sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Velho Testamento I (RUTE Parte 01)

Rute
Tema:
O livro de Juizes fornece, como se vê, um quadro muito triste de Israel, sob o ponto de vista nacional. Rute apresenta-nos um quadro luminoso desse periodo em relação a fidelidade e beleza do carater de certos individuos. A história, uma das mais formosas da Bíblia, é duplamente interessante pelo fato de ser uma gentia a sua heroína. A última palavra do livro – Davi revelará seu valor principal. Seu propósito é traçar a linhagem de Davi, o progenitor do Messias. O livro inteiro tem seu climax na genealogia que se encontra no último capitulo.

Autor:
A tradição judaica atribui a Samuel, a autoria deste livro

Esfera de Ação:
O livro abrange um periodo de 10 anos, durante a época de Gideão

Conteúdo:
1)Rute decidinho (1)
2)Rute servindo (2)
3)Rute descansando (3)
4)Rute recompensada (4)

1)Rute Decidindo:
Os acontecimentos registrados neste livro aconteceram nos dias dos Juizes, em um dos periodos de crise econômica (1:1; Dt 28:1-14). Se Elimeleque tivesse confiado em Deus, não teria ido a Moabe (Sl 37:3). Como consequencia da precipitação de Elimeleque, a sua descendência quase foi extinta (1:3,4). Rute converteu-se totalmente ao judaismo e submeteu-se a sua sogra (1:16,17)
2)Rute Servindo:
Em Rt 2:3 diz que Rute chegou por acaso a um campo que pertencia a Boaz, um parente de Elimeleque. Os acontecimentos subsequentes demonstram que este fato foi ordenado divinamente. Note a bênção profética de Boaz a Rute (2:12).
3)Rute Descansando:
Neste capitulo temos que explicarmos alguns costumes e leis judaicas. Elimeleque, pela pobreza, tinha perdido a sua propriedade. Segundo a lei judaica, a propriedade podia ser redimida por um parente do primeiro proprietário (Lv 25:25). Boaz, como parente de Elimeleque, tinha esse direito. Outra lei requeria que se um homem morresse sem filhos, seu irmão devia casar-se com a viúva (Dt 23:3-10). Com o tempo, este costume tinha estabelecido que na falta de um cunhado, o dever recairia sobre o parente mais proximo. Noemi, como era a viúva de Elimeleque, e como não tivesse filhos, tinha direito a Boaz. Este direito ela passou a Rute enviando-lhe a Boaz, através do ato simbólico de deitar aos seus pés o fez recordar do dever que tinha para com Elimeleque (3:7-9). Boaz, mesmo querendo casar-se com Rute, notificou-a de um outro parente mais próximo, que tinha a primazia do direito.
4)Rute Recompensada:
Na manhã seguinte, Boaz torna testemunhas e oferece o direito de resgate da propriedade de Noemi ao seu parente, avisando-o ao mesmo tempo em que se comprasse a propriedade, teria de casar-se com Rute. Este o recusou deixando Boaz livre para casar-se com ela. Em Rt 4:18-22 embora pareça um lista pouco interessante de nomes, é o climax ao qual conduz o livro, porque reveita o propósito pelo qual foi escrito: demonstrar a descendência de Davi, progenitor do Messias.

Nenhum comentário: