quinta-feira, 8 de julho de 2010

ANJOS uma perspectiva biblica e atual (Parte 06)

DEMÔNIOS, ANJOS CAÍDOS
Lucas 11:14-26

Introdução
A demonologia é um estudo que vem despertando o interesse das pessoas neste final de seculo. Idéias ficticias, invencionices mistificadas, teorias religiosas e filosóficas e ate alusões biblicas desprovidas de interpretação correta tem invadido o mundo da literatura secular. Nesta lição, teremos a oportunidade de conhecer essa doutrina do ponto de vista da Biblia, como única autoridade capaz de revelar e esclarecer a realidade e a identidade dos demônios.

I.Teorias Falsas sobre os Demônios
Essas teorias apresentam idéias divergentes sobre a origem dos anjos caídos. Utilizam textos biblicos isolados para defenderem suas teses. Porém, as refutaremos à luz do ensino verdadeiro da interpretação geral das Escrituras.
1.Os demônios seriam espiritos sem corpos de habitantes de uma raça pré-adâmica? Acreditam os defensores dessa teoria que havia na terra uma raça pré-adâmica que se constituía de criaturas fisicas, as quais, pela rebelião de Lúcifer, sofreram a perda de seus corpos materiais, tornando-se espiritos sem corpos, denominados “demônios”. Na verdade, essa teoria não consegue se definir, porque biblicamente, nunca existiu raça alguma pré-adâmica que tivesse habitado neste planeta. Por essa razão, a idéia de uma raça pré-adâmica é pura conjectura, sem nenhum apoio biblico. Não há nenhuma raça criada anterior à raça humana de Adão e Eva (Gn 1:26,27). A única criação de seres vivos e inteligentes existente antes da criação da raça humana eram os anjos, e estes nunca habitaram na terra como raça criada.
2.Os demônios seriam seres gerados da relação de anjos com mulheres ante-diluvianas? (Gn 6:1-4). É lamentável que pretensos estudiosos da Biblia esqueçam algumas regras básicas de interpretação e se arrisquem a interpretar isoladamente certos textos das Escrituras. É o caso de Gênesis 6:1-4. Existem algumas teorias formadas sobre esse texto, as quais se chocam com o ensino geral das Escrituras. Entretanto, destacaremos a teoria mais conhecida com o fim de elucidarmos a doutrina do ponto de vista da Biblia.
a) A teoria mais forte é a do pecado de miscigenação praticada por anjos. Os defensores dessa teoria interpretam que “as filhas dos homens” eram realmente da descendência de Adão e Eva e que “os filhos de Deus” eram anjos que entraram em conúbio com estas mulheres e produziram uma progênie espantosa de filhos gigantes. Os que admitem essa teoria partem da idéia de que “os anjos” são chamado “filhos de Deus” em algumas partes das Escrituras, mui especialmente no Antigo Testamento.
b) A refutação a essa falsa teoria. É fato que em algumas escrituras encontramos a expressão “filhos de Deus” para referir-se aos “anjos”, mas não podemos omitir outro fato de que a mesma expressão “filhos de Deus” também se encontra em outras escrituras referindo-se a “homens”. Isto só é possivel perceber à luz do contexto de cada escritura. Forçar uma interpretação contrariando o contexto, tanto o imediato como o remoto, significa ferir a revelação divina de cada escritura. O argumento aceitável, racional e biblico, é que esses “filhos de Deus” eram oriundos da linhagem piedosa de Sete e as “filhas dos homens” eram da linhagem pecaminosa de Caim. O ensino biblico e canônico é que os anjos são seres assexuados. Eles não possuem descendência, nem ascendência ou familia. Foram apenas criados e, tantos quantos foram criados no principio da criação, são tantos quantos existem.
3.Os demônios seriam simples nomes dados a certas enfermidades?
Com o aparecimento das idéias dos atuais grupos da Confissão Positiva e da Teologia da Prosperidade nos meios pentecostais, essa falsa teoria tem se espalhado como se fosse planta daninha entre o povo de Deus. Crêem e ensinam que as doenças, de um modo geral, são “espiritos maus” ou “demônios” que precisam ser expelidos. Essa teoria atribui certas desordens naturais a atividade dos maus espiritos. Ao nominar as doenças como espiritos maus ou demônios, mesmo aquelas doenças de causas naturais, estão tratando os espiritos ou demônios como se eles não tivessem existência real. Devemos ter cuidado em separar as causas dos seus efeitos. Nem todas as enfermidades são causadas por demônios, e nem todas podem ser atribuidas aos demônios. Há doenças de causas naturais como consequencia da herança pecaminosa que todo ser humano herda, e há doenças causadas por demônios. Não podemos tratar as doenças como demônios, pois dessa forma todo crente quando fica enfermo estaria endemoninhado, o que é um absurdo. Não podemos, também, tratar os demônios como se não tivessem existencia real. Os demônios não são coisas, nem meras ideias, nem doenças Eles são seres pessoais e espirituais que podem causar grandes danos às pessoas. Lucas conta que uma certa mulher esteve presa por um espirito de enfermidade por 18 anos e Jesus a libertou daquele jugo. O texto biblico diz literalmente que aquela mulher estava possessa de um “espirito de enfermidade” (Lc 13:11), isto é, entende-se que um espirito maligno aprisionava aquela mulher com uma enfermidade, mas esta não era um espirito ou demônio. Aquele espirito provocou naquela mulher a enfermidade que a fizera sofrer por longo tempo.
4.Os demônios seriam os espiritos de homens malvados que já estão mortos?
Outra tremenda aberração! Não há nenhum apoio biblico para esta idéia. Essa teoria foi se desenvolvendo através dos séculos e, em pleno final do seculo 20, torna-se generalizada. Porém, a Biblia refuta veementemente esse falso conceito. Os demônios são apenas “anjos caídos” e são eles que promovem todo o engano e confusão na mente humana. Os mortos continuam mortos e seus espiritos não andam vagando por ai a perturbar a paz das pessoas.
II – Quem São os Demônios
Na rebelião promovida por Lúcifer, este arrastou consigo uma grande multidão de seres angelicais (Mt 25:41; Ap 12:4). Depois, ele organizou sua própria coorte com os anjos que o seguiram, distinguindo-os em “principados, potestades e dominadores das trevas e hostes espirituais da maldade” (Ef 6:12). Os anjos que trocaram a sua habitação pela oferta do rebelde Lúcifer, foram banidos da presença de Deus e seguiram a liderança de Lúcifer. E, assim, passaram a ser identificados com “anjos caídos”.
1.O significado do termo “demônio”. No texto de Dt 32:17, o cântico de Moisés destaca que os israelitas caíram em idolatria: “sacrificios ofereceram aos demônios (shedhim)”. Entende-se então que o termo shedhim se identifica não só com as imagens de idolatria, mas também relaciona o termo com seres espirituais por detrás dos que adoram as imagens. O termo seirim, etimologicamente significa “o peludo” ou “bode peludo”. O povo de Israel repudiava esses animais porque eram considerados objetos de adoração (Lv 17:1-7).
No Novo Testamento, a palavra “demonio” (gr. Daimon ou daimonion) assumiu o sentido de malignidade, pois eles são seres espirituais, inteligentes, impuros e com poder para afligir e contaminar os homens moral e espiritualmente.
2.Duas classes de demônios. Eles estão divididos em duas classes distintas: os livres e os prisioneiros. Aqueles que estão livres andam pelas regiões celestiais sob o governo de seu principe e lider, Satanás, que é o único que recebe menção especifica na Biblia (Mt 12:24; Mt 25:41; Ap 12:7). Esses espiritos malignos em liberdade, sob o comando de Satanás, de quem são emissários e súditos (Mt 12:26), são tão numerosos que estão em todo o lugar. Alguns teólogos separam os anjos de Satanás e os demônios, mas não há respaldo biblico para essa teoria.
É impossivel separar os anjos em liberdade dos anjos que estão presos, porque, na verdade são a mesma coisa. Os anjos caídos que estão presos, são aqueles que abandonaram sua própria habitação, e tornaram-se tão depravados ou maus, que Deus os encerrou no “Tártaro” (Abismo) (Jd 6, Lc 8:31; Ap 9:1,2,11).
3.A natureza espiritual, intelectual e moral dos demônios. Eles possuem uma natureza intelectual, até mesmo porque na etimologia da palavra daimon o sentido é conhecimento, inteligência. Portanto, os demônios não são coisas impensantes, mas conhecem a Jesus e até falam dele como “o filho do Altissimo” (Mc 5:6,7). Tiago escreveu que os demônios crêem e estremecem (Tg 2:19). Quanto à natureza moral dos demônios é inegável que eles se corromperam indo após Lúcifer, praticando toda a sorte de perversão e depravação espiritual. Por isso, eles são chamados “espiritos imundos” (Mt 10:1; Mc 1:27; 3:11; Lc 4:36; At 8:7; Ap 16:13). Eles usam as pessoas, possuindo suas mentes ou influenciando-as por outros meios a fim de que elas se tornem “instrumentos de iniquidade” (Rm 6:13).

Conclusão
Ficou claro nesta lição que os demônios são os anjos caídos que acompanharam Lúcifer e se fizeram seus súditos. Ao compreendermos a sua natureza e origem, evitaremos cair em conceituações erradas e crenças supersticiosas.

Questionário
1.O que leva o desconhecimento biblico acerca dos demônios?
2.Teriam sido os demônios, espiritos desencarnados de uma raça pré-adâmica?
3.Quem, afinal, são os demônios?
4.Qual o significado de demônios em hebraico?

(EXTRAÍDO da revista “Lições Bíblicas” Jovens e Adultos – ANJOS uma perspectiva biblica e atual)

Nenhum comentário: