domingo, 25 de julho de 2010

A EDUCAÇÃO SEXUAL

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. (Provérbios 22:6)


Objetivo Geral
Mostrar a importância da educação sexual na perspectiva cristã.


Comentário
Nos nossos dias, não se pode por em dúvida a necessidade deste assunto, já que vivemos em um mundo globalizado, e numa sociedade por demais erotizada. Estamos na era da comunicação. A internet e a televisão estão disponiveis aos nossos filhos trazendo todo tipo de informações quase sempre distorcidas e tendenciosas. Por isso, é relevante tratarmos com os nossos filhos sobre a educação sexual em todas as etapas da vida, principalmente, da infância à juventude.

1. O que é educação sexual?
Como não poderia ser diferente, a nossa abordagem sobre a educação sexual se dá numa perspectiva cristã. Na cosmovisão cristã, a educação sexual busca ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, sem preconceito e tabu, mas com responsabilidade, e claro, com os principios morais e éticos descritos nas Sagradas Escrituras. Entendo que falar de sexo mesmo nos nossos dias é constrangedor para muitos. Contudo, tocar nesse assunto é de extrema importância, pois esclarece duvidas no desenvolvimento da sexualidade.
O prinncipal objetivo da educação sexual do ponto de vista cristão é preparar os nossos adolescentes e os nossos jovens para uma futura vida sexual no casamento. Assuntos como: pureza sexual e virgindade, masturbação, DSTs (doenças sexualmente transmissiveis), gravidez precoce, relação sexual fora do casamento (fornicação), adultério, etc., devem estar em pauta nas discussões sobre educação sexual.
2. Quem são os responsáveis pela educação sexual?
Começando do menor para o maior, vamos ver os responsáveis pela educação sexual.
2.1 - A Sociedade
A sociedade como um todo tem função decisiva na educação sexual de todos: crianças, adolescentes, jovens e adultos. A participação da sociedade na educação sexual pode ser implementada em varios aspectos e de diversas formas. Como por exemplo: através de publicações, espetáculos, programa de saúde sexual mediante projetos de ajuda assistencial, educação sexual de subnormais, programa de educação sexual para adultos etc.
2.2 - A Escola
A escola é considerada hoje em dia um dos lugares mais importantes para educação sexual. A tarefa da escola deve ser de complementar a educação recebida no lar pelos pais, e não o contrário. Cabe a escola uma educação sexual mais teórica, acadêmica, cientifica, baseada tanto na Biologia como na Ética. O bom educador sexual deve ter algumas qualidades imprescindiveis, como: conhecimento do assunto, ser equilibrado, proximidade efetiva e afetiva dos educandos, testemunho de valores no campo sexual. Infelizmente, muitos deles são mal resolvidos nessa área, influenciando negativamente os seus alunos.
2.3 - A Igreja
A igreja tem um papel fundamental na educação sexual, visto que ela detem os valores morais e espirituais tao necessarios a boa formação dos individuos. O trabalho pastoral, bem como de conselheiro adequadamente preparados e professores da Escola Biblica Dominical, são ações efetivas para uma eficiente educação sexual no seio da igreja.
2.4 - A Família
Indiscutivelmente a familia tem o primado da educação sexual. Mais que a sociedade, a escola, e a igreja, é aos pais que cabe o direito e o dever da educação sexual dos filhos. É muito importante que os pais não negligenciem este dever. Caso contrário, as consequencias poderão ser drásticas. Nessa tarefa de educar os filhos, os pais precisam preparar-se adequadamente para isso. Em primeiro lugar, é fundamental que haja um clima de amor e comunicação entre pais e filhos, de maneira em que os valores fundamentais da vida sexual sejam transmitidos sem qualquer trauma. Não menos importante, é a vida e o comportamento dos pais dentro de casa como marido e mulher. Compete também aos pais esclarecer as primeiras dúvidas e as primeiras curiosidades dos seus filhos sobre sexo, do tipo: "de onde vêm as crianças?" etc.


Conclusão
Concluindo este assunto quero reiterar a importância de se abordar esta questão com responsabilidade, e o devido preparo, tanto do ponto de vista secular, e sobretudo, dentro dos parâmetros da ética e da moral cristã.
Aplicação Prática
1. Não tenha vergonha de conversar com seus filhos acerca da sexualidade. É bem melhor que ele aprenda a verdade e em um ambiente de confiança, onde possa contar com a amizade e o respeito de seus pais do que aprender errado, com pessoas sem temor de Deus.
2. Há muitos periódicos cristãos que podem auxiliar voce a conversar com seus filhos sobre sexo. Procure ler e informar-se, a fim de que voce tenha uma palavra sabia e dentro de uma linguagem acessivel e atualizada.
3. Não faça do sexo um tabu em sua casa, mas também não permita que seja o único assunto dominante da mente de seus filhos.
Fixação de Aprendizagem
1. Quem tem primazia na educação sexual dos jovens? Por que? Como essa educação deve acontecer?
(EXTRAÍDO da revista "explicando as Escrituras" Jovens e Adultos)

Nenhum comentário: