sábado, 6 de fevereiro de 2010

VelhoTestamento I (1º Reis parte 02)

2)Reinado de Salomão:
1) A sabedoria de Salomão (3-4)
2) A construção do templo (5-7)
3) A dedicação do templo (8)
4) A glória e a fama de Salomão (9-10)
5) A queda de Salomão (11)

No inicio do seu reinado Salomão se casou com a filha de Faraó. Um tipo de casamento rejeitado por Deus. O casamento misto é um serio problema. Aqui convém salientar que casamento misto também é feito entre pessoas de níveis intelectuais, culturais e religiosos diferentes. Isto sempre causa sérios problemas. Talvez a queda de Salomão tenha nascido dos desentendimentos causados pelas diferenças culturais e religiosas entre ele e a filha de Faraó.
Também, o povo continuava oferecendo a Deus sacrifícios nos lugares altos por falta de um santuário (3:1-4). É interessante observar a humildade de Salomão no seu pedido a Deus no inicio do seu reinado. Entretanto Deus lhe deu além de sabedoria, poder e riqueza (3:9-15). É por isso que o apóstolo Paulo escreve aos Efésios dizendo: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” (Ef 3:20). Um grande exemplo da sabedoria de Salomão está em que ele pode discernir entre a verdadeira da falsa mãe (3:16-28). O seu reino esta delineado em 1Rs 4:21-24.
Hirão Rei de Tiro, um impio, foi quem contribuiu muito para a construção do Templo de Jerusalém. A construção do templo começou no ano 966 a.C., se considerarmos que tenha começado a construção do Templo 480 anos depois da sida do Egito, o que se acredita ter acontecido no ano 1446 a.C.
Em 1Rs 6:11-13 lemos de uma visão que Deus deu a Salomão. E. A construção do templo durou sete anos conforme lemos em 1Rs 6:38. Já a casa de Salomão levou treze anos para ser construída (7:1).
Depois que o povo terminou o Templo, fizeram um grande culto em ações de Graças e inaugurando-o (8:1-19). Deus manifestou sua presença no Templo nesta ocasião manifestando poderosamente a sua glória (8:10). Naquele dia Salomão pregou um belo sermão (8:12-21). A oração dedica dória do Templo foi dirigida por Salomão (8:54-61). Quanto a celebração da dedicação do templo encontramos os detalhes em 1Rs 8:62-66.
Quanto a oração de Salomão Deus respondeu imediatamente (9:1-9). Salomão foi um exemplo de humildade no inicio do seu reinado. Ao ser desafiado por Deus a escolher o que quisesse, não pediu fama nem riqueza, mais pediu sabedoria para governar o povo de Deus (9:4-9). Porém, Deus não só lhe atendeu o pedido mais também deu riqueza e poder (10:1-9). Entretanto, por causa do casamento misto, provavelmente, Salomão se descontrolou, e teve varias mulheres, todas que não era do povo de Israel. Sofreu o castigo desse seu pecado previamente profetizado, que foi a cisão do reino em dois reinos.

Nenhum comentário: