sábado, 2 de janeiro de 2010

A EXPANSÃO DO METODISMO NA INGLATERRA

Texto Básico: Mt 28:18-20
Versiculo Chave: Is 54:2-3
Hino: 211 (Cântico de Adoração)
Objetivo da Lição: Além da transmissão de conhecimentos sobre a história do Metodismo, mostrar que unção, organização e ação são os pilares de qualquer empreendimento evangelistico.

Introdução
O metodismo estava destinado a ser um movimento de caráter internacional. Wesley começou seu trabalho pregando ao ar livre em Bristol no dia 02 de Abril de 1739. As suas palavras: “O mundo é a minha paróquia”, foram profeticas. Durante o seu ministério, pregou por toda a Inglaterra, visitou varias vezes a Escócia e a Irlanda e enviou missionarios para a America.
O crescimento do metodismo dentro e fora da Inglaterra deve-se também a sua capacidade em organizar, planejar e escolher obreiros para lhe ajudar; a organização das sociedades se tornaram fundamentais para a expansão do metodismo, criou classes de oficiais como os ecônomos e os pregadores leigos criou o sistema de itinerância e as reuniões de classes, ministerio itinerante, etc.
Em todos os lugares onde iniciativa um trabalho metodista, dentro ou fora da Inglaterra, era exatamente como o inicio do metodismo primitivo: formação de sociedades, as reuniões de classes, ministerio itinerante, etc.
O mundo se tornou de fato a paróquia dos pregadores metodistas.
1)Expansão do Metodismo na Inglaterra (Is 54:2-3)
Depois da experiência do “Coração abrasado”, Wesley inicia o seu trabalho na Inglaterra, com o auxilio de seu irmão Carlos Wesley e George Whitifield. O êxito do seu trabalho deve-se a tres fatores:
i – Sabia coordenar, organizar e dirigir os trabalhos.
ii – Não iniciava mais trabalhos do que podia conservar,
iii – Sabia que não podia fazer o trabalho sozinho, escolhia nas sociedades aqueles que podiam ensinar, pregar, etc.
O Ar livre
Foi pregando nas prisões e igrejas, mas essas iam aos poucos fechando as portas, que João Wesley inicoi o seu trabalho, mas impedido de pregar nas Igrejas (suas mensagens eram fortes e sinceras), Wesley resolveu pregar ao Ar Livre, um costume que iria se perpetuar por mais de cinquenta anos. Quem primeiro começou com as pregações ao ar livre foi Geoge Whitifield em Bristol no ano de 1739, seu publico era composto de mineiros das minas de carvão, foi ele quem aconselhou Wesley a desenvolver este tipo de trabalho.
No dia 02 de abril de 1739, Wesley iniciou seu trabalho pregando em Ar Livre em Bristol: encontrou oposição da igreja inglesa e o perigo da violência popular, mas o trabalho dava bons resultados, era o meio mais pratico de evangelizar o povo, nas ruas tinha um publico as vezes maior que nas igrejas, e podia detectar com mais facilidade as necessidades do grande publico que ouvia suas mensagens.
Como resultado do trabalho ao Ar Livre, grande numero de pessoas começaram a se converter, Wesley sentiu a necessidade de reuni-las para dar-lhes instrução e assistência religiosa, para isso ele criou as sociedades religiosas que eram comuns na Inglaterra.
O texto de Isaias 54:2-3 foi uma realidade no ministerio de João Wesley ao “alargar” e “estender” havia uma preocupação em “firmar”. Nenhum trabalho evangelistico ou missionario, nenhuma organização ou Igreja realizará algum trabalho expressivo, mesmo que apresente bons resultados no inicio sem que o mesmo seja bem estruturado. Unção, organização e ação são os pilares de qualquer trabalho. O metodismo inicia desta forma: “Porque transbordarás para a direita e para esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas”.
As sociedades (Ne 8:1-10)
Muitos foram despertados ou convertidos através das pregações ao Ar Livre, porém esse grupo que se tornava cada vez maior não formava nenhuma denominação ou congregação desta ou daquela igreja; os membros da sociedade eram em sua maioria membros da igreja anglicana, a atividade de Wesley dentro das sociedades era promover a edificação e conversão dos mesmos.
As sociedades, portanto, não eram movimentos contra a igreja; elas procuravam suplementar aquilo que não havia nas igrejas, convém ressaltar que Wesley estava iniciando o seu ministerio e esta era uma época de frieza espiritual, ele levava os membros das sociedades para a igreja para assistirem os cultos e receberem os sacramentos, por isso mesmo os trabalhos nas sociedades eram diferentes dos horarios dos trabalhos da Igreja.
As sociedades não se constituiam num movimento separado da Igreja Anglicana, era um movimento paralelo, João Wesley não tinha intenção de criar nenhuma igreja, a Igreja Metodista foi organizada em 1784, mais de quarenta anos depois da criação das sociedades metodistas, logo a criação do metodismo foi feita aos poucos, ele não nasceu como Igreja.
Com o desenvolvimento das sociedades, varias inovações eram feitas, uma dessas foi a criação de grupos ainda maiores dentro das sociedades que vieram a ser conhecidas como “reunião de classe”; cada classe tinha um lider ou guia, os principais deveres desses guias: visitar, aconselhar, receber as ofertas, realizar reuniões de oração e cultos de consagração, doutrinar e discipular os novos convertidos.
Surgiu também nesta época os pregadores leigos; eram pregadores que não tinham cursado nenhum seminario, não eram pastores, não recebiam ordenação, mas eram homens que tinham capacidade para pregar. Eles se tornaram muito importantes para o desenvolvimento do Metodismo.
O crescimento do movimento metodista deve-se também ao valor dado ao estudo da Palavra de Deus; como nos dias de Neemias o resultado foi o quebrantamento do coração e a transformação de vidas, mudança de atitudes ante a Palavra de Deus.
Entendendo os objetivos de Wesley (Sl 119:11): uma revisão cuidadosa do avivamento Wesleyano revela que, embora não tenha havido uma forma preconcebida para o Metodismo, o movimento parece que encaminhou para uma direção especifica e determinada.
Para entender o começo do Metodismo precisamos não tentar ver um desdobramento dos “projetos” de Wesley, mas sim, entender a dinâmica do desenvolvimento do movimento e seus efeitos na vida das pessoas.
Sua maior preocupação nas sociedades era:
a) Levar as pessoas a uma experiência de conversão;
b) Testemunho dos crentes;
c) Estava muito mais preocupado com a qualidade o que mesmo com a qualidade;
d) Envolvimento dos crentes em atividades que pudessem promover o desenvolvimento espiritual e o crescimento das sociedades.
As sociedades foram muito importantes na formação do caráter cristão. Vivemos dias de grande confusão doutrinária, muitas teologias de fundo humanistico e social tem dominado a mente de muitos crentes e determinado o caráter dos mesmos.
A falta de compromisso e o interesse apenas em receber bênçãos cresce assustadormente.

Conclusão
Wesley exerceu um ministerio itinerante toda a sua vida: viajava uma média de 7.200 quilômetros por ano, pregou mais de 42.400 vezes, umas quinze vezes, em media, por semana: viajou mais de 400.000 quilômetros, a assistencia as suas pregações variava de duas a trinta e duas mil pessoas. A sua vida itinerante é uma amostra da vida itinerante dos seus auxiliares; nos ultimos anos de sua vida, Wesley era o homem mais conhecido e mais respeitado em toda a Inglaterra.
(EXTRAÍDO da revista “Explicando as Escrituras” Lições para Escola Bíblica Dominical Jovens e Adultos – 1º Semestre/2002)

Nenhum comentário: