quinta-feira, 8 de julho de 2010

ANJOS uma perspectiva biblica e atual (Parte 07)

BATALHA ESPIRITUAL
Efésios 6:10-18

Introdução
Estamos num campo de batalha espiritual contra as forças satânicas e precisamos de estratégia e adestramento para entrar em combate. Os desafios das forças invisiveis dos espiritos imundos são imensos contra a humanidade e principalmente contra a Igreja de Jesus Cristo.

I – Uma Teologia de Batalha Espiritual
Esse subtitulo não é muito comum, mas não menos biblico. A presença e a influência do mal na vida da humanidade, desafiando o equilibrio da criação, é suficiente para entendermos a sua realidade: estamos numa batalha espiritual.
1.A declaração dessa teologia. A biblia nos apresenta logo nos primeiros capitulos de Gênesis uma teologia de batalha. No texto de Gênesis 3:15, inicia-se essa batalha: “e porei inimizade entre ti (diabo) e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Foi em função dessa inimizade entre o diabo e a semente da mulher (Jesus) que instituiu-se essa batalha espiritual. O cumprimento desse conflito cósmico teve seu climax na cruz do Calvário quando Jesus, “a semente da mulher”, proclamou a derrota de Satanás.
2.A efetivação dessa teologia de batalha. Porém, um pouco antes do conflito eclodir-se no Calvário, Jesus anunciou sua própria chegada, e reafirmou essa inimizade ao engajar homens e mulheres para essa batalha. Ele fez sua declaração de guerra ao dizer: “Arrependei-vos, porque está próximo o Reino de Deus” (Mt 4:17). Jesus fez esta declaração logo depois de ter encarado a tentação em seu jejum no deserto. Foi como homem, e não como Deus, que Jesus, “a semente da mulher”, deu inicio a batalha espiritual. Ao declarar que o Reino de Deus estava proximo, Ele proclamava a autoridade e o poder desse reino para resplandecer a grande luz “aos que viviam na região e sombra da morte” (Mt 4:16). Aos que se arrependeram e se tornaram súditos do glorioso Reino de Deus na terra, tornaram-se guerreiros contra Satanás e seus exercitos.
II – Uma Batalha Espiritual sem Tréguas
Essa batalha espiritual é uma realidade inevitável. Não há nada de mistico ou ficção nesse assunto, porque, de fato, essa batalha espiritual não começou com a raça humana, mas no ceu. Como já tratamos em lições anteriores, essa guerra começou quando Lúcifer, por sua presunção e orgulho, imaginou-se capaz de fazer frente ao seu Criador, tornando-se “adversário” (Satanás) de Deus e inimigo ferrenho de toda a obra da criação divina, conforme está escrito em Isaias 14:12-16 e Ezequiel 28:14-19.
1.A caracteristica fundamental da vida é a “luta”. O apóstolo Paulo foi enfatico aos efésios: “Sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os principes das trevas deste seculo, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais” (Ef 6:10-12).
Nessa batalha, Jesus se tornou o modelo de lutador para os seus discipulos. Ele veio a este mundo para destruir as obras do diabo (1Jo 3:8). Na mensagem da Grande Comissão, antes de ascender ao Pai, Jesus outorgou autoridade sobre todo o poder do inimigo (Mt 28:18; Mc 16:17,18). A vinda do Espirito Santo após a ascensão de Cristo ao seio do Pai, trouxe poder para lutar nessa batalha inevitável.
2.No que consiste essa batalha espiritual? O apóstolo Paulo aconselha que devemos “ficar firmes” quando formos surpreendidos pelo ataque do diabo “no dia mau” (Ef 6:13). Isso dá a ideia de que nem todo dia é mau, no sentido de que nem todo dia somos atacados de maneira frontal pelo inimigo. Mas devemos estar prontos, dispostos a resistir esse “dia mau”, porque certamente a vitoria é garantida aos fortalecidos na força do Senhor. É nesses periodos dificeis que o crente em Cristo busca sua força na unica fonte capaz de prover-nos capacidade de resistência moral e espiritual.

III – Dois Reinos Opostos
No principio de toda a criação divina, tudo era comum e perfeitamente harmonioso ate que Lúcifer rebelou-se contra o Criador e contra o seu governo (Is 14:13,14). Em sua rebelião contra Deus todas as estruturas criadas e estabelecidas foram afetadas. A biblia declara que Deus havia ficado satisfeito com tudo quando havia criado (Gn 1:31), mas Lúcifer resolveu interferir na criação corrompendo-a. Por esse ato, ficou definido quem é quem: o Reino de Deus e o reino de Satanás.
1.Reinos opostos mas não iguais. Os dois reinos são opostos mas não são iguais. É falsa a teoria que defende a idéia que coloca o diabo como igual a Deus. Essa teoria tem sido demonstrada ignorantemente por muitos cristãos e pregadores que passam a impressão de que Satanás é uma ameaça a Deus. São dois poderes, um maior, outro menor. Deus é onipotente, mas o Diabo não tem todo o poder. Ele é limitado, por isso não pode ser comparado com o Senhor.
2.Os dois reinos se opõem em batalha. Na primeira batalha cósmica, Lúcifer levou atrás de si uma grande multidão de anjos. A partir daí, ele formou seu próprio reino constituido de demônios e homens sem Cristo. Os que servem ao Reino de Deus se identificam com as coisas desse reino. Entretanto, a diferença entre os dois reinos se nota em suas manifestações. Os que estão no reino da luz fazem suas obras distintamente das obras das trevas. A Biblia declara que “o Senhor conhece os que são seus” (2Tm 2:19). A soberania de Deus é incomparável. Por isso, nenhum outro poder pode ser-lhe igualado. Ele está acima de Satanás, e não corre o risco de perder essa posição, porque se trata de uma posição e estado eternos. Sua Soberania é única, singular e inigualável. Não se pode imaginar um dualismo de forças entre o bem e o mal. O bem sempre vence o mal. Quando Lúcifer fez sua declaração unilateral de independência, Deus poderia tê-lo destruido completamente, mas não o fez para preservar o restante da criação. Por outro lado, a Biblia nos faz entender que a oposição de Satanás está sob o controle total do Criador, e nada faz sem a sua vontade permissiva. Ao se oporem a Deus, Satanás e seus demônios, inevitavelmente, cumprem alguns propósitos divinos, incompreensiveis à limitada inteligência humana, porém, maravilhosamente possiveis à mente divina. Toda essa batalha se processará ate o tempo em que Deus derrotará para sempre os seus inimigos.

IV – A Natureza dessa Batalha Espiritual
Várias são as caracteristicas dessa batalha que travamos contra as forças maléficas de Satanás. Dois textos do Novo Testamento podem indicar essas carateristicas. Em Efésios 6:12. Paulo escreveu: “Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os principes das trevas deste seculo, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. Ainda nas palavras do apóstolo Pedro, temos: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (1Pe 5:8,9). Esses dois autores neo-testamentários tem a mesma visão das forças invisiveis que nos desafiam. É uma batalha ferroz entre a luz e as trevas. Percebe-se a ferocidade dessa batalha pela violencia com que Satanás usa os seus poderes maléficos através de pessoas e vidas sob o seu controle.
1.Uma batalha artificiosa. Não há respeito nem trégua da parte de Satanás nessa batalha. Sua oposição é sempre sutil e artificiosa. Ele age de modo sorrateiro e se esquiva de tal modo que, às vezes, não se percebe sua sutileza. A palavra de Deus estimula os crentes: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef 6:11). A palavra “ciladas” é derivada do grego biblico methodãas ou methodia que significa “embustes e “artificios”. Satanás mantém esse esquema de engano, astúcia e embuste contra o homem. Foi dessa maneira que ele enganou a Eva e Adão, e continua a enganar os incautos com seus artificios. Precisamos estar preparados para o ataque e destruir os artificios satânicos contra a nossa vida cristã.
2.Uma batalha violenta. Satanás odeia o cristão autêntico. Quando ele não pode vencer o cristão pelas suas sutilezas, parte para a violência. Não devemos nos intimidar ante as ameaças de Satanás. Se ele puder, ataca para destruir e para matar, porque a Biblia declara que “o diabo é homicida” (Jo 8:44). Não devemos nos intimidar com os ataques violentos de Satanás, porque quem está em Cristo está protegido e devidamente preparado e armado. Somos ameaçados, intimidados e provocados pelos demônios, mas eles nada podem fazer contra os servos de Deus.
3.Uma batalha insidiosa. É insidiosa essa batalha porque Satanás e seus demônios atacam com mentira e engano. Jesus o identificou como “o pai da mentira” (Jo 8:44). A mentira lhe é facil pois faz parte de sua natureza caida e degenerada.
4.Uma batalha intimidadora. Os medrosos tornam-se presas faceis do inimigo. Pedro, o apóstolo, escreveu em sua epistola que “o diabo anda em derredor, bramando como leão, procurando a quem possa tragar” (1Pe 5:8). Se existe algo perigoso para um soldado de Cristo é ele ter medo. O diabo gosta de atacar nossa fé para intimidar-nos. O rigido do leão é para assustar-nos, mas ele não é um leão, mesmo que ruja como leão. É tudo o que ele pode fazer: rugir. O crente não deve temer os rugidos de Satanás, porque Cristo já o venceu no calvário. Jesus é o Leão da tribo de Judá!

Conclusão
A batalha espiritual é inevitavel. Nossos inimigos são reais, ainda que invisiveis. Todos quantos tem recebido a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas são envolvidos nessa batalha. As armas dessa guerra não são materiais, mas espirituais. Tanto as armas do mal como as do bem. O Espirito Santo está na terra para equipar e preparar cada crente individualmente para essa batalha. Por isso, não devemos temê-la, pois a vitoria esta garantida.

Questionário
1.Onde se acha registrada na Biblia a primeira batalha espiritual?
2.Existe, de fato, uma teologia da batalha espiritual?
3.Como podemos combater nesta batalha espiritual?
4.Onde Jesus garantiu-nos definitivamente a vitoria nesta batalha?
(EXTRAÍDO da revista “Lições Bíblicas” Jovens e Adultos – ANJOS uma perspectiva biblica e atual)

Nenhum comentário: