quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A PASSOS LARGOS

Quem deseja ser empreendedor de sucesso deve perceber que na crise e/ou na oportunidade, tendo visão e ação, faz-se um grande negócio

Orlando Gomes, 52 anos, decidiu investir tudo o que tinha para fabricar palmilhas anatômicas e confortáveis ainda não vendidas no Brasil. Corria o ano de 1994, ele dispunha apenas de R$12 mil e de um galpão alugado de 22 metro quadrado. Hoje, a Impec é lider do mercado: conta com 198 funcionarios e 300 produtos - entre os quais uma palmilha inovadora com raios infravermelhos que ele acaba de lançar.
"Por falta de dinheiro, abandonei a faculdade de Engenharia Quimica e comecei a trabalhar como representante comercial de componentes para calçados. O mercado era tão promissor que juntei minhas economias e abri uma loja para vender esse tipo de produto em Franca, um dos principais polos calçadistas do Brasil. O negócio cresceu e, em seis anos, cheguei a cinco unidades. Mas então veio o Plano Real e um duro periodo para quem era atacadista, como eu. Fechei quatro lojas e fui atrás de uma nova idéia. Durante uma feira do setor, nos EUA, percebi que os sapatos tinham uma palmilha anatômica e confortável que não era usada no Brasil. Estava ali a oportunidade da minha vida. A Impec começou num galpão alugado, tinha só uma prensa e um forno. Logo no primeiro mês consegui vender para a Ferracini e outras marcas respeitadas. Eram 500 pares de palmilha por dia e, dois anos depois, 58 mil. Hoje, não penso apenas em sobreviver no mercado: quero que meus funcionarios vejam um horizonte. Neste ano, planejo crescer 50%. Será um grande passo".

Quem deseja ser empreendedor de sucesso deve perceber que na crise e/ou na oportunidade, tendo visão e ação, faz-se um grande negócio. É interessante perceber a proporção do risco assumido: ele colocou tudo o que tinha. Era ganhar ou perder. Assumiu o risco e hoje ganha milhões. No mais, caso perdesse, seria o caso de recomeçar. Ele já vivia em crise, pelo plano real, e superou. Tentar um novo passo, não seria indevido.

Nenhum comentário: