sábado, 10 de julho de 2010

ANJOS uma perspectiva biblica e atual (Parte 11)

A ATIVIDADE DOS ANJOS NOS EVENTOS DA VIDA FUTURA
Mateus 13:39-41; 16:27; 24:31; 25:31-33
1 Tessalonicenses 4:16

Introdução
Os anjos tem uma atividade especial em relação à criatura humana quanto à vida presente e futura. Na presciência divina, todos os eventos escatológicos tem e terão a participação angelical.

I.Os anjos no traslado das almas e espiritos dos mortos
Foi Jesus quem melhor ensinou esta importante doutrina. Ele contou a historia de um homem pobre e um rico que morreram, conforme o texto de Lucas 16:19-31. Um era justo e o outro era ímpio. Após morrerem, ambos foram para “o lugar dos mortos” denominado Sheol ou Hades, palavras hebraica e grega, respectivamente (Sl 18:5; 2Sm 22:5,6; Lc 16:22,23).

1.O que é o Sheol-Hades? Quando Jesus ensinou sobre o reino dos mortos, fê-lo na perspectiva do Antigo Testamento, em que o Sheol era identificado como sendo um só lugar com uma separação entre “seio de Abraão” e o “lugar de tormento”. Um abismo intransponivel fazia a separação entre os dois lugares nesse “mundo espiritual”. Todos os mortos, justos e ímpios, iam para esse lugar. Os ímpios desciam para o lugar de tormento, e os justos iam para o paraíso ou seio de Abraão.
2.A mudança do Sheol-Hades depois do Calvário. Depois da obra redentora de Cristo no Calvário, houve um deslocamento do paraíso para outro lugar na “presença de Deus”. O “lugar de tormento” permaneceu no mesmo lugar sem nenhuma mudança. Paulo declarou que o paraíso foi mudado para o “terceiro céu” sob o trono de Deus (Ef 8:8-10; 2Co 12:1-4).
3.O Sheol-Hades não é o Purgatório. O que a Bíblia ensina, de fato, é que o Sheol ou Hades é um lugar e estado intermediário para as almas e espiritos dos mortos. Nesse lugar, não há orações, nem purificações, nem purgações, nem possibilidades de mudança de estado. Quem morreu sob condenação do pecado não escapará ao juizo final, e quem morreu em Cristo Jesus, está livre de qualquer condenação. Portanto, o Sheol ou Hades é apenas um lugar de espera para se entrar definitivamente na eternidade.
4.O trabalho dos anjos no traslado das almas e espiritos dos mortos em Cristo. Para os anjos esse trabalho se constitui num privilegio, porque eles podem constatar o resultado da vitória de Cristo no Calvario. O texto de Lucas 16:22 diz: “E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão”.

II.Os Anjos na Ressurreição dos Mortos em Cristo
1.Um equivoco doutrinário. O ápice da esperança cristã é a ressurreição dos justos, especialmente dos que morreram em Cristo.
Mas os tessalonicenses estavam perturbados com o assunto (1Ts 4:13-17). Quando algum cristão morria, eles ficavam em pânico, desesperados, porque criam que o morto não teria parte na vinda do Senhor (1Ts 4:13,14).
2.Elucidando a doutrina. Paulo, então, procurou elucidar essa doutrina, mostrando-lhe que “o morrer é ganho” para o cristão. Este não perde nada; pelo contrário: terá o privilégio de estar primeiro com o Senhor.
3.A convocação dos mortos feita pela voz do Arcanjo (1Ts 4:16). O texto declara que, na vinda de Cristo nos ares, especialmente para a sua Igreja, os mortos em Cristo ouvirão a voz do arcanjo, como uma santa convocação.
4.A participação dos anjos no milagre da ressurreição. Não significa que os anjos produzirão o milagre, mas compartilharão do milagre da ressurreição, no sentido de conduzir, trasladar e convocar os mortos.

III.Os Anjos no arrebatamento dos vivos na vinda de cristo
Como se dará esse evento? Qual o papel dos anjos no arrebatamento?
1.O Senhor Jesus mesmo participará desse evento glorioso. Diz o texto biblico: “O Senhor mesmo descerá do ceu com alarido” (1Ts 4:16). Ele pessoalmente virá ao encontro da sua amada Igreja, como um noivo feliz, preparado e vestido gloriosamente. Esse encontro acontecerá nas regiões celestiais (1Ts 4:17).
2.O arcanjo de Deus terá papel importante nesse encontro. O arcanjo, diretamente ligado ao trono de Deus, terá a missão de convocar todos os remidos de Cristo, vivos e os mortos, para esse importante encontro. À igreja de Corinto, Paulo declarou que o arrebatamento acontecerá “num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta” (1Co 15:52).
3.A voz como de trombeta (1Ts 4:16). Esta expressão reforça a importância da convocação dos remidos, porque era esse o modo de Deus convocar o seu povo. De algum modo, o Espirito que vive na Igreja, fará com que esta identifique o chamado para o grande encontro com Cristo.

IV.Os anjos na manifestação pessoal de cristo na terra
No dia da ascensão de Cristo após sua ressurreição, os anjos confirmaram aos discipulos a promessa de que Ele voltaria pessoal e gloriosamente (At 1:9-12). Na sua volta pessoal, os anjos virão com Ele em exercitos celestiais (Ap 19:14).
1.Os anjos proclamarão os juizos divinos. Um anjo receberá a incumbência de proclamar o juizo divino sobre as nações confederadas pelo Anticristo. O mesmo anjo fará ecoar a sua voz, e as aves de rapina convergirão de todas as partes da terra para “a grande ceia do grande Deus” (Ap 19:17,18). Trata-se de uma ceia de vingança do todo-poderoso contra a impiedade e contra os inimigos de Israel.
2.Os anjos estarão presente no julgamento das nações. Jesus falou desse julgamento no seu sermão escatológico aos seus discipulos (Mt 25:31,32). Será um julgamento inevitável, pois essas nações rejeitaram o dominio de Cristo, preferindo o Anticristo, o “homem do pecado” (2Ts 2:8). Esse julgamento é identificado como a “batalha do Armagedom” (Ap 19:19-21).

V.Os Anjos estarão presentes na consumação dos seculos
Após o julgamento das nações no final da Grande Tribulação, Cristo instalará o seu reino messiânico. Para a concretização desse evento, diz a Biblia que “um anjo forte” receberá ordem para abrir o “poço do Abismo” e prender a Satanás e seus enjos por mil anos (Ap 20:1-3). Então se iniciará uma nova fase de recuperação moral, social, fisica e material.

Questionário
1.Que é o estado intermediario?
2.Como se chama o lugar do estado intermediário?
3.Quem soará a trombeta quando do arrebatamento da Igreja?
4.Qual o papel dos anjos na Grande Tribulação?
5.Quanto tempo Satanás ficará preso no abismo?

(EXTRAÍDO da revista “Lições Bíblicas” Jovens e Adultos – ANJOS uma perspectiva biblica e atual)

Nenhum comentário: