domingo, 11 de julho de 2010

ANJOS uma perspectiva biblica e atual (Parte 12)

O JULGAMENTO HISTÓRICO E FINAL DE SATANÁS
Apocalipse 20:1-3,7-10

Introdução
Nesta lição, trataremos dos juizos divinos sobre Satanás desde a sua rebelião no ceu ate ao Juizo Final. Ele, seus demônios e todos os ímpios não escaparão ao castigo eterno do “lago de fogo” (Ap 20:10).

I.O Julgamento de Satanás no Jardim do Éden
Quando Lúcifer viu-se arrojado da presença de Deus, motivado por seu pecado de soberba e presunção, não teve dúvida em tornar-se inimigo de Deus. O desejo de vingança o levaria a toda sorte de ações contra o Criador e a sua obra. Na criação dos ceus e da terra, Deus estabeleceu uma regência para o mundo fisico, material e, então criou o homem à sua imagem e semelhança. O ser humano foi a obra-prima do Criador, na qual Ele tinha prazer (Gn 1:27,28).
Porém, Satanás estava desolado e buscando uma oportunidade de vingança contra o Criador. Sem perder tempo, investiu contra a criatura humana e conseguiu pervertê-la com engano e mentira (Gn 3:1-7). Agora, depois de induzir o homem a queda, ainda usurpou sua autoridade e poder sobre a terra, tornando-o escravo do pecado. Por causa disso, o Senhor lançou sobre Satanás o juizo inevitavel, decretando sua, derrota. Esse primeiro juizo está em Gênesis 3:15: “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. É, de fato, um duplo juizo sobre a mulher e sobre a serpente, o diabo. Podemos identificar esse duplo juizo como sendo redentor e vingativo.

1.O juizo redentor. Esse juizo foi aplicado à mulher, mas tinha um aspecto salvifico, isto é, redentor. A Escritura indica que “a semente da mulher” haveria de pisar e desfazer o poder destruidor do pecado. Essa “semente” é Jesus, nascido de mulher, mas gerado pelo Espirito Santo (Gl 4:4). Ele pisou a cabeça da serpente, desfazendo a condenação do homem. Ele venceu no Calvário a tentativa satânica de arruinar para sempre o homem. Foi pela sua obra expiatória no Calvário que Jesus pode redimir o homem dos seus pecados.
2.O juizo vingativo. Com a declaração divina: “esta te ferirá a cabeça”, foi decretado o juizo vingativo e punitivo de Deus contra Satanás, a “antiga serpente”. A execução dos juizos divinos contra Satanás começou no Calvário através de Jesus, “a semente da mulher”. Foi Deus mesmo, na pessoa de seu Filho Jesus que, tomando a forma humana, assumiu o papel de executor da vingança divina contra Satanás. Nada pode deter o cumprimento parcial dessa vingança, porque ela terá seu cumprimento no Juizo Final.
Satanás e seus demônios sabem que o tempo está marcado no calendário divino, e nada poderá reverter essa situação.

II.O Julgamento de Satanás no Calvário
Isaías antevê a eficácia do Calvário. O profeta apresenta “o valente”, o diabo, vencido, abatido e despojado pelo “mais valente” que é Jesus (Lc 11:21,22). Diz o profeta: “Tirar-se-ia a presa ao valente? Ou os presos justamente escapariam?
Mas assim diz o Senhor: Por certo que os presos se tirarão ao valente, e a presa do tirano escapará” (Is 49:24,25).
Está subentendido que o valente tipifica o diabo. Mas quando chega Jesus, o mais valente” (Lc 11:22), o diabo é manietado e não consegue impedir a obra libertadora do Filho de Deus. Foi Jesus quem desalojou o diabo e o despojou de seus poderes. Um dos aspectos da vitória de Cristo no Calvário foi o ato de despojar as forças de Satanás, e triunfar gloriosamente sobre elas conforme está declarado em Cl 2:15.

III.O Julgamento de Satanás na segunda vinda pessoal de Cristo
1.Satanás será arrojado dos Céus (ap 12:7-12). Quando de sua rebelião contra o Senhor, o diabo perdeu o direito de habitar na mesma dimensão de Deus e dos santos anjos. Ele foi expulso da presença do Altissimo, estabelecendo sua habitação “nas regiões celestiais” (Ef 2:2; 6:11,12).
a) A primeira derrota imposta aos poderes de Satanás pelo arcanjo Miguel. A primeira derrota de Satanás frente ao arcanjo Miguel e seus anjos encontra-se em Daniel (Dn 10:13,21). O pivô desse confronto foram as oraçõesdo profeta Daniel em favor dos judeus. A resposta de Deus estava sendo impedida pelos anjos malignos, mas o anjo do Senhor venceu a barreira, e levou a Daniel a revelação divina quanto aos últimos dias. Satanás odeia Israel por causa do pacto divino com esse povo. As promessas feitas por Deus a Abraão e seus descendentes ainda estão em vigor.
b) A segunda derrota imposta aos poderes de Satanás pelo arcanjo Miguel acontecerá na Grande Tribulação (Ap 12:7-12). Miguel, o arcanjo de Deus, lutará para defender a Israel do ataque “do grande dragão”. Por isso, Satanás promove o ódio das nações do mundo contra Israel. E chegará um tempo em que as nações, sob o comando do Anti-cristo, se unirão para destruir o povo judeu.
c)O tempo da Grande Tribulação. O Anticristo se levantará no tempo da Grande Tribulação. Israel lutará, mas estará pressionado e acuado diante das forças inimigas, ate que surja o sinal do Filho do homem. Ele virá em glória aos olhos de todos (Zc 12:8,11; Mt 24:30; Ap 1:7). Ante a visão estrondosa, os opressores de Israel recuarão, e, ao tentarem reagir contra os exercitos celestiais, serão destruidos. Será “o tempo da angústia de Jacó” (Jr 30:7), ou como Jesus falou: “o tempo da grande aflição” (Mt 24:21). Todavia, esse tempo terá o seu fim, porque Jesus intervirá com a sua vinda (Zc 14:1-9).
2.Depois da grande batalha, Satanás será preso por mil anos no poço do Abismo. No ato interventor de Cristo na batalha do Armagedom, João viu que Jesus vinha do ceu sobre um cavalo branco de modo glorioso (Ap 19:1-3). Ele instalará um reino de paz e correção no mundo, conhecido como o “periodo milenar”, e será o Rei de todas as nações. O “homem do pecado” e o “falso profeta” serão lançados vivos no lago de fogo – o estado final de todos os ímpios (Ap 19:19,20; Mt 24:30; 2Ts 2:8-10).

Com toda a autoridade, Cristo dará ordem a um de seus anjos para que prenda e encerre ao diabo no poço do abismo por mil anos. No final desse periodo, diz a Biblia que o diabo será solto “por um pouco de tempo” (Ap 20:3,7) para tentar as nações o Reino de Cristo (Ap 20:8,9). Ele ajuntará as nações contra a cidade amada, Jerusalém, e quando estiverem cercando o arraial dos santos, então descerá fogo do ceus e os destruirá (Ap 20:7-9). Essa será a ultima batalha de Satanás contra o povo de Deus. Depois, só lhe restará o lago de fogo.

IV.O juizo Final
O diabo e as nações serão julgados no final do periodo milenar. Ato continuo, será instaurado o grande trono branco (Ap 20:10-15). Diante do Todo-poderoso, comparecerão todos os ímpios de todos os tempos para que sejam julgados pelas coisas que estão escritas nos livros da eternidade (Ap 20:12). Aqueles cujos nomes que não forem achados escritos no livro da Vida serão lançados no “lago de fogo”, onde sofrerão o dano da segunda morte (Mt 25:46; 5:28,29; Ap 21:7,8). Satanás e seus anjos serão também lançados nesse lugar para sempre. Jesus disse que “o fogo eterno” foi preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25:41). Após o julgamento final, teremos os novos céus e a nova terra (Ap 21:1; 2Pe 3:7-13).

Questionário
1.Onde esta registrada a primeira batalha entre Miguel e as hostes de Satanás?
2.Por quanto tempo Satanás estara preso?
3.Quem é o verdadeiro Valente?
4.Terminada a Grande Tribulação, onde será lançado o diabo?


(EXTRAÍDO da revista “Lições Bíblicas” Jovens e Adultos – ANJOS uma perspectiva biblica e atual)

Nenhum comentário: