubar os fortins, demolir as fortalezas e libertar os cativos.
4.Como se formam as fortalezas demoniacas? Nos pontos acima, destacamos que os demônios constroem fortalezas espirituais a partir de culturas regionais, ideologias e idolatrias varias. Na verdade, os demônios podem ser achados onde quer que estejam os seres humanos, independente de territorios ou regiões. Os demônios não estão interessados na criação inanimada, nem mesmo em montes, rios, arvores, cavernas, estrelas etc. Ele esta interessado nas pessoas. Onde quer que estas estejam, eles constroem suas fortalezas para promover a desordem social e espiritual (Jo 10:10).
II.Identificando as Fortalezas Demoniacas
1.Fortalezas carnais. Quando um cristão não consegue ter uma vida de comunhão com Deus, e vive caindo em fraquezas, inevitavelmente se torna um candidato ao assédio dos demônios. Paulo escreveu aos Romanos que a carne pode usar da liberdade cristã para armar ataques contra a santidade do cristão (Rm 7:8,11).
A carne, portanto, pode ser o elemento que o diabo pode usar para conquistar o cristão. Paulo diz outra vez aos romanos: “Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências” (Rm 13:14).
A Biblia ensina que não devemos facilitar com os desejos da carne, porque ela pode ser o canal de acesso da influência satânica. Tal influência procura vitalizar a força das paixões para induzir o cristão a praticar o pecado, ou a alimentar pensamentos sujos. Nessa queda espiritual, a carne se torna uma fortaleza demoniaca.
2.Fortalezas mentais. Paulo escreveu: “Mas nós temos a mente de cristo” (1Co 2:16). No entanto, não podemos nos esquecer que todo crente, mesmo o espiritual, passa por momentos de fragilidade e vulnerabilidade espiritual. É nesse estagio, que Satanas procura intervir para estabelecer a sua fortaleza. Certas duvidas espirituais, questionamentos de pontos biblicos, atitudes de desanimo e desesperança, são as oportunidades que Satanás espera para poder infiltrar-se na vida do crente. O crente carnal, por abrir espaço para o joio inimigo, acaba sendo uma presa fácil para os interesses satanicos.
3.Fortalezas anti-sociais. A injustiça social é a razão dessas fortalezas demoniacas, pois Satanas quer desagregar a familia, a sociedade e a Igreja. O amor fraternal é a arma eficaz contra essas fortalezas que operam através da discriminação, da intolerância, da indiferença, do egoismo e do ódio. Satanás tem interesse em contruir fortalezas que afetem as relações humanas e promovam a incredulidade.
4.Fortalezas ideológicas. Nunca dantes o campo das filosofias esteve tão vasto e forte como na atualidade. Há uma tremenda sedução do humanismo pregado hoje. Filosofias como as da Nova Era, não só seduzem, mas induzem à construção de fortalezas demoniacas nas escolas, no meio empresarial e outras organizações.
A ideia basica da Nova Era é a junção de ciência e misticismo, com o proposito de dar lugar a uma cultura que desconheça totalmente a Deus.
Essas fortalezas estão sendo construidas por Satanás em todas as instituições, e a Igreja precisa levantar-se com o poder do Espirito pardestrui-las. Não podemos nos omitir. Precisamos combater os poderes satânicos e neutralizar o reino das trevas.
5.Fortalezas do ocultismo. O ocultismo inclui todas as formas possiveis de espiritismo. O ponto de partida do ocultismo esta no disfarce de Satanás em apresentar-se como anjo de luz. O apóstolo Paulo alertou para o problema ao escrever: “Ora, o Espirito afirma expressamente que, nos ultimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espiritos enganadores e a ensino de demonios”(1Tm 4:1). Jesus disse que nos ultimos tempos apareceriam “falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodigios para enganar, se possivel, os proprios eleitos” (Mc 13:22).

Conclusão
É hora, pois, de a Igreja estar preparada, com as armas da milicia espiritual, para demolir as fortalezas que Satanás vem erguendo em todos os setores das atividades humanas. É hora de lutar. Coragem e ânimo. A nossa vitoria já esta garantida em nome de Jesus.

Questionário
1.Como Paulo descreve nossas armas espirituais?
2.O que são as fortalezas territoriais do diabo?
3.Cite algumas fortalezas satânicas?
4.A quem pertence a terra?


(EXTRAÍDO da revista “Lições Bíblicas” Jovens e Adultos – ANJOS uma perspectiva biblica e atual)

Nenhum comentário: