domingo, 17 de janeiro de 2010

A IGREJA METODISTA WESLEYANA E O TRABALHO DO LEIGO

Texto Básico: At 7:1-8 e 9:10-14
Versiculo Chave: At 8:26
Hino: 178 (Cântico de Adoração)
Objetivo da Lição: Analisar a importância da cooperação do leigo na vida da igreja como um dos fatores fundamentais na expansão do Reino de Deus.

Introdução
Leigo é todo o obreiro que não tem curso teológico ou mesmo tendo não recebeu ordenação ou consagração para exercer o pastorado. Nem todos recebem o mesmo chamado, os chamados, as vocações são diferentes, porém todos receberam de Deus uma missão de acordo com a vocação dada por Deus.
Nas páginas do Novo Testamento encontramos muitos irmãos e irmãs que destacaram por serem apóstolos, profetas, pastores ou mestres, mas por sua fé, por sua dedicação e amor à causa do Mestre.
A história do Metodismo também revela esta realidade; desde o inicio Wesley foi aconselhado por sua mãe a treinar e lançar o leigo nas diversas atividades das sociedades; ele aceitou o conselho.
O trabalho leigo foi vital para o desenvolvimento do Metodismo; homens e mulheres tornaram-se verdadeiros instrumentos nas mãos de Deus.
1) O valor do trabalho desenvolvido pelo leigo (At 19:22): O trabalho do membro é importante pelas seguintes razões:
a) Sem o trabalho voluntário do qual toda a igreja deve participar pode ocorrer uma estagnação no desenvolvimento da Igreja; o trabalho leigo se caracteriza pela fé, pelo amor, pelo senso de responsabilidade, etc. O Novo Testamento está repleto de exemplos de homens e mulheres, não são citados como grandes lideres, mas como excelentes cooperadores. Gaio, Aristarco e Erasto são exemplos, foram verdadeiros cooperadores do apóstolo Paulo na terceira viagem missionaria. (At 19:23-29).
b) Todos são responsáveis, fomos salvos para servir (Jo 20:11-18)
c) Existem certas atividades na Igreja que outros fariam, mas não fariam com a perfeição que você faz.
d) Não existe na Igreja trabalho mais importante ou menos importante, o que existe são atividades diferentes, porém todas de igual importancia e valor (ICo 12:12-31).
Para Deus não somos apenas números, mesmo quando trabalhamos numa equipe grande (numerosa), somos pessoas distintas, temos um valor pessoal para Deus. A equipe grande depende de você para que tenha condições de ser uma grande equipe (ICr 12:1-22).
no céu o nosso galardão será concedido pela fidelidade como servimos ao Senhor e não pelos titulos, trabalhos realizados, tempo como membro da igreja, etc. (Mt 5:12; Lc 6:20-23; ICo 3:13-15)
Outros exemplos do Novo Testamento
LÍDIA (At 14:14-40): Era uma mulher piedosa, a sua conversão foi importante para o estabelecimento de uma Igreja - Tiatira (Ap 1:11);
AQUILA e PRISCILA (At 18:25-28): Cooperaram muito para a expansão do Evangelho em Éfeso;
LÍDIA e EUNICE (IITm 1:15): Exemplos de fé;
EPAFRODITO (Fp 2:22-25): Provou ter grande amor ao próximo;
NINFA (Cl 4:15): A Igreja de Laodicéia nasceu em sua casa;
MARIA, mãe de Jesus; Maria Madalena e Salomé (Mc 16:40): Sempre presentes; as últimas a deixar o calvário e as primeiras a chegar ao yúmulo. (Mc 16:1-2)
2) Os oficiais da Igreja Local (At 6:8): A IMW precisa da participação mais efetiva do leigo em todos os seguidores da Igreja, tanto a nivel local como regional e geral.
Louvamos a Deus pelo trabalho de muitos irmãos e irmãs, heróis anônimos cujo único desejo é servir a causa do mestre Jesus.
Por falta de tempo e espaço, comentaremos apenas o trabalho realizado por alguns dos nossos oficiais:
1 - Diáconos e diaconisas (At 6:1-7): O nosso conceito quanto ao serviço do diácono está totalmente de acordo com a visão daquilo que ele deve realmente ser: servidor.
Ele é um oficial eleito para auxiliar o pastor e atender as necessidades materiais da Igreja.
A origem da palavra no idioma grego: DIAKÓNOS, significa "através da poeira", idéia dinâmica de serviço prestado, como um servo correndo atrás do seu Senhor, pronto a servi-lo
Para os gregos era um trabalho considerado de segunda categoria; Jesus e os apóstolos dignificaram o trabalho do diácono, dando-lhe um novo conceito, superior e recompensador (Mt 20:26; Lc 22:27; Jo 12:26; Mc 10:44 e Fp 1:1).
O diácono ou diaconisa devem estar prontos e preparados para auxiliar o pastor e outras atividades. Felipe e Estevão se destacaram também como evangelistas (At 6:8; 8:26-35).
2 - Presbíteros (Tg 1:5; IPe 5:1; Tt 1:1-11, etc.): A liderança exercida pelo presbitero é essencialmente espiritual. A igreja precisa de homens espirituais e experientes que auxiliam o pastor e reprimir os falsos doutores, os falsos mestres, as falsas doutrinas e heresias (Tt 1:1-11). Deve ainda admoestar os membros da Igreja que sejam repreensiveis, orar pelos enfermos e vocacionados (Tg 5:14 e ITm 4:14).
a) Superintende da Escola Dominical - deve ser alguém que ame o ministerio do ensino.
Os demais oficiais: evangelistas, diretores dos departamentos e demais organizações da Igreja, devem fazer o melhor possivel sabendo que estão se dedicando a uma nobre tarefa.
3) Obra Metodista e o leigo:
a) João Nélson (1707 - 1774): Pedreiro de profissão, depois que se converteu recusou a trabalhar nos domingos, mas, em vez de perder serviço, parece que isso concorreu para aumentá-lo. Dizia ele: "Como prosseguirei no trabalho que Deus começara por meio de um instrumento tão rude como eu me julgo?"
Wesley depois de visitar a congregação de Bristol, dirigida por João Nelson e depois de ouvi-lo, ficou muito impressionado e finalmente se convenceu da eficiência e valor do trabalho leigo. João Nélson trabalhou trinta e três anos.
b) Tomaz Olivers (1725 - 1799): Por quarenta e cinco anos pregou o Evangelho na Inglaterra, Escócia e Irlanda. Escreveu alguns hinos entre eles "O Deus de Abraão Louvar". Orou tanto que ficou por algum tempo alejado das duas pernas.
c) Ann Cutler: Notável por seu poder na oração; levantava-se às quatro horas para orar por si mesma, pelas sociedades, pelos pastores e pela igreja, onde dez a vinte pessoas se convertiam a cada reunião.
Outros como Jaime Haime; Robert Carr Breckenburg; Tomaz Walch; Guilherme Carvoso; Maria Basanquet, notável pelas obras sociais, construiu muitos orfanatos e asilos; Hester Ann Rodgers; Elizabeth Walbudge; Enfim, um exercito de voluntários que se apresenta e luta desde o inicio da Igreja, em todas as épocas e lugares, heróis, na maior parte dos casos anônimos; presentes no templo, no morte, no deserto, no jardim, na relva, a beira-mar, no Sinédrio, nas vilas e aldeias, nas estradas e atalhos, sob o sol ou chuva, durante o dia ou à noite, nas festas, na dor, no cenáculo, no calvário, em Jerusalém, na Judéia, na Samaria e até os confins da terra.
Deus procura alguém que tape as fendas do muro e se coloque na brecha (Ez 22:30).

Conclusão
"Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e, por meio de nós, manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo..." (IICo 2:14-15).
(EXTRAÍDO da revista “Explicando as Escrituras” Lições para Escola Bíblica Dominical Jovens e Adultos – 1º Semestre/2002)

Nenhum comentário: