domingo, 10 de janeiro de 2010

A IGREJA METODISTA WESLEYANA E A EDUCAÇÃO CRISTÃ

Texto Básico: Rm 12:1-7
Versiculo Chave: Ne 8:8
Hino: 305 (Cântico de Adoração)
Objetivo da Lição: Mostrar o valor da Educação Cristã no desenvolvimento da Igreja

Introdução
Missões, Ação Social e Educação Cristã, formam os pilares de qualquer Igreja que deseje um crescimento equilibrado.
Salvar, socorrer e educar (instruir), formam não só as bases como principio, meio e fim da vida e desenvolvimento dos santos; desconhecer ou negligenciar um desses principios significa um distanciamento da realidade vivida pelos judeus no AT, pela igreja ao longo da sua existência, é estar fora da realidade da Igreja Contemporânea.
Nesta lição estudaremos a educação cristã como meio da Igreja instruir seus membros e a educação cristã voltada para a formação de obreiros (Educação Ministerial).
No primeiro caso temos a Escola Dominical que é o departamento que nas igrejas evangélicas cuida da Educação Religiosa dos seus membros e os seminários Teológicos que cuidam do preparo dos obreiros.
1) A Educação Cristã no AT e NT (Dt 6:6-7; At 5:42; 11-26): É bem antigo o costume de reuniões para o estudo da Palavra; tanto no AT como no NT, a instrução religiosa tinha dois objetivos: Transmissão do conhecimento religioso para as novas gerações (Dt 6:1-7; 11:20), assim, desde os dias de Moises a instrução religiosa era determinada por Lei e de responsabilidade familiar.
Vários métodos eram usados como repetição (Dt 11:19), leitura em público (Dt 31:9-13). Durante o cativeiro surgiram as sinagogas, provavelmente na Babilônia, eram casas de ensino onde os judeus desde a mais tenra idade recebiam instrução; Neemias levou as sinagogas para a Judéia, assim os judeus não corriam o risco de esquecer sua cultura e religião.
Jesus Cristo. O Mestre por excelência, creu, valorizou e usou o ensino, vendo no mesmo a única forma de propagar o Evangelho: "Ide e Ensinar". Ele dedicou grande parte do seu ministério ao ensino.
Preparou um grupo de mestres com uma única missão: Levar avante a sua obra.
Na Igreja nos seus prinmórdios, ensinava-se de casa em casa (At 5:42; 11:26; 18:11, etc..) os apóstolos mostraram-se muito preocupados com o desenvolvimento espiritual dos crentes do primeiro século, o ensino era uma das prioridades (At 6:2-4); as Epistolas, enviadas às diversas Igrejas continham temas e assuntos diversos como bem mostram; por falta de tempo e espaço citamos um único exemplo:
I e II Corintios estabelecem modelos de conduta cristã. Com o decreto do Imperador Constantino abolindo as perseguições em todo o Imperio Romano em 313 DC; as forças politicas dominaram a Igreja, o Cristianismo tornou-se a religião da moda, o ensino da palavra foi desprezado permitindo o surgimento de heresias e superstições.
A reforma mudou este quadro, a Biblia voltou aos púlpitos e ensino ao seio da Igreja.
"...Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" (Mt 22:29)
2) O Metodismo e a Educação Cristã (At 18:24-25): Uma das razões da vitalidade do metodismo tanto na Inglaterra como nos demais países por ele alcançado, deve-se ao valor dado na educação cristã, tanto na parte voltada para a educação religiosa que é a instrução dada aos seus membros como o programa de educação ministerial.
A Escola Dominical, organização fundada por Rober Raikes em 1780, sendo o dia 03 de novembro de 1783 considerado o dia natalicio da Escola Dominical como movimento.
Os maiores vultos da Igreja convenceram-se bem cedo do grande alcance da obra de Raikes como João Wesley que teve uma visão clara do futuro da Escola Dominical, tornando esta organização parte integrante do metodismo.
Dentre as igrejas, a Metodista foi a pioneira da obra de educação religiosa; todo o serviço prestado era de caráter voluntário.
O programa de educação ministerial não foi negligenciado, principalmente durante o seculo XIX; no final deste seculo o Metodismo atingiu a posição de Igreja Nacional, estando preparada para exercer o seu papel como força moral e religiosa em todas as camadas sociais da Inglaterra.
Na América do Norte, a Igreja Metodista atrasou-se muito na educação dos seus ministros por julgar desnecessária e acharem que um pregador educado não seria capaz de pregar bem, mas que falasse mais alto e fizesse mais barulho, mas este conceito foi abandonado, a Igreja investiu na instrução dos seus membros e na formação dos obreiros, as mudanças foram altamente positivas, a Igreja cresceu muito a nivel nacional, ampliando também a sua visão missionária; o metodismo brasileiro é filho do metodismo amerecano.
Isso também resultou na criação de instituições de ensino como Academias, Seminários, Universidades, Escolas Profissionalizantes; tudo isto sob a direção da Igreja.
3) A IMW e a Educação Cristã ( ): Como denominação que reconhece e valoriza o estudo da Palavra de Deus e como ramo do Metodismo histórico, a IMW desde o inicio colocou a educação cristã como uma das suas prioridades.
Em 1967, por ocasião do primeiro Concilio Geral ou Concilio Constituinte, foi criada a Secretaria Geral de Educação Cristã; órgão através do qual a Igreja cuida do desenvolvimento espiritual e intelectual dos seus membros.
Em 1792, foi criado de acordo com decisão do Segundo Concilio Geral, o Seminário e Instituto Biblico Wesleyano (SIBW), nome mudado para Centro de Formação Teológica da Igreja Metodista Wesleyana (CEFORTE), conforme decisão do Concilio Geral de 1982, com sede na cidade de Nilópolis - RJ; hoje conta com várias extensões como Rondônia, Guarulhos - SP, Cabo Frio - RJ, Volta Redonda - RJ, Petrópolis - RJ e Belo Horizonte - MG.
Desde muito cedo a igreja Metodista Wesleyana começou a produzir e editar sua literatura para Escola Dominical; em 1977, foi publicado o primeiro número de "Explicando as Escrituras" e o "Manual de Doutrinas"; em 1992, houve o lançamento da primeira edição de nosso hinário, "Cânticos de Adoração".
O nosso órgão oficial informativo, o jornal "Voz Wesleyana" foi criado também no Primeiro Concilio Geral em 1967.
Temos outras obras publicadas como: "A vida espiritual da Minha Igreja" do Bispo Gessé Teixeira de Carvalho; "História e Doutrinas Wesleyanas" do Pastor Luiz Carlos do Nascimento Guimarães; "Noções de Direito" e "Wesley ainda fala" do Pastor Anderson Caleb de Almeida.
Ensinar a criança, instruir o adulto e formar o obreiro é o objetivo da Educação Cristã. Ensinar é uma ordem: "IDE E ENSINAI", (Mt 29:19-20); só por meio do ensino conseguiremos transformar as pessoas (II Cr 6:27); Jesus creu naquilo que ensinou, devemos viver e crer naquilo que ensinamos (Jo 17:1-8); ensinar e passar conhecimentos para outras gerações deve ser feito com muito zelo porque uma igreja forte e bem alicerçada depende do ensino de boa qualidade, um dia teremos que passar o bastão para as novas gerações que deverão estar bem informadas e prosseguirem vitoriosas, Jesus preparou um grupo de mestres para que levasses avante a sua obra (Mt 10:1-15); ensinar é formar ideais justos (Mt 5:48); é firmar convicções fortes (jo 21:15-17).

Conclusão:
Reunindo-se todos os exercitos já organizados e a todas as armadas já construidas e a todos os parlamentos já convocados, e a todos quantos hão reinando neste mundo, é certo que todos juntos não conseguirão afetar a vida humana sobre a face da terra como esta solitária personagem o faz. (Autor desconhecido).
Jesus, o Mestre dos mestres medido por qualquer escalão, indubitavelmente é o maior mestre do mundo.
Humildemente devemos seguir suas pisadas, e "fazer discipulos... batizando-os... e ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho mandado" (Mt 28:19-20).

(EXTRAÍDO da revista “Explicando as Escrituras” Lições para Escola Bíblica Dominical Jovens e Adultos – 1º Semestre/2002)

Nenhum comentário: