segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Velho Testamento I (1º Samuel parte 3)

3)Davi:
1) Davi ungido rei (16)
2) A vitória de Davi sobre Golias (17)
3) As perseguições a Davi (18-30)
4) A morte de Saul (31)

O padrão de Samuel para julgar as qualidades necessárias de uma pessoa para se tomar rei eram estéticas (16:6). O padrão de Deus para julgar as qualidades necessárias para uma pessoa se tornar rei eram interiores (16:7). Após receber a unção Davi foi cheio do Espirito Santo, o que tipificou a unção do Espirito sobre Jesus após o batismo (16:13; Mt 3:16,17).
UMA EXPLICAÇÃO DE 1Sm 16:14:
Lemos que o Espirito do Senhor deixou Saul e um espirito maligno da parte do Senhor o atormentava. Pergunta-se: Deus envia espíritos malignos aos homens? Responde-se: Raciocine comigo – o que quer dizer “espirito maligno?” O texto demonstra claramente: Era um espirito de descontentamento, inquietação e depressão. As circunstâncias eram estas: 1) Saul tinha-se mostrado infiel ao Senhor. 2) Tinha desobedecido deliberadamente a Deus. 3) Como consequência. Deus havia retirado seu Espirito dele e um espirito de medo e descontentamento vinha sobre Saul. Logo, espirito era uma linguagem figurada do escritor.
Isto não era um ato cruel da parte de Deus. Não havia coisa mais bondosa que Deus pudesse ter feito. É uma das provisões mais misericordiosas de nosso Pai celestial que, quando lhe desobedecemos e andamos longe dele nos faça sentir infelizes e descontentes em nosso pecado. Se Deus permitisse que continuássemos felizes em nosso pecado, seria a coisa mais cruel que podia fazer, mas Deus, na sua grande misericórdia, quer reaver a si mesmo, se possível, todo o pecador. Se fizermos o devido uso da tristeza que o Senhor nos envia, ela nos levará a Deus e á alegria do Espirito Santo. Saul usou-a mal. Em vez de permitir que a inquietação de seu coração lhe trouxesse o arrependimento, permitiu que lhe amargurasse a alma contra aquele que Deus tinha favorecido. O enviar o espirito foi um ato de misericórdia de Deus. Do mau uso desse ato de misericórdia resultou a ruína total de Saul.
Os estudiosos confundem-se pelo fato de Saul não ter reconhecido Davi depois da sua vitoria contra Golias quando ele mesmo o tinha enviado (17:55-58). O Sr. Parrot, um missionário de Madagascar, explica esta dificuldade descrevendo um costume daquele pais quando afirma que em Madagascar “quando alguém realiza alguma grande façanha, o clamor não é quem é este? Mas, de quem é filho? Passando assim, a glória a quem o criou”.
Jonatas, um dos filhos de Saul se tornou amigo de Davi ao ver que Deus era com ele (18:1).
Observamos na ira de Saul por Davi, que quando um homem de Deus cai da graça de Deus se torna invejoso, medroso e criminoso (18:6-30; 19:1-17). Por outro lado, vemos que o homem de Deus que é humilde e temente reconhece as suas franquezas sempre será protegido pelo próprio Deus, como foi Davi (19:18-24).
Temos lido o relato das peregrinações e perseguições daquele que foi ungido rei em Israel. Pense nos sentimentos de Davi durante esse tempo. Quais foram as suas experiencias religiosas durante este tempo.
Os Salmos seguintes se referem a este período da vida de Davi. Eles responderão ao que mencionamos acima:
a) Salmo 59 comparado com 1Sm 19:11
b) Salmo 56 comparado com 1Sm 21:10,11
c)Salmo 34 comparado com 1Sm 21:13
d)Salmo 5 comparado com 2Sm 22:1
e) Salmo 52 comparado com 1Sm 22:9
f) Samo 54 comparado com 1Sm 23:19

EXERCICIO 9
95)Faça uma relação dos lugares por onde andou Davi, durante suas peregrinações, anotando o que ocorreu em cada lugar:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário: