quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A fé natural e a fé sobrenatural

"Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes.Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique." (Lc 5:1-7).
Vamos analisar e entender esta narrativa biblica, pois assim fazendo entendemos também qual é a vontade de Deus para a nossa vida. Primeiro, o Senhor Jesus viu os barcos atracando, e Pedro, que estava entre os pescadores e ate então não era um dos apóstolos, não havia pescado nada. O Senhor entrou no barco, e só depois de ter ensinado a Palavra, disse-lhes que lançassem as redes do lado direito do barco.
Um trabalhor labuta durante um mês certo de que receberá o salário. Isso é uma manifestação de fé natural, que todos os seres humanos tem. Pedro e os demais eram pescadores. Eles sabiam que a pesca é mais proveitosa durante a noite; por isso, valendo-se da fé natural que possuiam, trabalharam a noite toda objetivando êxito na pescaria.
Porém, o uso da fé natural não lhes rendeu o resultado esperado. Só quando deram ouvidos à voz do Senhor e obedeceram ao Seu mandar lograram sucesso, a ponto de um barco não ser suficiente para transportar tantos peixes.
Enquanto confiarmos na fé natural, não iremos muito longe. O texto biblico diz que o Senhor Jesus viu a movimentação dos pescadores e sabia do fracasso da pesca da noite anterior. O Senhor sentiu profundo pesar, pois sabia que eles havia, trabalhado a noite toda sem sucesso. Então, foi ao encontro deles, ensinou-lhes a Palavra e mandou que lançassem a rede.
Aqueles homens, que eram meros trabalhadores, nem precisaram arrastar o barco para o meio do mar. Ali mesmo, do lado direito de onde estavam, lançaram a rede e o resultado foi maravilhoso.
O que temos para aprender com isso é que, ao usarmos a fé sobrenatural, que é a fé pautada em uma promessa divina e na Palavra de Deus, temos a vida abundante que Ele nos prometeu: "...Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". (Jo 10:10).
(EXTRAÍDO)

Nenhum comentário: