sábado, 2 de janeiro de 2010

O METODISMO NO BRASIL

Texto Básico: Is 9:1-2
Versiculo Chave: At 26
Hino: 201 (Cântico de Adoração)
Objetivo da Lição: Descrever como o Metodismo chegou ao Brasil e conscientizar sobre a nossa responsabilidade.

Introdução
O Brasil foi descoberto e colonizado por Portugal, um pais católico e muito ligado à Igreja Romana. Houve de imediato preocupação das autoridades religiosas na divulgação do catolicismo no Brasil.
Convém lembrar que o Brasil foi descoberto em 1500, dezessete anos depois da Reforma, e como sabemos a Reforma mudou o quadro social, politico e religioso da Europa; a Igreja Catolica sentiu-se fortemente ameaçada com a expansão da reforma na Europa e depois no novo Mundo.
Todos os esforços por parte da Igreja Catolica em preservar o catolicismo tanto na Europa como nas novas terras descobertas se tornaram validos. Os primeiros esforços na Evangelização do Brasil foram feitos pelos huguenotes (protestantes franceses) por ocasião do Rio de Janeiro em 1555, o porto escolhido foi a ilha de Villegaignom.
Todas as tentativas de permanência e de evangelizar o Brasil foram frustradas; no dia 20 de janeiro de 1567 os franceses foram expulsos do Rio de Janeiro.
A segunda tentativa foi por ocasião da invasão holandesa no nordeste. Os holandeses eram protestantes e em 27 de janeiro de 1637 chegou ao Recife Mauricio de Nassau (protestante), na qualidade de governador das terras conquistadas no nordeste.
Embora tenha feito um bom governo, Nassau se tornou intolerante para com os judeus e catolicos, isto dificultou a divulgação do Evangelho no nordeste. Em 1644, Nassau pedia demissão seguindo para a Holanda.
Com a retirada de Nassau e depois a expulsão dos holandeses do nordeste frustrou mais uma tentativa no sentido de evangelizar o Brasil.
Em 1810, por um tratado de comercio de D. João VI, rei de Portugal, concedeu à Inglaterra o direito de edificar Igrejas Protestantes dentro dos seus dominios, porém essas igrejas (Luteranas), foram criadas exclusivamente para uso do povo das nacionalidades inglesas e alemães e não para a propagação do Evangelho entre os brasileiros.
1) Os primeiros missionários Metodistas (Mt 28:19-20): Em 1819 os metodistas americanos a Sociedade Missionária com o objetivo de evangelizar os negros e os indios em 1832 estudaram a possibilidade de iniciar um trabalho na América do Sul.
A Sociedade de Missões nomeou o reverendo Fountain E. Pitts para que estudasse a possibilidade do inicio do trabalho. Pitts chegou na cidade do Rio de Janeiro no dia 19 de agosto de 1835. O seu trabalho era mais de reconhecimento, por isso mesmo permaneceu pouco tempo no Rio de Janeiro; iniciou a pregação do Evangelho, fundou uma sociedade e embarcou para Montevidéu, pregou algumas semanas na capital uruguaia deixando uma igreja organizada.
De Montevidéu foi para Buenos Aires onde deixou também uma Igreja; feito o levantamento, embarcou para os Estados Unidos, chegando em 1836, dando seu parecer favorável ao estabelecimento do trabalho metodista no Brasil.
Jstimn Spaulding foi nomeado para o Brasil e partiu de Nova Yark em março de 1836 para o Rio de Janeiro. Em pouco tempo organizou uma congregação com quaremta pessoas, havia nesta congregação trinta alunos sendo alguns brasileiros. Em 1837, partiam de Boston o reverendo Daniel P. Kidder e sua esposa a senhora Cybthes Harris Kidder, como casal Kidder veio também Mr. Murdy e esposa.
Justin Spaulding ficou no Brasil até em 1841, as razões da sua retirada e dos outros obreiros são desconhecidas, provavelmente os problemas da Igreja Metodista nos Estados Unidos sobre o problema da escravidão tenha sido a principal causa.
Com a retirada de Spaulding, o trabalho metodista no Brasil sofre a interrupção de 25 anos.
2) O reinício dos trabalhos ( ): O trabalçho desenvolvido pela missão Pitts-Spaulding-Kidder, somaram cinco anos de trabalho (1836-1841); de 1841 a 1867 os trabalho foram suspensos. Este aparente indiferentismo por parte da igreja-mãe pelos trabalhos aqui no Brasil deve-se, creio, a dois fatos:
1- A questão da escravidão que em 1844 dividiu a Igreja em duas seções: a do Norte e do Sul.
2- Em 1860, por causa também da escravidão, rebentou a guerra entre os Estados do Norte e do Sul dos Estados Unidos.
Em 1866 um número considerável de sulistas que tinham sofrido prejuizos enormes em consequencia da luta entre o Norte e o Sul, resolveram emigrar para o Brasil. Entre os emigrantes estava o reverendo Junius E. Newman que tinha perdido toda a sua fortuna e tinha rendo Junius E. Newman que tinha perdido toda a sua fortuna e tinha esperanças de recupera-las no Brasil.
Newman veio também animado pela esperança de poder reiniciar o trabalho metodista. Em 1867, desembarcou no Rio de Janeiro.
Em 1890, Newman voltou para os Estados Unidos após vinte e quatro anos de bons serviços prestados ao Brasil, deixando algumas igrejas organizadas nas então provincias do Rio de Janeiro e sâo Paulo. No dia dois de fevereiro de 1876, chegou ao Brasil o Reverendo J.J. Ranson, fixou residencia na Rua do Catete, 175; iniciou um trabalho, fundando mais tarde a Igreja Metodista do Catete.
Os trabalhos desenvolviam-se de forma maravilhosa em Piracicaba na então provincia de São Paulo. Assim, quarenta e nove anos após, mesmo sofrendo uma interrupção de vinte e cinco anos, o trabalho metodista no Brasil estava consolidado.
3) "...este dia é dia de boas novas..." (2Rs 7:3-15): O evangelho chegou até nós porque muitos entenderam e obedeceram o "Ide" do Mestre, se não procederemos assim estaremos sendo egoístas. Os quatros leprosos sabiam que reinava fome em Samaria, acharam alimento, riquezas, não foram egoístas, deram a noticia salvadora: "...fomos ao arraial dos siros e eis que lá não havia ninguém, voz de ninguém, mas somente cavalos e jumentos atados, e as tendas como estavam" (2Rs 7:10).
Vivemos dias difeceis e trabalhosos, porém a nossa visão não pode ser apenas do momento dificil que vivemos; se o mundo esta em trevas a luz do Evangelho deve brilhar mais e mais: "Vós sois a luz do mundo"; se o mundo está se deteriorando o que estamos fazendo: "Vós sois o sal da terra".
"Como, porém, invocarão aqueles que não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? Pregar o evangelho é missão de todos.
No Brasil devido ao crescimento do trabalho houve a divisão em dois distritos: Rio de Janeiro e São Paulo.
No dia dois de setembro de mil novecentos e trinta a Igreja Metodista no Brasil tornou-se independente.
Quantas pessoas você conduziu a Cristo nos últimos tres anos?

Conclusão
O progresso do trabalho metodista no Brasil deve-se à seriedade como os primeiros missionarios, tanto metodistas como os das demais denominações a obra.
Muitos deixaram sua terra natal para nunca mais voltar como Oynthes H. Kidder, Mary A. Newman e Mary Ranson. Sofreram muitas perseguições, mas conseguiram cumprir com a sua missão.
Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, pouco a pouco os Estados Unidos do Brasil foram sendo alcançados pelos metodistas. O trabalho iniciado em 1835 se desenvolveu de forma muito expressiva; noventa e cinco anos após o inicio do trabalho, a Igreja Metodista do Brasil torna-se independente.
(EXTRAÍDO da revista “Explicando as Escrituras” Lições para Escola Bíblica Dominical Jovens e Adultos – 1º Semestre/2002)

Nenhum comentário: