sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

“SENTI O MEU CORAÇÃO ESTRANHAMENTE AQUECIDO”

Texto Básico: Lc 24:13-32
Versiculo Chave: Lc 24:32
Hino: 80 (Cântico de Adoração)
Objetivo da Lição: Analisar a vida de um homem que no momento mais dramático da sua vida teve uma experiência que transformou tanto a sua como de toda uma nação: “Senti o meu coração estranhamente aquecido”.

Introdução
Depois do fracasso na América, Wesley volta à Inglaterra. Sentia-se derrotado, fracassado, inútil, restavam-lhes poucas esperanças. Uma situação semelhante a dos discipulos no Caminho de Emaús (Lc 24:13-35); eles voltaram à sua aldeia em Emaús, Wesley voltou a terra de origem, a Inglaterra.
Os discipulos não podiam imaginar o que lhes ocorreria: o próprio Jesus se aproximou e caminhou com eles, enchendo-lhes os corações de esperança, de paz e segurança: “Porventura não nos ardia o coração quando ele pelo caminho nos falava” Lc 24:32.
No dia 24 de maio de 1738, num salão de cultos em Londres, enquanto ouvia um comentário sobre a fé com base na Epistola aos Romanos, Wesley descreve a experiência que teve naquele momento: “...Senti meu coração estranhamente aquecido. Senti que confiava em Cristo somente em Cristo, para a salvação; e uma esperança foi me dada, de que em Cristo havia perdoado meus pecados, e salvou-me da lei e da morte”.
1)O que faltava na vida de Wesley? (Mc 10:17-21): Chegando a Inglaterra Wesley conheceu um moraviano chamado Peter Bohler que lhe falou da necessidade de uma fé viva e salvadora.
Wesley confiava em seus méritos e não inteiramente em Deus, faltava-lhe a fé salvadora. Finalmente ele se convenceu que isto era seu grande problema, não demorou muito para alcançar a transformação que tanto desejava, isto ocorreu no dia 24 de maio de 1738 num salão de cultos na Aldersgate Street em Londres.
O valor que damos aos méritos que supostamente temos ou as inteiramente nossa é uma violação à Palavra de Deus.
Viver na dependência de Deus só é possivel quando: oramos sabendo que nada merecemos, mas tudo pode ser nos dado pela graça; administrarmos tudo o que Deus coloca em nossas mãos como fiéis mordomos e transferirmos toda a glória para Deus. Leia At 14:8-18.
Fico preocupado com algumas orações muito em moda em nossos dias, onde expressões como “reivindicar”, “tomar posse” e “decretar” são usadas como se fosse mais um direito do que mesmo um ato da graça de Deus. Assim eu posso e devo “decretar” tudo o que desejo. E Deus, onde fica nesta história?
Admito que em determinadas circunstâncias devemos ter coragem, fé e ousadia espiritual para reivindicar, tomar posse e até mesmo decretar, mas devemos analisar cada caso, nunca generalizar. Devemos orar com sabedoria, analisar alguns exemplos de orações sábias (Gn 18:22-33; Ex 9:25-29).
“Só uma coisa te falta...” (Mc 10:17b). Foi a resposta de Jesus ao jovem rico.
O que te falta?
2)Como Wesley chegou a conclusão de que alguma coisa estava errada:
a) O contato com os irmãos moravianos: atendendo a um apelo do general Oglethorpe para que viessem ministros para a América, João Wesley resolveu ir para o novo mundo em 14 de outubro de 1735.
No navio havia um grupo de vinte e seis moravianos que também se dirigiam para a América. Durante a viagem uma grande tempestade ameaçou a segurança do navio e todos os seus passageiros; Wesley ficou convencido que os moravianos tinham uma confiança em Deus que ele não possuia.
Aquela experiência foi dificil e necessária; muitas vezes somente através das lutas e provas é que alcançamos as maiores experiências com Deus.
Como devo agir nas provações, nas lutas e tentações? Fazer uma análise do problema para definir a natureza do mesmo. Nesta análise algumas coisas devem ser consideradas como: Por que estou enfrentando esta luta? (Possiveis respostas)
1. Sou culpado? Caso a resposta seja positiva, peça perdão a Deus e coragem para lutar.
2. Se a tua consciência não te acusa tenha paz com Deus, mas lute ( ).
3. Podem ser ataques malignos: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós”. (Tg 4:7)
Muitas vezes somos provados para que determinadas coisas sejam corrigidas na nossa vida; Wesley precisava estar naquele navio com os moravianos. Sabemos que existe outras razões, é provável que você tenha uma experiência nesta área. Consulte estes textos biblicos, eles poderão nos ajudar, ou você poderá ajudar outros irmãos. Jo 16:33; Rm 8:18; 1Co 10:13; Tg 5:7-11; Tg 1:3; Ap 3:10; etc.
3) O amargo sabor da derrota (Js 7:1-5): Finalmente Wesley chegou na América; iniciou o seu trabalho na Geórgia, onde trabalhou com afinco, mas os resultados eram pequenos; conseguiu pouca coisa entre os índios e com os colonos ingleses, também não foi bem sucedido, devido ao rigor com que fazia seu trabalho pastoral. Até aquele momento Wesley foi bem sucedido em tudo o que fizera; estes e outros erros determinaram a volta de Wesley para a Inglaterra, sentia-se derrotado.
Determinados problemas em nossa vida podem permanecer por muito tempo por muitos motivos:
1º) Admitimos que ele existe, mas nada fazemos no sentido de resolvê-los; pecados em diferentes áreas da nossa vida: nos negócios, vida conjugal, relacionamentos, falta de zelo na vida espiritual, etc. Josué não se conformou quando o exercito de Israel foi derrotado em Ai (Js 7:6); procurou saber a causa da derrota (Js 7:11); tomou as devidas providências (Js 7:16-26) e voltou a lutar e vencer (Js 16:11-20).
2º) Apesar de existir, não percebemos que os erros praticados por Wesley não foram por falha de caráter, não houve nenhum erro ou pecado de natureza moral, ele era muito rigoroso consigo mesmo e com os outros.

Conclusão
Ninguém será capaz de executar uma grande obras sem que tenha condições para fazê-la. Isto acontece tanto na área material como na espiritual e podemos afirmar que muito mais na área espiritual.
Até Aldersgate, Wesley passou por muitos caminhos; não se tratava de um andarilho sem rumo, ele desejava atingir um objetivo e isto levou 35 anos, Wesley era um homem sincero e firme nos seus propósitos até o fim da sua vida.
Antes de Aldersgate seus erros não eram aqueles praticados por falta de consagração, faltava-lhe uma experiência, mais real com Deus.
Aldersgate significou para Wesley o fim de uma vida que embora sincera e devoltada a Deus não tinha o significado ou o sentido espiritual desejado. É o único de uma nova vida em Cristo, “senti que confiava em Cristo, somente em Cristo, para a minha salvação”, é a transformação de um homem, é a mudança de uma nação e o inicio de uma nova era.
(EXTRAÍDO da revista “Explicando as Escrituras” Lições para Escola Bíblica Dominical Jovens e Adultos – 1º Semestre/2002)

Nenhum comentário: