segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Velho Testamento I (1º Samuel parte 2)

2)Saul:
1)Israel exige um rei (1Sm 8)
2)Saul escolhido e ungido (9,10)
3)A primeira vitória de Saul (11)
4)A proclamação do reino por Samuel (12)
5)Saul rejeitado (caps 13-15)

O capitulo oito relata o desejo de Israel por um rei. Este desejo estava fundamentado em imitar as outras nações. Às vezes encontramos crentes querendo imitar o mundo. CUIDADO! (8:5).
Deus tinha outros planos para com Israel, Deus queria que os israelitas fossem o seu povo escolhido. (Dt 14:2; Nm 23:9). A desculpa do povo para pedir um rei foi que Samuel estava velho e os seus filhos não andavam nos caminhos de Deus (8:3-5). Deus se identifica de tal forma com os seus servos que chega a tomar as suas dores (8:7). Deus atendeu ao pedido do povo, mais deu um rei mal para castigo pela rejeição de Israel a Samuel, o seu servo (8:11-17).
Assim cumpriu-se a profecia de Moisés em Dt 17:14-20: “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, e a possuíres e, nela habitando, disseres: Porei sobre mim um rei, como o fazem todas as nações que estão em redor de mim; porás certamente sobre ti como rei aquele que o Senhor teu Deus escolher. Porás um dentre teus irmãos como rei sobre ti; não poderás por sobre ti um estrangeiro, homem que não seja de teus irmãos. Ele, porém, não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho. Tampouco multiplicará para si mulheres, para que o seu coração não se desvie: nem multiplicará muito para si a prata e o ouro. Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, escreverá para si, num livro, uma cópia desta lei, do exemplar que está diante dos levitas sacerdotes. E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir, para que seu coração não se exalte sobre seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda: a fim de que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos, no meio de Israel”.
Mesmo sabendo que tipo de rei teria o povo não desanimou assumiu o ônus da sua decisão e insistiram em ter um rei (8:19,20).
O povo reconhecia o ministério profético de Samuel (9:6-9). A intimidade de Samuel com Deus era tão grande que se dizia dele que Deus lhe falava aos ouvidos. Será que se pode dizer isto dos lideres religiosos da atualidade, que se arrogam de serem servos de Deus, muitas vezes apenas pare tirarem proveito egoísta e mesquinho? (9:15).
Para confirmar a fé de Saul foram lhe dados alguns sinais que poderão ser pesquisados pelo aluno em 1Sm 10:1-8. Entre os quais, havia uma escola de profetas onde Samuel era o mestre (9:10).
O texto de 1Sm 10:6-10 não diz que Saul se tenha regenerado. Declaram, contudo, que o Senhor deu a Saul um novo coração, mas isso significa simplesmente que lhe conferiu as qualidades necessárias para o oficio, deu-lhe o coração de um rei. A ação de Saul em esconder-se entre a bagagem tem sido interpretada como sinal de modéstia. Mas foi uma modéstia manifestada em tempo inoportuno. É um pecado tão grande insistir na modéstia e permanecer atrás, quando o Senhor chama à frente, como o é, passar à frente quando à vontade de Deus é que se fique atrás.
Os que rejeitaram Saul foram chamados de filhos de Belial pelo escritor de 1Samuel. Entretanto Saul demonstrou-se sábio ao ficar indiferente a oposição ao seu reinado (10:27). Saul estabeleceu a sua popularidade com, guerras (11:1-17.58). Entretanto, mesmo Israel tendo rejeitado Jeová. Ele não os desamparou (12:14,22).
Assim como Samuel considerava a intercessão pelo povo de Deus a prioridade das prioridades, os ministros e obreiros da Igreja devem faze-lo hoje para que a obra do Senhor não tenha problemas do tipo que Israel teve ao Saul desprezar a intercessão de Samuel (12:23).
Em 1Sm 13:8-23 relata o pecado de Saul que foi intrometer-se no oficio sacerdotal de Samuel. Isso foi uma violação flagrante de Nm 3:10,38. Por causa desta desobediência Saul perdeu o seu reino (13:13). Saul caiu no mesmo pecado de Josué, poupou a vida dos amalequitas (15:1-9).

Nenhum comentário: