domingo, 3 de janeiro de 2010

A IGREJA METODISTA WESLEYANA E OS DESAFIOS DO NOVO MILÊNIO - MISSÕES

Texto Básico: At 1:6-11
Versiculo Chave: At 13:1-3
Objetivo da Lição: Mostrar que a IMW encara missões com muita seriedade e despertar a igreja para um trabalho que exige compromisso, de toda a natureza, cada vez maiores.

Introdução
"O mundo é a minha paróquia". Esta é uma das frases mais conhecidas de João Wesley, logo após a experiência do coração abrasado; as igrejas na Inglaterra fecharam-lhe as portas, suas mensagens, de cunho evangelistico e avivalista era algo estranho para a liderança das igrejas naquela época.
Não podendo usar mais os púlpitos das Igrejas, resolveu pregar nas minas de carvão entre um turno e outro dos mineiros, nos cemitérios praças públicas, etc.
A pregação ao Ar livre tornou-se comum no movimento metodista produzindo resultados altamente positivos, o metodismo transpôs as fronteiras da Inglaterra e chegou ao Brasil; A IMW, ramo do metodismo histórico é uma igreja comprometida com missões, este comprometimento estava muito evidente no seu planejamento e ação.
1) As Secretarias Missões ( ): As Secretarias Gerais e Regionais de Missões, são os órgãos através dos quais a IMW executam os planos e programas da Igreja relativo a missões.
A Secretaria Geral de Missões, criada no primeiro Concilio Geral, realizado entre os dias 16 a 19 de fevereiro de 1967, desenvolve o trabalho de missões em áreas estrangeiras ou trabalhos missionarios no Brasil onde não haja nenhum trabalho missionario iniciado por alguma região.
As Secretarias Regionais de Missões foram criadas no Concilio Geral de 1987 devido a criação das regiões; e as realizam em âmbito regional em suas respectivas regiões todo trabalho missionario.
Em cada região existe uma Secretaria Regional de Missões. A IMW, desde sua fundação inicia sua expansão missionaria no Brasil e no exterior; no Brasil os primeiros estados alcançados foram Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo e Minas Gerais. Hoje, a IMW se faz presente em todo território brasileiro.
No exterior já alcançamos: a Argentina, Paraguai, Bolivia, Colômbia, Peru, Portugal e Índia.
2) A Seara está madura: Vamos avançar. Avançando com sabedoria. Paulo era um missionario submisso. Submissão a Deus é uma forma de sabedoria.
Em Rm 1:1 ele faz a seguinte declaração: "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o Evangelho"
O texto apresenta um paradoxo: "Paulo, SERVO de Jesus Cristo, chamado para ser APÓSTOLO...", considerando ser o apóstolo o titulo mais alto dentro de hierarquia da igreja apostólica. Servo não é um titulo mais uma condição e Deus fez de um servo antes de fazer um apóstolo.
A obra de Deus, principalmente missões exige muito sacrificio, renúncia, obediência, sem estas qualidades é como andar em circulo não chegamos a lugar nenhum.
Em missões é preciso sabedoria para avançar, sabedoria que se adquire com o tempo e de forma prática:
1 - Paulo iniciou seu ministério depois de um bom tempo ficando anos na região da Arábia.
2 - Prega em Damasco, mas teve que fugir (At 9:20-25);
3 - E, Jerusalém foi rejeitado (At 9:26); vai para Tarso onde permanece por quase dez anos no anonimato, longe das grandes decisões e acontecimentos e sem ministério.
4 - Fora enviado pela igreja de Antioquia; uma igreja de homens sábios (At 13:1).
Sua sabedoria na pregação do Evangelho (At 19:8-11). Durante três meses ensinou na sinagoga, uma vez expulso passou a ensinar na escola de Tirano; grego que vivia em Éfeso e alugava o salão para conferências ou peças teatrais, outros historiadores acham que se tratavam de um rabino que tinha uma sinagoga particular e alugava para os mesmos fins.
É provável que o apóstolo Paulo usa-se o mesmo lugar para fabricar tendas (At 20:34; 1Co 4:12).
Durante dois anos Paulo usou este lugar "...dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia ouvissem a Palavra do Senhor, tanto judeus como gregos..." (At 19:10).
Sua sabedoria na formação das igrejas: Ficava onde podia. Era criterioso na apresentação da mensagem da salvação. Não era uma "máquina de implantar igrejas"; gerava as igrejas não deixando de nutri-las e assisti-las (1Co 5:15).
Sua sabedoria quanto a natureza de seu ministério percebeu que o apóstolo Pedro teria um ministério bem mais produtivo entre os judeus (Pedro era um judeu hebraísta), ele não teria nenhuma dificuldade em exercer o seu ministério entre os gentios (Paulo era um judeu helenista).
3) A Seara está madura - Vamos avançar. Avançando bem informados. Vamos avançar, avançar com a verdade, avançar estando bem informado, os campos e desafios missionários no Brasil são enormes como:
Evangelizar um pais onde os colonizadores não tiveram muita preocupação com a pureza racional, porém não abriram mão da unidade religiosa, mantida por mais de três séculos, durante os quais houve algumas tentativas de evangelização como:
1 - Invasão francesa a baia de guanabara em 1555.
2 - Invasão holondesa na Bahia em 1624.
3 - Em 1810, por um tratado do comércio, D. João VI, rei de Portugual, concedeu à Inglaterra o direito de edificar igrejas evangélicas no Brasil, porém essas igrejas, foram criadas exclusivamente para o uso do povo das nacionalidades inglesa e alemã e não para a divulgação do Evangelho entre os brasileiros.
Todos esses esforços falharam porque não vieram em obediência o "IDE", como representantes da cruz de Cristo e embaixadores do Rei Jesus.
Todos foram expulsos pela Coroa Portuguesa, a unidade religiosa teria que ser mantida a qualquer custo.
A Igreja Brasileira precisa conhecer os grupos e classes do seu contexto. Talvez os dois grupos mais óbvios do Brasil sejam os ricos e os pobres.
Só no estado de São Paulo temos mais de 200 mil favelas, 60% da população brasileira vive na pobreza, 80% dos trabalhadores brasileiros ganham até dois salários minimos.
1 - Os pobres: a maioria está concentrada nas grandes cidades, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo, em 1987 a´população urbana no Brasil era de 73%.
A vida urbana é caracterizada pela impessoalidade, consumismo, solidão, corre-corre, influência satânica e vida fragmentada.
2 - As crianças: quase metade da população brasileira tem menos de 20 anos. A Igreja precisa alcançar as crianças, elas estão divididas nos seguintes grupos:
a) crianças de familias que se dizem cristãs;
b) crianças de familias não cristãs.
3 - Os universitários: grupo pressionado por ideologias politicas, pela imoralidade, pornografia, sensualidade, hedonismo, e por inúmeras seitas. São os futuros profissionais e governantes.
A evangelização dos universitários é dificil, mas importantissimo. Dois órgãos trabalham, hoje, nesta área: A Aliança Biblica Universitária (ABU) e a Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo.
4 - Os habitantes das "Fronteiras Geográficas": são populações do Mato Grosso, Rondônia e acre que vivem na fronteira de algum pais sul-americano com o Brasil. Incluimos também o sertão de Goiás, Amazonas e Nordeste.
Os obreiros e recursos financeiros são poucos, mas temos que avançar, o "Ide" é uma questão de obediência.
5 - Grupos marginalizados: drogados e viciados, aidéticos, prostitutas e homossexuais.
6 - Grupos étnicos distintos:
a) Negros: existe hoje no Brasil mais de 40 a 50 milhões de negros, depois da Nigéria o Brasil é o maior pais de população negra do mundo. Influenciaram a cultura brasileira, principalmente na religião com sincretismo e as religiões fetichistas.
b) Os Asio-Brasileiros: são mais de 4 milhões (indianos, chineses, turcos, libanês, judeus, japonês, coreanos e vietnamitas). Suas religiões principais são: hinduísmo, budismo e islamismo.
c) Os indigenas: reduzidos a 220 mil em 221 tribos, cerca de 150 grupos linguisticos, a grande maioria localizados na bacia amazônica.

Conclusão
Pense nisto:
1º) Pregar o Evangelho é a missão de todos os salvos;
2º) A Seara está madura, este é o momento propicio, não sabemos como será o amanhã, vamos avançar;
3º) Cumprir o "Ide" não é uma opção é uma ordem.
Wesleyano: Cumpra o "Ide"!!!
(EXTRAÍDO da revista “Explicando as Escrituras” Lições para Escola Bíblica Dominical Jovens e Adultos – 1º Semestre/2002)

Nenhum comentário: